Skip to main content
Excursões

Dicas para visitar os Passadiços de Sistelo

Os Passadiços de Sistelo são um passeio muito popular e fácil ao longo das margens do Rio Vez, no norte de Portugal.

É um percurso curto que se liga a outras pequenas rotas localizadas no concelho de Arcos de Valdevez, muito próximo da fronteira com a Galiza (Espanha). Faz parte dos 32 km da Ecovia do Vez.

Onde ficam os passadiços de Sistelo e como lá chegar? Aprenda todos os detalhes de como fazer esta aventura e o que deve levar para tirar o máximo partido.

Qual é a extensão dos Passadiços de Sistelo?

O percurso dos passadiços de Sistelo é uma pequena rota circular (PR25) com apenas 2,3 km de distância. A um ritmo moderado, é um trilho que pode completar em uma hora.

É um dos três percursos pedestres mais fáceis de fazer em Arcos de Valdevez, sendo muito frequentado nos fins de semana.

No concelho Arcos de Valdevez existem 21 Pequenas Rotas Circulares fascinantes. Entre elas, há três que são ideais se não aspira realizar atividades físicas muito exigentes.

Estes trilhos que pode fazer numa manhã são:

  • PR 19: Trilho das Pontes de Sistelo: são 1,6 km de caminhada, com uma duração de 45 minutos. É um pequeno passeio pela floresta e pelas pontes e escadas do sinuoso Rio Vez.
  • PR 21 Trilho da Floresta (Mezio): este percurso de 2,3 km (50 minutos a pé) tem início na Porta do Mezio, uma das entradas do Parque Nacional da Peneda-Gerês. O caminho o levará pela densa floresta até à Anta do Mezio, monumento funerário pré-histórico ou dólmen, de grande interesse arqueológico.
  • PR 25 Trilho dos Passadiços: é o nosso principal destino neste post. Em breve contaremos o que esperar nesta rota!
Junte-se às mais de 250.000 almas livres, eletricidade 100% sustentável

Como chegar aos Passadiços de Sistelo?

Se procurar os passadiços de Sistelo no mapa, verá que este percurso começa na Praça do Sistelo. Esta pitoresca vila situa-se a cerca de 90 minutos do Porto se for de carro.

Para lá chegar, de autocarro pode apanhar transporte urbano na estação de Campo 24 de Agosto (Porto) até Arcos de Valdevez.

Ou pode ir de comboio até Viana do Castelo. A partir daí, deverá deslocar-se de autocarro ou táxi até Sistelo, a 69 km (quase uma hora de viagem).

Onde começar os Passadiços de Sistelo

Na aldeia, verá muito facilmente por onde começar os passadiços de Sistelo (o percurso pedestre está bem sinalizado).

A PR25 começa e termina no centro da vila. Terá de percorrer uma parte da aldeia, entre casas típicas, caminhos de pedra e uma pequena capela (capela do Senhor dos Aflitos). Chegará então às passagens ao longo do rio Vez.

Como os Passadiços de Sistelo e km da caminhada não tem muitas descidas, é um dos passeios no norte de Portugal que pode fazer com crianças pequenas.

Descrição do percurso dos Passadiços de Sistelo

O percurso leva a uma densa e verdejante floresta que rodeia o Vez. Ao longo do percurso poderá apreciar a tranquilidade da vida rural nesta zona do distrito de Viana do Castelo:

  • Atravessará pontes, caminhos de pedra moldados por antigos carros de bois e pequenas cascatas.
  • Já nos passadiços de madeira, será acompanhado pelo som da água e pelo canto dos pássaros. É um percurso com troços em ziguezague e com cerca de um quilómetro de comprimento.
  • Os passadiços de madeira permitem apreciar a beleza da floresta e do rio.
  • No final das passagens, o percurso passará por cultivos e vinhas e regressará ao ponto de início na aldeia.

Ao visitar Sistelo, se quiser, poderá fazer outros percursos pedestres.

O Trilho dos Socalcos de Sistelo (PR24), com 5 km, é um percurso pelos belos socalcos de cultivo. Estes terraços deram a Sistelo o nome de “Tibete Português”.

Existem ainda o Trilho das Brandas do Sistelo (9 km), o Trilho do Miradouro da Estrica (4,5 km) e a Ecovia do Vez, entre a Ponte de Vilela e a aldeia de Sistelo (11 km).

Se quiser visitar todos, pode fazer turismo rural e dormir na aldeia. Ou ficar alojado na vila de Arcos de Valdevez.

Para um passeio seguro e ecológico nos Passadiços de Sistelo lembre-se:

  • Não saia da rota.
  • Seja um bom visitante e respeite aos vizinhos.
  • Não deixe lixo nos percursos pedestres.
  • Não perturbe os animais. Há gado no caminho.
  • Não retire plantas ou pedras do rio.
  • Use roupa adequada, como botas de caminhada, chapéu e impermeável.
Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta