Índice de conteúdos
Procura uma nova aventura? Que tal uma viagem inesquecível e mágica pelos trilhos na Madeira?
Com paisagens que rivalizam com o Havai, a ilha portuguesa oferece uma experiência única para os amantes das caminhadas.
Neste guia, selecionamos os seis melhores trilhos na Madeira para explorar a pé um dos destinos mais procurados da Europa.
Top 6 trilhos para caminhadas na Madeira
Na Madeira, os caminhos para percorrer a pé são chamados de “levadas” e representam um legado histórico da engenharia hidráulica da ilha.
As levadas, utilizadas hoje para caminhadas, acompanham os antigos canais de irrigação que levavam água para o sul da ilha.
Se busca aventura e contacto com a natureza, não pode perder a oportunidade de explorar estes percursos com cachoeiras espetaculares, paisagens e montanhas exuberantes.
Nestas rotas incríveis, há opções para todos os níveis!
Levada do Caldeirão Verde (PR 9.1)
A Levada do Caldeirão Verde, localizada no concelho de Santana, é um dos trilhos Madeira mais acessíveis, sobretudo para pessoas com deficiência visual e motora.
O percurso de 1,9 km oferece um passeio descontraído por uma floresta em transição. Está integrado nos Parques Florestais das Queimadas e do Pico das Pedras.
No Caldeirão Verde poderá apreciar a diversidade da flora da ilha, incluindo a Floresta Laurissilva, declarada Património Mundial pela UNESCO. Não deixe de visitar a Casa das Tradições Madeirenses, um museu ao ar livre que o transportará para a vida rural da Madeira.
Ficha técnica:
- Dificuldade: Baixa / Acessibilidade para pessoas com deficiência.
- Natureza: Floresta em transição entre a Laurissilva e as espécies introduzidas.
- Distância: 1,9 km.
- Duração: aproximadamente 45 minutos.
Levada dos Cedros (PR 14)
A Levada dos Cedros é um dos trilhos mais antigos da Madeira. Foi construído no século XVII e tem uma extensão de 7,2 km.
O seu passeio inicia-se na zona do Fanal. Permite mergulhar na floresta centenária de tis (Ocotea foetens), que faz parte da Reserva de Repouso e Tranquilidade do Parque Natural da Madeira.
É uma viagem pela antiga floresta de Laurissilva, habitada por árvores gigantes entre os 30 e os 40 metros de altura. Atravessa a Ribeira da Janela e culmina no Curral Falso.
Ficha técnica:
- Dificuldade: Médio.
- Natureza: Laurissilva, vistas panorâmicas.
- Distância: 7,2 km.
- Duração: 3 horas.
Levada do Furado (PR 10)
Esta antiga levada é ideal para observar uma grande variedade de plantas, incluindo tílias, margaridas e orquídeas.
A viagem começa no Ribeiro Frio e termina na Portela. O percurso oferece impressionantes vistas panorâmicas sobre os campos do Faial, São Roque do Faial e Porto da Cruz, bem como sobre a formação rochosa da Penha d’Águia.
Ficha técnica:
- Dificuldade: Médio.
- Natureza: Floresta Laurissilva, vistas panorâmicas, formações rochosas.
- Distância: 11 km.
- Duração: 5 horas.
Levada das 25 fontes (PR 6)
A Levada das 25 Fontes situa-se no Rabaçal e é um dos percursos mais populares da Madeira.
O caminho circular conduz a uma exuberante floresta e à Lagoa das 25 Fontes, alimentada por 25 nascentes.
Ao longo do percurso poderá desfrutar de vistas panorâmicas sobre o vale da Ribeira da Janela e mergulhar na tranquilidade da natureza.
Ficha técnica:
- Dificuldade: Média.
- Natureza: Laurissilva, Lagoa das 25 Fontes, vistas panorâmicas.
- Extensão: 4,3 km (só ida).
- Duração: 3 horas.
Levada do Risco (PR 6.1)
A Levada do Risco partilha o mesmo ponto de partida com a Levada das 25 Fontes: Rabaçal, junto à estrada regional 105.
No mapa de trilhos Madeira este percurso surge como uma caminhada fácil, ideal para partilhar com a família. Seguindo o caminho chega-se a mais de 1000 metros de altura e ao miradouro do Risco.
Além das vistas sobre o parque natural madeirense, irá deparar-se com uma idílica cascata que contrasta com a rocha escura.
Ficha técnica:
- Dificuldade: Fácil.
- Natureza: Floresta densa e frondosa, cascata, miradouro.
- Extensão: 1,5 km (só ida).
- Duração: 2 horas.
Vereda da Ponta de São Lourenço (PR 8)
Uma opção diferente é este passeio muito agradável pelo extremo leste da Madeira. Começa na Baía d’Abra e termina na Casa do Sardinha com mergulho no cais.
É um percurso por uma paisagem muito árida e seca, característica desta península de formação vulcânica. Irá visitar o Ilhéu do Desembarcadouro e o Ilhéu do Farol. Este local é o lar de aves marinhas protegidas, como a cagarra.
Ficha técnica:
- Dificuldade: Médio.
- Natureza: aves marinhas, uma das maiores colónias de gaivotas da região, paisagem costeira.
- Extensão: 3 km (só ida)
- Duração: 2 horas e 30 minutos
Chegamos ao fim!
Não queremos deixar de recomendar outros trilhos na Madeira para níveis mais experientes.
Se gosta de trekking e está em boas condições físicas, os caminhos do Pico do Areeiro e do Pico Ruivo valem a viagem. Este passeio irá levá-lo a conhecer o ponto mais alto da ilha: o Ruivo, com 1682 metros de altitude.
Vemo-nos no caminho!