Índice de conteúdos
Praticar aquagym ou pilates tem inúmeras vantagens para aliviar dores nas costas. Qual é o desporto que mais lhe convém? Nós dizemos!
Hidroginástica ou pilates para aliviar a dor nas costas? Qual deles mais lhe convém?
Se procura um plano para reduzir o desconforto nas costas, os exercícios de hidroginástica ou pilates para a coluna oferecem muitos benefícios.
Saiba como tirar o máximo proveito destas disciplinas, que têm em comum os seus efeitos positivos para relaxar a mente e fortalecer a postura.
Em que casos se deve fazer hidroginástica?
A dor nas costas é um dos problemas de saúde mais frequentes no mundo. É uma patologia ligada ao maior tempo que passamos sentados diariamente.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que 70% das pessoas nos países industrializados sofrem de dores nas costas em algum momento das suas vidas.
Para manter a saúde das costas é recomendável que:
- Cuide da musculatura da coluna.
- Melhore o alinhamento.
- Otimize a postura.
Agora, vale a pena perguntar o que é melhor para a coluna: pilates ou hidroginástica?
Para responder a essa pergunta devemos conhecer um pouco sobre os dois desportos e em que casos é vantajoso praticá-los.
A hidroginástica também é conhecida como aguagym, fitness aquático ou aquaeróbica. É um tipo de treino que ajuda a melhorar a frequência cardíaca e respiratória e a resistência ao stress.
Outros benefícios são:
- Ajuda a aumentar a tonificação e resistência muscular, sem forçar as articulações e as vértebras.
- Como o treino é realizado num meio sem gravidade (água), a flutuabilidade facilita o amortecimento do peso corporal.
- É um treino ideal para pessoas de qualquer idade e condição física. Não precisa de saber nadar porque a água está à altura do peito.
Uma aula de hidroginástica trabalha acompanhada de música e objetos simples como barras de flutuação e pull buoys. Vários exercícios são realizados, como flexões, agachamentos e jumping jacks.
Uma sessão (com duração de cerca de 50 minutos) permite trabalhar os músculos da parte superior, inferior e média do corpo e o core, sendo os músculos profundos do abdómen.
E o pilates?
Pilates é um método de treino adequado para todas as idades e condições físicas. Combina diferentes disciplinas como ginástica, yoga e fisioterapia.
É um programa de exercícios que tem em vista fortalecer o corpo e a mente, trabalhando elementos como:
- Coordenação motora e força muscular.
- Equilíbrio e postura.
- Mobilidade, flexibilidade e controlo mental.
- Relaxamento e capacidade respiratória.
Feito regularmente e conforme orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta, os exercícios de Pilates podem alcançar vários benefícios importantes:
Postura: inclui uma série de movimentos e equipamentos que podem ajudar a corrigir más posturas e hábitos incorretos em qualquer idade.
Recuperação: facilita a reabilitação de lesões musculares e esqueléticas, mesmo em idosos e crianças.
Antistress: os exercícios de pilates são uma ótima forma de reduzir o stress e a tensão corporal.
Alívio: as sessões podem reduzir dores nas costas em adultos, idosos e grávidas. Ajuda a dormir melhor e a ter um sono reparador.
Oxigenação: os seus exercícios melhoram a nossa maneira de respirar mais consciente.
Prevenção: ao ajudar a melhorar a coordenação, o equilíbrio, a mobilidade e a força, pode ser muito útil para reduzir os riscos de quedas, fraturas, lesões articulares, luxações, lombalgias, etc.
O que é melhor para a coluna: pilates ou hidroginástica?
Hidroginástica ou pilates podem ser realmente muito úteis para aliviar dores nas articulações e nas costas.
Acontece porque tanto a flutuação na água da hidroginástica quanto os exercícios de reabilitação do Pilates evitam movimentos bruscos.
Além disso:
- Existem evidências científicas de que a hidroginástica e o pilates em colchão próprio (MAT) são muito eficazes na redução da dor, principalmente em mulheres com fibromialgia.
- Os exercícios de Pilates (no colchão ou na água) podem proporcionar maior alívio aos pacientes com lombalgia crónica.
Especialmente na hidroginástica ou pilates na gravidez, é muito importante que este tipo de sessões sejam sempre orientadas por profissionais certificados, com o aval do médico assistente.
Finalmente, lembre-se que os exercícios de pilates ou hidroginástica na gestação devem adaptar-se às condições físicas de cada mulher. O mesmo se sofre de dor na coluna.
Em caso de dúvida, pergunte ao seu médico qual das duas disciplinas, a hidroginástica ou pilates, combina mais consigo.
É essencial que os exercícios sejam adequados ao seu estado particular de saúde.