Skip to main content
Surf: dicas, material e mais informações

Os surfistas portugueses mais famosos e as suas técnicas

Conhece os surfistas portugueses que compõem a elite deste desporto em Portugal? Falar de surf em Portugal é falar de grandes esforços, sacrifícios e talento para marcar presença no circuito mundial do desporto das ondas.

Desde a década de 1990, quando a ASP (atualmente a World Surf League) instituiu o circuito de qualificação e o Championship Tour, o percurso do surf português ganhou impulso.

Como resultado, muitos talentos entraram em cena e hoje são fonte de inspiração para as novas gerações de surfistas. Descubra a lista dos surfistas portugueses famosos e o que se sabe sobre as suas técnicas.

Os 5 surfistas portugueses mais famosos

Quem está no top dos melhores surfistas portugueses? Estes são cinco surfistas portugueses que conquistaram uma posição de referência mundial e nacional nesta modalidade.

Frederico Morais

É o surfista português mais conhecido. Nascido em 1992 em Cascais, aos 14 anos conquistou o campeonato nacional de surf Sub-21.

Desde 2017, Morais competiu na categoria Circuito Mundial da Liga Mundial de Surf masculino (WSL) e fez carreira entre o circuito principal e o circuito de qualificação.

Kikas, como é popularmente chamado, tem um rácio de vitórias mais alto neste circuito, razão pela qual detém o estatuto de melhor surfista português do momento.

  • Começou a surfar numa prancha de bodyboard aos 6 anos. Hoje, pratica surf três vezes ao dia para dominar os Supertubos.
  • Ele é conhecido por seu espírito positivo e paixão por aperfeiçoar a sua técnica natural contra ondas poderosas, tubulares e rápidas. Complementa o seu treino com o ginásio.

Nicolau Von Rupp

Com apenas 15 anos foi vencedor de duas etapas consecutivas na liga de surf e, a partir daí, começou a deixar uma grande marca no desporto nacional.

Nascido em 1990 e natural de Lisboa (Sintra), Nic Von Rupp é um dos mais conceituados free surfers/big wave surfers portugueses. É considerado uma verdadeira “máquina competitiva”.

  • Desde os 9 anos começou as suas aventuras nas ondas. Como júnior conquistou títulos nacionais e internacionais, até decidir conquistar o Big Wave Surfing.
  • Em 2013, foi considerado o “Surfista Europeu do Ano”. Foi bicampeão do “Capítulo Perfeito” e competiu no World Championship Tour. 
  • Nos últimos anos, documentou as suas façanhas nas big wave da Nazaré, Irlanda e outros spots mundialmente famosos.
sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Alex Botelho

Conhecido pelo seu grande carisma, o big wave começou a surfar muito jovem. Nasceu em 1990 no Canadá e aos 6 anos, a sua família regressou a Portugal para a zona do Algarve, Lagos. A partir dos 9 anos começou a praticar surf.

Quando adolescente, passou os invernos na Califórnia. Aqui começou a sua paixão pelos spots de ondas grandes como Mavericks, Nazaré e Jaws. É considerado um dos melhores frees surfers de Portugal.

  • A sua técnica combina manobras modernas com o alto nível técnico do surf de rail. Sempre preferiu procurar as ondas grandes na remada e não com reboque (tow-in).
  • Em 2016, ganhou o prémio de português de destaque no Red Charges. Em 2019 ficou em sétimo lugar no surf mundial.
  • Em 2020, durante o Nazaré Tow Surfing Challenge, uma onda gigante o atingiu e o deixou inconsciente. O atleta está focado na sua recuperação total.

Tiago Pires

Pires, também conhecido como Saca, nasceu em 1980 em Lisboa. A sua técnica caracteriza-se por um surf feito de linha, precisão, potência e pressão, com uma capacidade singular para os tubos.

A partir dos 8 anos começou a praticar bodyboard e aos 11, passou para o surf, incentivado pelos amigos. 

Estreou-se em 1993 e conquistou dois primeiros títulos de campeão em 1994 no sub-14, e em 1995, no sub-16, sendo o primeiro surfista português com um título europeu.

  • Após vencer aos melhores campeões juniores da Europa, começa a sua ascensão à elite do surf mundial. Em 2000 é o primeiro português a conseguir a sua primeira vitória num circuito fora do WQS.
  • Em 2002 voltou a vencer o circuito WQS no Japão com o qual conseguiu colocar-se no top 20 do ranking. Em 2005 venceu a etapa nacional de surf do WQS que lhe deu acesso ao circuito mundial.
  • Em 2010 alcançou a sua classificação em 21º lugar no ranking mundial. O surf português tem um antes e um depois das façanhas do “Saca” ao longo de vários anos.

Teresa Bonvalot

Teresa Bonvalot é campeã europeia do WQS (World Qualifying Series) da WSL. A mais jovem deste top, é a primeira surfista portuguesa a conseguir este feito, que alcançou em 2022, no Pro Netanya, em Israel.

Esta é a sua terceira vitória na corrida pelo circuito de qualificação mundial. Também garantiu o seu lugar na Challenger Series 2023, o evento de maior pontuação para a elite do surf feminino do mundo: o Championship Tour (CT).

  • Nascida em 1999 em Cascais, começou a surfar aos 9 anos, depois de vários anos a praticar bodyboard. 
  • Desde pequena sonhava em ser a versão feminina do surfista Kelly Slater. Tem dois títulos europeus em juniores e é campeã nacional pela quarta vez.

Até aqui este topo!

Não podemos deixar de fora deste top de apenas cinco surfistas portugueses nomes, outros que deram cartas nas provas do circuito de qualificação do QS e do Championship Tour (CT). 

Entre eles estão:

Vasco Ribeiro: venceu 10 vezes no circuito do CT e conquistou quatro títulos nacionais.

Ruben González: tetracampeão nacional e vários primeiros lugares na Liga e no circuito QS.

Francisco Alves: destacado como um dos melhores surfistas de Portugal.

Há muitos mais! Entre eles, Miguel Blanco, Marlon Lipke, Mariana Assis, João Antunes e José Gregório.

O que acha desses surfistas portugueses? Já os viu em ação? Deixe o seu comentário!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta