Skip to main content
Caminhadas

Descubra a magia do Pico do Areeiro e do Pico Ruivo

A rota Pico do Areeiro – Pico Ruivo é um dos percursos pedestres e de trail running mais desafiantes da ilha da Madeira, sendo um dos mais procurados pelos amantes da natureza e do trekking.

Não é um trecho que qualquer pessoa pode fazer. Na verdade, exige boa condição física, nervos de aço e estar preparado com calçado e roupa adequados para aproveitá-la e proteger-se das mudanças climáticas.

Os seus níveis de dificuldade merecem preparação para uma caminhada ou corrida exigente, não indicada para quem tem medo de alturas ou não se sente à vontade para subir ou descer escadas, entre falésias e precipícios.

Apesar do grau de dificuldade, percorrer o trilho Pico do Areeiro – Pico Ruivo é uma experiência única que vale bem a pena.

Se quiser desfrutar das vistas impressionantes dos picos do maciço montanhoso madeirense, precisa de saber como fazer a rota Pico do Areeiro até Pico Ruivo e quão longe pode chegar com o automóvel.

Confira agora as nossas dicas e comece a preparar a sua mochila para uma viagem incrível que garantimos que o vai deixar sem fôlego.

Caminhadas na Madeira

Existem inúmeros percursos pedestres na Madeira que pode selecionar de acordo com a sua condição física e o tempo disponível.

Entre os percursos mais impressionantes encontram-se os que se organizaram em torno das mais de 200 levadas ou antigos canais de irrigação existentes na ilha.

São trilhos que conduzem por montanhas, túneis e vales e que nos preparam para grandes surpresas, como o Pico do Areeiro (ou Pico do Arieiro, como também é conhecido), situado a 1.818 metros de altitude.

O Pico do Areeiro é o terceiro pico mais alto da Madeira e um excelente destino que servirá de pretexto para calçar as botas de trekking e deixar-se surpreender.

A partir deste ponto pode visitar o famoso trilho Pico do Areeiro – Pico Ruivo com uma paisagem de sonho, entre rochas vulcânicas e vistas sobre um inesquecível “mar” de nuvens.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Pico do Areeiro: como chegar

Para chegar ao Pico do Areeiro terá de passar de automóvel por aldeias pitorescas desde o pé da costa, e observar como se abrem as imponentes falésias e serras sempre verdes que caracterizam a Madeira.

Recomendamos estes percursos para chegar ao Pico do Areeiro:

  • A partir do Funchal, siga pela estrada em direção ao Monte e depois siga pelo Poiso.
  • Pode também chegar à Eira do Serrado e seguir pela estrada para o Pico do Areeiro.

À chegada vai encontrar um parque de estacionamento, uma cafetaria-restaurante e o percurso pedonal PR1 Vereda do Areeiro. Este percurso vai levá-lo na direção do Pico das Torres (a 1.851 m de altitude), para depois terminar no ponto mais alto do arquipélago: o Pico Ruivo (a 1.862 m).

Lembre-se que:

  • Não precisa de ser um exímio caminhante para chegar ao Pico do Areeiro. Pode fazê-lo de carro, apreciar a paisagem e tirar fotografias inesquecíveis.
  • Se planeia fazer o percurso Pico do Areeiro – Pico Ruivo e chegar ao ponto mais alto da Madeira, então terá de estar preparado para um percurso exigente e vertiginoso, com declives e degraus acentuados que se podem tornar escorregadios e até perigosos devido ao nevoeiro, vento e chuva.

Pico do Areeiro – Pico Ruivo

A rota Pico do Areeiro – Pico Ruivo é um grande desafio, mesmo se for um praticante avançado de trail running, trekking ou caminhada nórdica.
Segundo o sítio web do Turismo da Madeira, estas são as opções para efetuar este percurso:

  • Ao fazer trail running na rota Pico do Areeiro – Pico Ruivo, considere o elevado grau de dificuldade. Este percurso tem uma extensão de 12,2 km, que pode ser percorrido (ida e volta) em três horas e meia. Começa e termina no Pico do Areeiro.
  • Se gosta de caminhada, o trilho Pico do Areeiro – Pico Ruivo (ou PR1 – Vereda do Areeiro) é um percurso de cerca de 7 km e de dificuldade média. Tem início no miradouro do Pico do Areeiro e pode ser concluído em 3 horas e meia. A excursão faz parte da Rede Natura 2000 e permitirá que visite uma parte do Maciço Montanhoso Central.

Como informação extra, passará por túneis escavados na rocha vulcânica e, no final, chega à Casa de Abrigo do Pico Ruivo, onde pode pernoitar e assistir ao nascer do sol, mas só através de reserva prévia no sítio web do Governo da Madeira.

Além disso, no final da estrada, uma rocha popularmente chamada “Homem em pé” leva ao caminho que comunica com Achada do Teixeira. Assim pode continuar a explorar este percurso, apreciando a fauna e flora do arquipélago.

Aproveite a rota do Pico do Arieiro ao Pico Ruivo com segurança!
Não se esqueça de ir quentinho e com um corta vento. Use calçado de trekking e antiderrapantes, além de uma mochila com água e algo para comer.

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta