Índice de conteúdos
Assim como as demais práticas do yoga, o yoga nidra é uma técnica milenar que traz muitos benefícios para o corpo e para a mente.
Mas sabe o que é o yoga nidra? Neste artigo explicamos tudo sobre esta prática, apresentando os seus benefícios e explicando como executar a meditação do yoga nidra.
E para mais dicas de exercícios e práticas do yoga, já sabe: continue a acompanhar o nosso blog!
O que é o yoga nidra?
Também chamado de “sono iogues”, o yoga nidra é um dos exercícios de meditação que integram as práticas milenares do yoga. Trata-se de um estado meditativo, que pode ser percebido como um sono dinâmico ou consciente.
O estado de relaxamento profundo do yoga nidra pode ser atingido através de um processo sistemático que guia o praticante aos estados mais profundos da consciência. Através de uma orientação verbal, os praticantes ficam deitados, mas acordados e atentos a cada uma das partes do seu corpo.
O yoga nidra meditation oferece diversos benefícios não só para a mente, mas principalmente para o corpo.
Benefícios do yoga nidra
O yoga nidra, como dito anteriormente, trabalha com foco no corpo à medida em que se controla a respiração. Esta combinação permite aos praticantes reduzirem o seu stress significativamente e relaxar o corpo, o que modifica as ondas cerebrais durante a prática da meditação yoga nidra e interfere na libertação de hormonas.
A longo prazo, os exercícios de yoga nidra proporcionam os seguintes benefícios:
- Padrões de sono mais estáveis;
- Melhoria da saúde física e mental;
- Melhoria da variabilidade da frequência cardíaca (HRV);
- Desempenho cognitivo aprimorado;
- Diminuição da tensão arterial;
- Equilíbrio do sistema nervoso, entre outros.
Como praticar o yoga nidra asana
Agora que já sabe o que é o yoga nidra e conhece os seus principais benefícios, explicamos como entrar em relaxamento profundo com o yoga nidra.
O instrutor da sessão pedirá aos participantes que façam um auto exame corporal para identificar as emoções, pensamentos e sensações físicas. Uma vez que estejam todos deitados confortavelmente, o instrutor pedirá aos participantes que se concentrem em partes individuais do corpo. De seguida, os praticantes deverão concentrar-se no corpo como um todo, de modo a integrar harmoniosamente todo o ser.
Todo o processo deve ocorrer sem que os praticantes durmam, mas que possam atingir um estado profundo de relaxamento. Não há limite de tempo para as sessões, que por norma duram à volta de 30 minutos.
Trata-se de uma prática muito segura para quase todos, mas há novas pesquisas que concluíram que a meditação de atenção pode apresentar riscos às pessoas com histórico de trauma e ansiedade, depressão ou PTSD.
Portanto, convém informar o instrutor antes de iniciar a sua sessão de yoga nidra, tanto se tiver qualquer uma destas condições, como se sentir algum outro incómodo que o possa impedir de realizar esta sessão de meditação.
Namastê!