Índice de conteúdos
Portugal é um destino para desportos de inverno como o snowboard? Claro que sim!
Embora não seja tão conhecido como os Pirenéus ou os Alpes, na zona mais alta de Portugal Continental, a 2000 metros de altitude, o snowboard na Serra da Estrela é uma atividade de que gostará muito, principalmente se for iniciante nesta modalidade.
Nesta guia de snow da Serra da Estrela damos-lhe todas as dicas para chegar a esta zona nevada e não perder a melhor diversão.
É possível fazer snowboard na Serra da Estrela?
No Parque Natural da Serra da Estrela, no centro de Portugal, pode praticar snowboard.
Para isso, deve subir até a estância de ski que fica no ponto mais alto do país, num sítio conhecido como “Torre”. A estância situa-se na região das Beiras, no concelho de Seia, a 200 km do Porto e a 300 km de Lisboa.
Para chegar à Estação de Esqui da Serra da Estrela só o pode fazer por estrada. Siga as rotas:
- Se sair de Lisboa, deverá seguir para a cidade da Covilhã, pelas duas auto-estradas mais rápidas que são a A1 e a A23. A Covilhã fica apenas a 21 km da estância de esqui e snowboard na Serra da Estrela.
- Se sair do Porto, deverá dirigir-se à cidade de Seia, o acesso mais próximo. Pode fazer a maioria do caminho nas autoestradas A29 e A25, e depois continuar na estrada nacional (N231). Seia fica a apenas 26 km da estação de ski.
Outras localidades próximas do parque são as Vilas de Manteigas (21 km) e Sabugueiro (17 km).
Uma opção para quem não tem carro é:
- Chegar em comboio ou de autocarro até à Covilhã e seguir de táxi para a Serra da Estrela.
- Chegar em tours ou excursões particulares.
Mapa das melhores pistas de snowboard na Serra da Estrela
Se for praticar snowboard na Serra da Estrela há várias coisas que deve saber:
- O forfait ou passe de acesso às pistas de esqui e snowboard é obrigatório se quiser praticar estes desportos.
- O passe inclui a utilização dos meios mecânicos e acesso a seguro. É adquirido na própria estância ou no sítio web oficial.
Pode alugar o equipamento completo de snowboard na própria estação. Inclui prancha e botas. O capacete é obrigatório para crianças menores de 12 anos e também é recomendado para adultos.
Quantas pistas existem na Serra da Estrela?
A Estância de Ski e Snowboard da Serra da Estrela pode ser pequena para um profissional, mas se se quer divertir com a família, com certeza adorará as suas pistas.
A estação possui 22 pistas (ski e snowboard). Estão divididas da seguinte forma:
- 10 pistas balizadas
- 9 pistas naturais
- 3 pistas snowpark
Todas são indicadas para os níveis de:
- Iniciação: para quem nunca praticou snowboard ou esqui, ou fez apenas uma aula.
- Intermédio: para quem já conhece o desporto ou planeia melhorar.
- Avançado: para quem tem prática e só aspira melhorar.
Pistas e níveis de snowboard
Existem três pistas de snow na Serra da Estrela onde pode deslizar. Há instalações adequadas aos níveis de dificuldade: “muito fácil”, “fácil” e “difícil”.
O snowpark situa-se entre as pistas de esqui do Covão e da Lagoa, a 1.851 metros acima do nível do mar, aproximadamente. Fica muito perto do ponto de partida do teleski do Covão.
Estas são as características das três áreas do snowpark onde pode praticar saltos, truques e técnicas nos módulos:
Linha I
Tem um comprimento de 350 metros. É uma área indicada para iniciantes ou para quem nunca praticou o desporto. A sua dificuldade é “muito fácil” (verde).
Linha II
Tem um comprimento de 400 metros. Pode ser usado por quem já tem alguma experiência ou nível médio, mas não pratica snowboard com muita frequência. Esta linha tem um nível de dificuldade “Fácil” (azul).
Linha III
O seu comprimento é de 400 metros e o nível de dificuldade é “Difícil” (vermelho). É recomendado apenas para atletas intermédios ou mais avançados.
Mapa: Pistas e Níveis de snowboard en Serra da Estrela
Dicas úteis que não deve esquecer
Sabe qual é a melhor época para ir à Serra da Estrela e praticar snowboard? Entre novembro e abril costuma ser a temporada de neve neste lugar.
Lembre-se que a abertura da estação depende do nível ou cota de neve e das condições meteorológicas. Geralmente, abre após dezembro. Fevereiro costuma ser o melhor mês.
Se não for produzida muita neve, não se preocupe. A estação possui um moderno sistema de produção de neve artificial. Segundo o seu sítio web, permite gerar neve de 120 a 150 dias por ano.
Aconselhamos o uso das seguintes roupas para visitar a estância e praticar snowboard Serra da Estrela:
- Calças, casaco e luvas, tudo impermeáveis.
- Óculos de sol, chapéu de inverno e capacete.
- Proteção solar para a pele e lábios.
Não se esqueça de rever as condições dos veículos antes de acessar à estância, pois nevando, deve ter correntes de neve.
Para saber mais sobre a abertura e funcionamento da Estância de Esqui e Snowboard na Serra da Estrela visite: