Skip to main content
Rotas de carro

Costa Vicentina: roteiro e paragens imprescindíveis

O roteiro pela Costa Vicentina é marcado por belezas naturais inconfundíveis, sobretudo pelas praias secretas e de grande beleza.

Se quer descer a Costa Vicentina em autocaravana, apresentamos um roteiro que pode ser feito com este meio de transporte ou como desejar.

O importante é não perder a oportunidade de admirar as belezas deste roteiro!

O que é a Rota Vicentina?

O roteiro pela Costa Vicentina é uma rota com certificação europeia devido aos seus belos percursos.

É constituída por uma rede de aproximadamente 400 quilómetros de trilhos pedestres que percorrem o litoral do Alentejo até ao Algarve.

Junte-se às mais de 250.000 almas livres, eletricidade 100% sustentável

O roteiro pela Costa Vicentina foi inaugurado em 2012 e desenvolvido em parceria entre entidades públicas e empresários. 

O objetivo é fazer com que o turismo de natureza atraia adeptos de todo o mundo para promover o desenvolvimento desta região.

Para descer a Costa Vicentina, o roteiro engloba o Caminho Histórico, o Trilho dos Pescadores e os Percursos Circulares.

Por onde é que começa?

O roteiro pela Costa Vicentina começa em Santiago do Cacém, no Alentejo, e termina no Cabo de São Vicente, no Algarve.

Os seus 400 quilómetros de percurso são sinalizados para caminhada, mas há também a possibilidade de percorrer o roteiro pela Costa Vicentina em autocaravana.

Naturalmente, há trechos que não se pode percorrer de carro, mas é possível desfrutá-los com caminhadas ou de bicicleta.

As melhores praias da Costa Vicentina

Seria impossível falarmos do roteiro pela Costa Vicentina sem falarmos das praias. Afinal, os litorais alentejano e algarvio estão repletos de paisagens paradisíacas.

 

Apresentamos a seguir as melhores praias do roteiro pela Costa Vicentina que vai encontrar pelo caminho.

Praia do Malhão

A Praia do Malhão possui uma beleza única, com formações rochosas que dão um ar grandioso a este cenário.

 

Nesta praia, pode contar com uma rede de passadiços que facilitam a descida pela arriba à praia e a mais duas enseadas, cobiçadas pelos que amam apreciar a calmaria da natureza inabitada

Praia do Cavaleiro

Esta é uma das praias mais secretas do roteiro pela Costa Vicentina. Isto porque é difícil de ser encontrada, uma vez que para lá chegar é preciso passar por uma estrada de terra batida e ter cuidado com as vertigens ao descer as escadas da arriba.

 

A enseada é marcada por falésias enormes que a protegem como um cavaleiro. Apesar da sua beleza magnífica, esta não é uma praia grande e convém ter cuidado com as pedras.

Praia do Carvalhal

Esta praia é sinónimo de privacidade e relaxamento. Com um extenso areal separado por falésias majestosas, os visitantes podem desfrutar de um bom mergulho sem se preocupar com multidões.

 

Por não possuir tantas rochas na água como as praias que apresentamos anteriormente, esta praia convida ao mergulho. Mas atenção: não conte com restaurantes e bares para se alimentar, o melhor será levar o que pretende beber ou comer.

Paragens imprescindíveis na Rota Vicentina

Tanto para aqueles que fazem o roteiro pela Costa Vicentina em autocaravana como para quem decide ir de carro ou de bicicleta, os melhores cenários deste roteiro são as praias da Costa Vicentina.

Mas há ainda dois lugares que recomendamos visitar por se tratarem de cenários idílicos e que nos convidam a refletir sobre a nossa gente e a beleza do nosso país. 

Ilha do Pessegueiro

Esta abandonada ilha alberga não um pessegueiro, mas vestígios do império romano e as ruínas de um forte construído no século XVII que defendia parte da costa.

 

Esta ilha pode ser vista de Porto Covo e forma uma paisagem de tirar o fôlego em plena costa atlântica. É um autêntico oásis pouco lembrado, mas não menos convidativo.

Praia da Amália

No Brejão, a caminho da Praia da Amália, é possível admirar três pinturas de parede em homenagem a esta voz que nos marcou pelo fado e pela sua personalidade. Trata-se não só de uma homenagem à Amália, mas à nossa gente

Mapa

Então, está preparado para fazer este roteiro e descer pela Costa Vicentina

 

E já sabe: para mais dicas de atividades ao ar livre, continue a acompanhar este blog!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta