Skip to main content
Surf: dicas, material e mais informações

Quer conhecer a história do surf? Junte-se a nós nas origens deste desporto

Um cenário comum: ver as praias de Portugal repletas de surfistas profissionais e amadores a aventurarem-se pelas ondas revoltas.

De facto, quem vê este desporto tão atual, mal consegue imaginar que a história do surf em Portugal e no mundo foi construída com a contribuição de desportistas de diversos países! 

Afinal, qual é a história do surf? Neste artigo vamos contá-la resumidamente. 😊 

Qual é a história do surf?

Por se tratar de um desporto tão antigo quanto a possibilidade de fazer um pedaço de madeira ou uma amarração de palha boiar sobre a água, a história do surf tem muitas versões.

A versão mais conhecida da história do surf atribui o seu surgimento aos polinésios, povos que se orientavam pelos astros celestes e que migraram das ilhas do Sul do Pacífico em direção ao arquipélago do Havaí. 

Os europeus apenas conhecemos o surf no fim do século XVIII, de acordo com os relatos do tenente de um navio britânico, que apelidava o desporto praticado pelos locais no Havaí como um “exótico passatempo”.

Mas a história do surf passou por uma reviravolta quando, em 1912 nas Olimpíadas da Antuérpia o recordista de 100 metros livres Duke Paoa Kahanamoku fez bom uso da sua fama para dar visibilidade ao surf como desporto e estilo de vida.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Desde então, o surf ganhou ainda mais adeptos e holofotes em todo o mundo!

Quem foi a primeira pessoa a surfar?

Por não termos conhecimento preciso da origem do surf, não nos é possível falar quem foi a primeira pessoa a surfar, mas podemos recordar alguns dos grandes nomes que marcaram a história do surf. 

Por exemplo, podemos citar o brasileiro Ítalo Ferreira e a americana Carissa Moore, que foram medalhistas de ouro nas categorias masculina e feminina, respetivamente, na primeira edição do surf nas Olimpíadas na história: em 2020! 

É ou não é curioso imaginar que o surf só entrou para as Olimpíadas há dois anos, sendo este um desporto praticado já há séculos?

Como o surf tem evoluído na história

Desde o legado de Duke Paoa Kahanamoku até aos dias atuais, o surf tem ganhado mais espaço em todo o mundo.

A história do surf em Portugal, por exemplo, foi transformada para sempre com a influência dos surfistas e cinegrafistas americanos que, em 1968, escolheram as praias da Nazaré para dar vida às gravações do documentário Follow Me – um documentário sobre o surf em várias praias do mundo.

Desde então, as praias da Nazaré, nomeadamente a Praia do Norte, ficou conhecida como um dos melhores spots para a prática do surf em Portugal. Afinal, as suas ondas gigantescas atraem milhares de surfistas de todo o mundo, sobretudo entre os meses de novembro e março – na temporada das “Big Waves”.

Felizmente, a história do surf é marcada por uma popularidade que não para de crescer, com novas escolas de surf a surgirem todos os dias. 

Amador ou profissional, não importa o seu nível de conhecimento do surf: o que importa é se divertir!  

Agora que já conhece um pouco da história do surf em Portugal e no mundo, é hora de se perguntar: qual é a história do surf na sua vida? Já se permitiu praticar este desporto pelo menos uma vez?

Se ainda não o fez, recomendamos que experimente pelo seu bem-estar, pela sua saúde e pela diversão.

E para mais ideias de desporto e atividades ao ar livre, continue a acompanhar o nosso blog! 

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta