Índice de conteúdos
De entre os benefícios da corrida, provavelmente já ouviu dizer que se trata de uma modalidade acessível e popular.
A verdade é que não se trata apenas de um desporto rápido de iniciar e seguir. A corrida ou running é também uma atividade que não implica grandes despesas financeiras.
Pode ser praticada ao ar livre e começar com roupa e calçado simples. E se o clima for um problema, pode treinar em casa ou num ginásio com passadeira.
Mas quais são as outras vantagens e os benefícios da corrida para o corpo? Neste artigo, vamos explorar a corrida e os seus benefícios para a saúde geral de mulheres e homens.
Acompanhe-nos!
Benefícios físicos da corrida
A corrida pode ser fundamental na prevenção de doenças. Conforme a OMS, toda a atividade física que inclua práticas de exercício aeróbico, como a caminhada para emagrecer e a corrida, reduz o risco de problemas como:
- Hipertensão.
- Colesterol elevado.
- Doença coronária.
- Acidente vascular cerebral (AVC).
- Diabete.
- Cancro da mama e do cólon.
- Depressão, ansiedade.
Melhoria da saúde cardiovascular
Manter-se ativo mediante o exercício, como o treino outdoor ou indoor, faz com que o seu coração bombeie mais sangue. Se mantiver esta rotina, irá aumentar gradualmente a sua eficiência cardíaca e a circulação sanguínea.
No processo, irá também melhorar a sua pressão arterial e os níveis de colesterol. Não é necessário tornar-se um corredor experiente para usufruir dos benefícios!
Mesmo correr menos de 50 minutos por semana tem um impacto positivo significativo na saúde cardiovascular.
Fortalecimento muscular e controlo do peso
Correr pode também melhorar a estrutura óssea e a saúde funcional. Em geral, é eficaz para:
- Construir músculos mais fortes. A corrida é um exercício de alto impacto que fortalece vários músculos, incluindo os flexores da anca, glúteos, quadríceps, isquiotibiais, gémeos e a musculatura do core.
- Controlar o seu peso. É um exercício que queima calorias eficientemente e acelera o seu metabolismo basal. Isto significa que o seu corpo continuará a queimar calorias mesmo após terminar a corrida.
- Reforçar a saúde metabólica. O running ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, a reduzir os triglicerídeos e a aumentar a sensibilidade à insulina. Se correr regularmente, pode prevenir a diabete tipo 2 e a obesidade, afirmam a Sociedade Espanhola de Medicina Desportiva e o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Benefícios mentais da corrida
Correr é benéfico para a mente e para a gestão das emoções. Especialmente se a fizermos na natureza ou com elementos naturais visíveis a partir de uma passadeira.
Neste sentido, um estudo publicado no International Journal of Environmental Research and Public Health destaca que correr na natureza ou em ambientes fechados bem condicionados reduz frequentemente a tristeza, a raiva e a ansiedade.
Pode também aumentar os sentimentos de felicidade e excitação. E isto acontece mesmo se treinar em casa ou no ginásio numa passadeira com um ecrã que mostra a natureza em movimento.
Redução do estresse e ansiedade
Para explicar como a corrida ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, convém recordar que a atividade física liberta endorfinas, mais conhecidas como as hormonas da felicidade. Os benefícios mentais da corrida devem-se:
- Ao efeito calmante e relaxante produzido pela libertação de endorfinas.
- Ao bem-estar geral e a felicidade resultantes do aumento da produção de neurotransmissores (endorfinas e serotonina) após o exercício.
- A redução da ansiedade, da depressão e do estresse devido ao efeito analgésico das endorfinas e da hormona norepinefrina.
Tudo isto levou muitos corredores a descrever a corrida como uma meditação em movimento. Correr permite concentrar-se na atividade que está a ser realizada, limpando a mente das preocupações diárias.
Benefícios da corrida para o corpo feminino
A corrida não só ajuda a combater a depressão e a aliviar a dor e o inchaço nas pernas, como também proporciona muitos outros benefícios para o corpo da mulher.
Por exemplo, se praticada regularmente, pode reduzir os sintomas da síndrome pré-menstrual (SPM) e da menopausa. Isto deve-se à ação das hormonas que ajudam a aliviar o estresse e a melhorar o humor.
Outros benefícios da corrida para o corpo feminino incluem:
- Melhoria da qualidade do sono.
- Aumento da energia.
- Redução da retenção de líquidos no organismo.
- Tonificação dos músculos das pernas.
- Melhoria da circulação sanguínea.
Fortalecimento ósseo e regulação hormonal
A corrida fortalece os ossos, o que é muito importante para as mulheres, que estão mais expostas ao risco de osteoporose do que os homens.
Além disso, como a corrida ajuda a regular os níveis de estrogénio, pode melhorar a saúde dos ossos e do coração, bem como prevenir doenças como a diabete e o cancro da mama.
Para as mulheres, é recomendado consultar um médico antes de iniciar qualquer exercício físico de alto impacto, como o plano de treino para fazer uma meia-maratona.
Um cardiologista pode, por exemplo, verificar o estado do coração, enquanto exames como uma contagem de sangue para detetar anemia podem ser úteis.
Benefícios da corrida para o corpo masculino
Tal como para as mulheres, a corrida fortalece os ossos (mantendo a densidade óssea) e melhora a saúde cardiovascular (baixando a tensão arterial e melhorando o colesterol). No entanto, nos homens, a corrida pode aumentar os níveis de testosterona.
A testosterona é uma hormona sexual masculina que desempenha um papel estratégico no desenvolvimento muscular, na força, na energia e no bem-estar geral do homem.
Aumento da testosterona e prevenção de doenças cardiovasculares
A corrida, nomeadamente o sprint e o treino HIIT, pode aumentar os níveis de testosterona nos homens. De facto, um estudo realizado com corredores iniciantes mostrou que aqueles que corriam distâncias mais curtas a um ritmo rápido tinham níveis de testosterona mais elevados.
O aumento dos níveis de testosterona nos homens produz os seguintes efeitos:
- Aumento da massa muscular. Pode promover a síntese de proteínas que mantêm a massa e fazem crescer o músculo.
- Aumento da força. Constitui um fator importante no desempenho atlético.
- Aumento da energia. A hormona pode reduzir a sensação de fadiga e proporcionar mais energia aos homens.
Por outro lado, há evidências de que o excesso de exercícios de resistência, como correr longas distâncias, pode reduzir a produção de testosterona. Por conseguinte, é recomendável treinar equilibradamente, seguindo um plano de treino personalizado.
Agora que já conhece os benefícios da corrida para a saúde física e mental de mulheres e homens, convidamo-lo a experimentar essas vantagens.
Quer seja ao ar livre ou numa passadeira, correr é uma ótima atividade para se manter em forma e sentir-se melhor consigo mesmo.
Lembre-se de consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer programa de exercício físico, especialmente se tiver alguma condição médica pré-existente.
Até ao próximo artigo!
Fontes:
Atividade física – OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde
Porque é que correr fortalece o seu coração? – Fundação Espanhola do Coração
Morfologia muscular de elite feminina de velocidade. Medicine & Science in Sports & Exercise
2020 Diretrizes da OMS sobre atividade física e comportamento sedentário- ScienceDirect