Índice de conteúdos
Se está a preparar férias prolongadas ou uma escapadinha de fim de semana, antes de traçar o roteiro e fazer as reservas, recomendamos que conheça primeiro as melhores ilhas de Portugal.
As ilhas portuguesas são tão variadas e encantadoras que há para todos os gostos. Os limites são definidos por si!
Quantas ilhas tem Portugal?
Portugal é um dos destinos com mais ilhas para visitar e explorar. Para descobrir quantas ilhas tem Portugal e o que oferecem, precisa de saber que:
- O número de ilhas portuguesas ultrapassa as 80 e apenas cerca de 20 são habitadas.
- No Oceano Atlântico, o território português tem ilhas de grande interesse turístico nas duas regiões autónomas dos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
- Em Portugal Continental há ilhas de interesse cultural, histórico, natural ou turístico no Algarve, Alentejo, Estremadura e Ribatejo, nas Beiras e entre o Douro e o Minho.
Nas ilhas de Portugal encontrará uma diversidade de ilhéus, arquipélagos, falésias, praias e áreas protegidas.
Na maior parte delas, ou nas suas imediações, não faltarão serviços turísticos, cidades ou aldeias muito hospitaleiras e uma rica gastronomia e cultura.
Tudo depende do que procura e qual decide visitar!
As melhores ilhas portuguesas a visitar
Conheça o nosso guia das melhores ilhas a descobrir em Portugal ou sobre turismo sustentável. Não perca esta lista e prepare a sua mochila para esta aventura!
Arquipélago da Madeira
Neste arquipélago de origem vulcânica, situado a 545 km da costa do nordeste africano, encontram-se:
- As ilhas da Madeira e Porto Santo, dois importantes destinos turísticos.
- As ilhas Desertas e as ilhas Selvagens, desabitadas. Fazem parte de áreas naturais protegidas.
Funchal é a capital do arquipélago da Madeira e, por isso, será a sua primeira paragem obrigatória. É um paraíso de clima temperado, com jardins, bosques e montanhas verdejantes.
O que visitar no Funchal?
- O seu centro histórico e a Praça do Município com o seu icónico passeio.
- O Mercado dos Lavradores para saborear um bom vinho e a gastronomia local.
- O bairro de Santa Maria, datado do século XV, com a sua Zona Velha, ideal para desfrutar à noite.
O que ver no Porto Santo?
É outro destino imperdível. Esta pequena ilha de 42 km², com praias de areia fina e dourada, é um dos destinos de mergulho mais famosos.
A sua capital é Vila Baleira onde, como curiosidade, se encontra a Casa-Museu Cristóvão Colombo. É uma ilha tranquila, perfeita para caminhadas e ciclismo.
E as ilhas Desertas e Selvagens?
São de difícil acesso e fazem parte de áreas naturais protegidas e de interesse científico.
A Deserta Grande alberga a maior colónia atlântica da ave marinha alma-negra (Bulweria bulwerii) e a aranha-lobo das Desertas (Hogna ingens).
Mapa: Ilhas de Portugal, as melhores a visitar Arquipélago da Madeira
Arquipélago dos Açores
De origem vulcânica, este arquipélago é formado por nove ilhas principais e um grande número de ilhas menores. As suas principais ilhas são:
São Miguel
Conhecida como “A Ilha Verde” é a mais povoada dos Açores. É um paraíso de lagoas, praias e vilas como Ponta Delgada, que combinam o antigo com a modernidade. É um destino ideal para observação de baleias e para fazer parapente e canoagem.
Ilha Terceira
Neste destino turístico encontra-se Angra do Heroísmo, a antiga capital do arquipélago e Património Mundial da UNESCO. Pode visitar a Gruta do Natal, um túnel de lava, as fumarolas e a Lagoa das Patas.
São Jorge
Com vegetação exuberante, é um destino ideal para quem gosta de caminhadas. Na Serra de Topo pode conhecer as planícies costeiras como a Fajã da Caldeira de Santo Cristo, subir picos vulcânicos e chegar ao mais alto: o Pico da Esperança.
Pico
É a zona mais alta dos Açores e de Portugal. Abriga o vulcão do Pico (2.531 metros) que pode ser alcançado com uma caminhada de 6 horas. Outras atividades: observar baleias e golfinhos; visitar museus, vinícolas vulcânicas e adegas de vinho, protegidas pela UNESCO.
Faial
Conhecida como a “Ilha Azul” pela abundância de hortênsias, neste território de 173 km² pode fazer excursões aos vulcões, relaxar nas suas praias, visitar museus relacionados com o mar e as baleias, ou visitar o Monte da Guia e a Ponta da Espalamaca.
Flores
É um lugar de colinas verdes, baías, grutas, lagoas e crateras vulcânicas transformadas em lagos. Veja Santa Cruz das Flores, as grutas marítimas, o Ilhéu Maria Vaz, a Reserva Florestal Natural do Morro Alto e a Cascata do Poço do Bacalhau, com 90 metros.
Graciosa
É uma das mais pequenas, mas oferece muito. Encontrará praias rochosas, muralhas de basalto, moinhos de vento, uma vila encantadora (Santa Cruz da Graciosa). Pode fazer excursões a vulcões e crateras, escalar picos (até 400 metros) e mais.
Santa Maria
A “Ilha do Sol” é um lugar para descansar e acampar. Entre as suas atrações estão Barreiros, com o seu pôr do sol sobre a terra vermelha, subir ao Pico Alto, visitar a Vila do Porto, ver fósseis marinhos e a Baía da Maia, uma área protegida de vinhas e pedras basálticas.
Corvo
É uma Reserva Mundial da Biosfera de apenas 17,1 km² de tamanho. Tem uma única aldeia, Vila Nova do Corvo, com curiosas fachadas de pedra negra. No caminho pode encontrar moinhos de vento e hortênsias ao longo de toda a costa.
Mapa: Ilhas de Portugal, as melhores a visitar Arquipélago dos Açores
Arquipélago das Berlengas
Entre as ilhas de Portugal Continental, não podemos deixar de falar das Ilhas Berlengas. Localizado perto de Peniche, este arquipélago é uma Reserva Natural constituída por três ilhéus: Estelas, Farilhões e Berlenga.
Para proteger a sua flora e fauna selvagens, incluindo as aves migratórias, a Berlenga Grande só pode ser visitada em grupos de até 550 pessoas, mediante inscrição prévia para o passeio de barco, a partir do porto de Peniche.
Chegamos ao fim deste guia das melhores ilhas para visitar em Portugal!
Está pronto para planear o seu próximo destino para as ilhas de Portugal mais bonitas?
Se sim, boa viagem!