Índice de conteúdos
A canoagem em Portugal é uma atividade de desportos náuticos em ascensão. E há muitas razões para isso!
Não é segredo que os portugueses são ótimos na prática da canoagem. Os resultados desportivos falam por si, com vitórias a nível mundial e várias medalhas nos Jogos Olímpicos.
Se quer conhecer um pouco da história da canoagem em Portugal e em que clubes de canoagem em Portugal pode fazer algumas aulas para praticar este desporto, continue a ler.
Mostraremos alguns dos melhores lugares para praticar canoagem e divertir-se com a família e amigos.
História da canoagem em Portugal
Na década de 1930, a canoagem já era praticada em Portugal. A sua difusão começou com a descida de rios, competições e atividades de aventura.
Entre as mais importantes estava a descida do Rio Douro, que ainda hoje é um ícone.
Outros factos da história da canoagem são:
- Em 1979 nasceu a Federação Portuguesa de Canoagem. É quando começam os primeiros cursos para treinadores e árbitros.
- O primeiro campeonato nacional de maratona foi realizado em 1981.
- Portugal participa pela primeira vez no Campeonato do Mundo e desde 1982 faz parte da Federação Internacional (ICF).
- Em 1988, a equipa portuguesa de canoagem conseguiu competir pela primeira vez nos Jogos Olímpicos.
Canoagem e atletas portugueses
- Em 1989 foram conquistadas as primeiras medalhas de canoagem em Portugal nos campeonatos mundiais de velocidade. José Garcia fica com o bronze.
- Em 1995, Sérgio Varela conquistou a primeira medalha juvenil (bronze) em distância olímpica no Japão.
A canoagem portuguesa conquistou medalhas em todos os campeonatos europeus, mundiais e olímpicos. Atualmente, o atleta Fernando Pimenta, com mais de 108 pódios em provas internacionais, é a maior referência deste desporto no país.
Outros famosos atletas portugueses são os campeões mundiais Emanuel Silva, João Ribeiro, Joana Vasconcelos e Nuno Barros. Como vice-campeões estão Teresa Portela e José Ramalho.
Alguns clubes de canoagem em Portugal
Em Portugal existem dezenas de clubes de canoagem que operam de norte a sul, bem como nas ilhas da Madeira e dos Açores.
Em todos os distritos encontram-se grupos filiados à Federação Portuguesa e que promovem o campeonato de canoagem em Portugal. Alguns desses clubes são:
- Clube de Canoagem da Amora (CCA)
- Clube Náutico de Ponte de Lima
- Clube Fluvial Vilacondense (fundado em 1905)
- Clube Náutico de Crestuma (CNC)
- Clube Náutico do Prado
- Grupo Cultural Desportivo e Recreativo de Gemeses
- Associação Naval Amorense
Onde fazer canoagem em Portugal?
É muito fácil saber onde fazer canoagem em Portugal. Na maioria dos distritos portugueses encontrará opções de clubes desportivos e empresas recreativas e turísticas que oferecem todas as facilidades para remar à aventura.
Estes passeios incluem rotas ao longo da costa, lagos, rios, albufeiras, rias e estuários. Pode, por exemplo, pegar um caiaque na costa e remar até grutas com praias escondidas no interior.
Pode descer os rios que atravessam muitas das suas cidades (como Coimbra, Lisboa ou Porto) e desfrutar de uma perspetiva única.
E que tal um passeio de canoa por águas calmas para apreciar a fauna e flora local? Ou alternar com rápidos para aumentar a adrenalina?
Se quer experimentar este desporto aquático pela primeira vez ou continuar a praticá-lo, conheça alguns dos melhores sítios para praticar canoagem em Portugal:
Descida do Zêzere
É um dos destinos mais conhecidos pela beleza da paisagem e pela experiência de remar em águas translúcidas. A sua dificuldade é mínima/ média.
Rio Tejo, Nabão e o Mondego
As descidas por estes rios oferecem possibilidades de muita diversão e contacto com a natureza e a paisagem urbana, por percursos de dificuldade média.
Da Ponte do Porto à praia fluvial de Navarra, a canoagem é uma atividade muito divertida. Possui águas calmas mas também rápidos.
Parque dos Monges
Este parque temático está localizado em Alcobaça. Permite canoagem no lago e outras atividades para grupos.
Jamor
É um dos Centros Desportivos Nacionais que oferece uma Pista de Atividades Náuticas para canoagem com fins recreativos, de aprendizagem e treino.
Aveiro
O Município de Ílhavo, em Aveiro, tem dezenas de quilómetros navegáveis perfeitos para a canoagem em Portugal. Vários clubes e escolas oferecem cursos para crianças, jovens e adultos.
Lago do Alqueva
O Alqueva é o maior lago artificial do continente (250 km²) e também com as águas mais calmas. Situa-se a cerca de 50 km de Évora, no Alentejo.
Praias fluviais
Na praia fluvial do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, pode praticar vários desportos aquáticos, para além da canoagem. Outras praias fluviais em Portugal, ideais para esta disciplina, são Mourão e Olhos de Água (Santarém).
Algarve
Aqui pode fazer passeios turísticos num caiaque, como a rota entre a Praia Grande de Ferragudo e Carvoeiro, onde pode desfrutar de belas grutas, costas douradas e praias acessíveis apenas por mar.
Já conhece as alternativas para realizar canoagem em Portugal!
Qual gostaria de visitar?