Skip to main content
Caminhadas

As melhores caminhadas no Porto

Procura ar puro? Ou dar um passeio pelo Porto? As opções de caminhadas no Porto são realmente surpreendentes porque oferecem atividades para desfrutar sozinho, com a família e amigos ou em grupos organizados.

Os passeios pedestres, também chamados de trekking, são um desporto de natureza que pode ser feito em qualquer idade e sem equipamentos sofisticados, para além de bom calçado e muita força de vontade.

As caminhadas no Porto ajudam-nos a manter a mente mais calma e desperta, ao mesmo tempo que nos ajudam a diminuir os níveis de stress e tensão.

Descubra agora os melhores percursos no Porto e escolha o seu passeio preferido! Prepare-se para desfrutar de áreas naturais e espaços rurais e urbanos com diferentes níveis de exigência física.

Os melhores trilhos para caminhadas no Porto

Quais são os melhores trilhos para caminhadas no Porto? Neste distrito, e como no resto de Portugal, as Câmaras Municipais gerem a maioria dos Percursos Pedonais.

Encontrará também muitos grupos de caminhadas no Porto que, por conta própria, organizam roteiros dentro da cidade ou perto dela.

Estes são alguns dos passeios e caminhadas no Porto mais populares:    

Passeios no Porto

Os percursos pela cidade do Porto são alguns dos passeios mais requisitados. A partir da Estação de Metro da Trindade, pode seguir um roteiro de 12,3 km por pontos de interesse como a Igreja da Trindade, o Mercado do Bolhão, o Relógio do Palladium e Santa Catarina.

O passeio continua pela Praça da Batalha e Teatro Nacional de S. João, a Muralha Fernandina e o Convento de Santa Clara, até outros locais como a Ponte de D. Luís, o Mosteiro e Miradouro da Serra do Pilar, o Teleférico, a ribeira de Gaia e o Palácio da Bolsa.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Trilhos e cascatas em Peneda-Gerês

Entre as caminhadas perto do Porto encontra-se o Parque Nacional da Peneda-Gerês. São cerca de dez trilhos que levam a cascatas, rios, serras, praias fluviais, miradouros e pequenas aldeias de grande interesse cultural.

O Trilho das Sete Lagoas (Xertelo) é o mais visitado do parque. A 5,5 quilómetros do ponto de partida, chega-se ao Foxo do Lobo, com água cor de esmeralda. Se seguir o caminho, observará as outras lagoas formadas pelo rio Cávado.

Entre os trilhos estão Geira, Couto de Souto e São Bento, só para citar alguns.

Passadiços do Paiva (Geopark Arouca)

Muito perto do Porto estão os passadiços do Paiva, que percorrem as margens do Rio Paiva. São 8 quilómetros que oferecem uma vista fantástica da natureza. Inclui sítios de interesse natural, arqueológico e geológico.

Perfeito para fazer caminhadas perto do Porto com um piquenique nas montanhas!

Trilho do Rio Febros (Vila Nova de Gaia)

Este percurso inicia-se junto ao Parque Biológico de Gaia até à margem do Rio Douro. Permite a observação do património biológico e natural das freguesias de Avintes, Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro.

No caminho pode ver moinhos, pontes de cimento e outros monumentos antigos, além de fauna e flora. Existem variantes que permitem percursos de 12 km e outras mais curtas. Todos são fáceis de executar.

Mapa: Os melhores caminhadas no Porto

Onde encontrar grupos de caminhada no Porto?

Entre as caminhadas do Porto contam-se iniciativas municipais como o “Porto Saudável” e programas organizados por vários grupos de cidadãos. Tudo isto para promover experiências de turismo ecológico, cultural, rural e gastronómico.

Incluem passeios por alguns dos locais mais emblemáticos dentro e fora da cidade, com circuitos de 5 km ou mais de distância.

Para encontrar grupos de caminhada no Porto, consulte os sítios web ou aplicações das câmaras municipais do Distrito e das associações e clubes de montanhismo e pedestrianismo.

Caminhadas perto do Porto

Entre as caminhadas no Porto existem centenas de opções para explorar paisagens serranas e campestres, rios e praias. Estas são uma amostra das caminhadas perto do Porto.

Menos de 5 km

Passadiço de Arcozelo: é um caminho de 4 km para o campo e praia (ida e volta). Pode ser efetuado em pouco mais de uma hora. É um caminho linear entre Arcozelo e a Praia do Sr. da Pedra. Ideal para famílias com crianças.

Trilho Pedestre Torre do Castelo de Aguiar de Sousa: com uma distância de 3,06 km, este percurso circular faz parte da Rota do Românico. Apesar de não estar sinalizado, não é difícil e permite descobrir o castelo que remonta ao século X.

Entre 5 e 10 km

Trilho Rio Tinto – Douro: com 9,7 km de extensão, é um passeio que pode ser realizado em família. É fácil, tanto no percurso pedonal como de bicicleta.

Passadiço Canidelo-Miramar: depois do Passadiço de Arcozelo, chega-se a uma dezena de praias desde a Praia do Senhor da Pedra até à Praia de Salgueiros. São 9 km.

Foz do Sousa – Moinhos de Jancido: outra opção com uma distância de 7,72 km.

Mais de 10 km

Corredor Ecológico de Valongo: é um percurso para uma caminhada circular de 13,57 km. Permite desfrutar de paisagens de riqueza geológica, ecológica e cultural, como o Rio Ferreira, as Fragas do Castelo e a Aldeia de Couce. É de dificuldade média.

Parque das Serras do Porto: Oferece trilhas de dificuldade moderada, ao longo de quase 14 km. Este parque de 6.000 hectares é composto por seis serras: Santa Justa, Santa Iria, Pias, Castiçal, Flores e Banjas. Permite desfrutar do Sítio Rede Natura de Valongo e do Parque Paleozóico de Valongo.

Chegamos ao fim deste post!

Lembre-se de usar camadas de roupa e capa de chuva para as suas caminhadas no Porto. Não se esqueça de levar roupas limpas e secas para trocar de ser necessário!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta