Índice de conteúdos
Yoga vs pilates… Qual dos dois escolher? Pilates ou yoga parecem dois tipos semelhantes de exercícios. No entanto, eles têm diferenças muito marcantes que hoje vamos revelar.
O que ninguém duvida é que os dois melhoram a saúde. Ambos incluem exercícios de baixo impacto e aproveitam a resistência do peso corporal para otimizar o exercício. Então, o que é que os faz tão diferentes?
Conheça a diferença entre yoga e pilates e descubra o que deve ter em conta para favorecer a sua qualidade de vida.
Vá em frente!
Diferenças entre o yoga e o pilates
Ao comparar yoga vs pilates, primeiro devemos falar sobre as posições adotadas. Vamos ver:
- Durante a prática de yoga, são geralmente adotadas posturas físicas (asanas) que deve manter por vários segundos. Então, para mudar de posição, deve-se fluir suavemente para outra asana, usando técnicas de respiração (pranayama).
- Durante uma sessão de Pilates, uma posição é adotada para aumentar a força e a flexibilidade. Para fazer isso, desafia o núcleo do seu corpo, através do movimento das pernas e dos braços.
Outras diferenças óbvias são as suas origens e princípios.
Yoga é uma disciplina que tem pelo menos 3.000 anos. Tem raízes em religiões orientais, como o budismo, e concentra-se em:
- Meditação, atenção plena e relaxamento;
- Pensamentos positivos que acalmam a mente;
- Respiração profunda e consciência da energia interna e externa;
- Condicionamento do corpo através do exercício;
- Melhores hábitos alimentares.
O Pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates, como um treino terapêutico para ajudar soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial. Entre os seus objetivos estão:
- Melhorar a flexibilidade, postura e equilíbrio com pequenos movimentos;
- Reduzir a dor nas articulações e aliviar a dor lombar;
- Melhorar a saúde respiratória;
- Aumentar a resistência física e a força muscular;
- Uso da respiração controlada para iniciar a contração muscular.
Como escolher entre yoga ou pilates?
Agora que conhece várias das suas diferenças básicas, provavelmente quer saber qual combina mais consigo, seja yoga ou pilates. Deve ter em consideração vários fatores ao decidir:
1. São ótimos exercícios
Tanto o yoga quanto o Pilates ajudam a construir músculos mais fortes e mais magros. Melhoram a flexibilidade e o equilíbrio e permitem maior concentração e clareza mental.
2. Tudo depende do seu estado de saúde
Se tem alguma condição de saúde, é recomendado que fale com o instrutor (de yoga ou pilates) para descobrir o que é melhor para si.
3. Selecione o tipo de yoga mais conveniente
Existem muitos tipos de yoga que exigem maior flexibilidade e movimento das articulações, principalmente da coluna, punhos, joelhos e quadris. Se sofre de dor ou limitações, pode ser difícil passar para poses avançadas.
No entanto, existem tipos de yoga e posições que podem ser efetuadas para fins terapêuticos ou em idades mais avançadas, como o yoga restaurador e o yoga na cadeira.
4. Pilates: com ou sem equipamento?
O Pilates é uma boa opção para pessoas maiores, pessoas com lesões ou atletas. Na verdade, existem muitas maneiras de fazer Pilates, desde um tapete até equipamentos especiais que usam molas e alavancas.
Algumas formas de Pilates podem ser caras, porque exigem equipamentos obrigatórios que só estão disponíveis em ginásios ou centros de reabilitação.
Além disso, alguns movimentos podem ser desafiadores para pessoas com baixa força central ou mobilidade reduzida.
Pilates ou yoga: qual é melhor para emagrecer?
Se pesquisar na Internet “yoga vs pilates benefits” encontrará muitas vantagens de ambas as disciplinas para perder peso e melhorar a silhueta.
Uma das coisas que deve saber antes de decidir sobre pilates ou yoga para emagrecer é que os benefícios do yoga na redução de peso têm sido amplamente estudados.
Pode ajudar a reduzir a pressão alta e os riscos de diabete tipo 2. Também as asanas podem ajudar a reduzir a circunferência abdominal e acelerar a perda de peso.
O yoga ou o pilates são bons para a ansiedade?
O que é melhor: yoga ou pilates para ansiedade? Todos os estudos médicos concordam que, ao comparar yoga vs pilates, as duas formas de treino são muito eficazes na redução da ansiedade e da depressão.
Ao trabalhar a respiração e a concentração, ambos favorecem humores mais positivos e um melhor estado físico.
O yoga, por exemplo, pode melhorar o sono e aliviar o estresse. E o Pilates, o desconforto de lesões e posturas. Tudo isso resulta em menos ansiedade.
Já mostramos as diferenças entre yoga vs pilates! Conte-nos agora, já sabe qual é o melhor para si?