Skip to main content
Stand up paddle ou SUP: o que é e dicas sobre como o fazer

As melhores rotas de stand up paddle em Porto

Se procurar as mais divertidas rotas de stand up paddle Porto, então terá muito por onde escolher! O norte de Portugal é uma das regiões mais atrativas para desfrutar de passeios incríveis e momentos inesquecíveis numa prancha de SUP.

Neste destino não faltarão cursos de água para explorar e novas aventuras para viver se praticar este desporto aquático de remo em pé.

A seguir, daremos sugestões de onde praticar stand up paddle no Porto e o que precisa para começar a remar e desfrutar do ar puro e das paisagens únicas deste destino turístico.

Onde fazer stand up paddle no Porto?

Nas lagoas, lagos, rios, barragens e praias do Distrito do Porto encontra opções para fazer stand up paddle. Pode percorrer paisagens encantadoras com a sua família ou grupo de amigos.

São muitos os locais de águas calmas onde crianças e adultos podem praticar este desporto que combina prazer, exercício e aventura.

Entre os locais mais famosos para stand up paddle do Porto temos:

Rio Paiva

O Rio Paiva caracteriza-se pelas suas águas muito calmas e uma paisagem serrana, ideal para passear com as crianças em pranchas de paddle.

Pode combinar esta experiência de stand up paddle com passeios a pé na Serra da Freita e em Arouca Geopark, um parque geológico reconhecido em 2009 pela UNESCO pelo seu valor científico, educativo e turístico.

Rio Douro

Dizer “Douro” é referir-se ao terceiro maior rio da Península Ibérica e um dos mais emblemáticos. A sua foz – situada nas cidades do Porto e Vila Nova de Gaia – oferece uma grande variedade de desportos náuticos e atividades recreativas como canoagem e SUP.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Pode fazer passeios de várias horas numa prancha de SUP, visitar pequenas aldeias e percorrer a região vinhateira do Douro. É uma experiência inesquecível!

Existem várias agências de turismo que oferecem passeios integrais.

Praia de Matosinhos

A praia de Matosinhos é um dos locais mais procurados em Portugal para praticar SUP no mar. Pode fazer aulas particulares ou participar de grupos que o praticam regularmente, principalmente no verão.

A praia, de areia muito suave, possui diques que reduzem as fortes correntes do Oceano Atlântico. Isto torna-o um excelente local para aprender ou aprimorar técnicas de SUP e outros desportos aquáticos como surf e bodyboard.

Quais são os melhores percursos e rotas?

Existem mais de 30 percursos e rotas no Porto que são os mais procurados pelos apaixonados do stand up paddle. Estes passeios contemplam vários trajetos do Paiva e do Douro, e também outros rios.

Entre estas rotas estão:

Rio Tâmega

Este rio, que desagua no rio Douro, tem um curso de água limpa e uma paisagem que pode ser apreciada em todo o seu esplendor nadando e praticando remo em pé.

Rios Arda e Inha

Tal como na maioria dos percursos e rotas para fazer SUP no Porto, no rio Arda pode fazer aulas ou passeios que incluem o equipamento e guia de instrutores. Existem percursos entre os circuitos dos rios Paiva, Arda e Inha.

Douro – Ribeiro de Sampaio

Este é um percurso de aproximadamente duas horas de stand up paddle, onde são percorridos 3,81 milhas (ca. 6 km), com dificuldade moderada.

Rio Mau – Rio Arda

Este é um percurso fácil a moderado, tranquilo, rodeado por muita natureza. Remo e paddle surf são praticados ativamente aqui, e desportos terrestres como caminhadas e mountain bike.

Vila do Conde – Azurara

Localizado perto de Mindelo, compreende uma rota de quase 4 km sem dificuldade técnica. Neste passeio aquático poderá desfrutar das praias e do rio que atravessa o centro histórico da cidade.

Foz do Ave

Este é um dos melhores trilhos que leva a um percurso circular para praticar ou aprender SUP. São 5,86 quilómetros com dificuldade moderada.

Mapa: As melhores rotas de stand up paddle em Porto

Existem muitos outros caminhos e rotas para praticar stand up paddle em Porto. Embora a lista de opções seja longa, podemos citar locais como:

  • Valbom – Afurada de Baixo
  • Abol de Cima
  • Broalhos
  • Esposada
  • Farrapa
  • Folgosa
  • Frende
  • Ladário
  • Várzea do Douro
  • Vitetos de Cima

Nestes lugares e muitos mais, há passeios e aulas guiadas de paddle surf. Se vai praticar stand up paddle Porto, lembre-se de trazer:

  • Roupa de banho e toalha
  • Muda de roupa
  • Protetor solar
  • Óculos de sol
  • Hidratação

Se não tem uma prancha de SUP, não se preocupe! Encontrará facilmente escolas de surf ou paddle, ou lojas onde poderá alugar o equipamento.

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta