Skip to main content
Escalada

Onde praticar escalada livre em Portugal

A escalada livre é uma atividade física exigente com grande popularidade. Cada vez mais atletas e adeptos atrevem-se a praticar modalidades de escalada ao ar livre.

Seja escalada desportiva, clássica ou mais recente, como o bouldering ou o psicobloc,  é inegável que é uma disciplina que intimida. Leva-nos a libertar do medo, a ultrapassar os limites físicos e mentais e a ganhar nervos de aço. 

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

A escalada livre usa o equilíbrio, a estratégia, a força e habilidade dos pés e das mãos. Tudo sem a ajuda de equipamentos de apoio artificial, como cordas e ganchos.

O que precisa de levar?

  • É preciso capacete, pés de gato (sapatilhas de escalada) e carbonato de magnésio nas mãos para aproveitar os perfis das pedras e as formações rochosas para avançar.
  • E quanto aos equipamentos de segurança, são necessários apenas para proteção contra quedas e acidentes. Não são usados diretamente, como na escalada artificial.

Top 5 vias para escalada livre em Portugal

Mapa: Top 5 vias para escalada livre em Portugal

Dadas as condições naturais que existem em Portugal, pode ser uma tarefa muito difícil resumir numa pequena lista os melhores percursos para escalada ao ar livre.

Conheça o nosso top de rotas em Portugal para a prática deste desporto de risco!

Rota 1: Rocha da Pena (Algarve)

O Algarve é um destino muito procurado para a escalada. Nesta região, no concelho de Loulé (Distrito de Faro), fica a Rocha da Pena, a maior área de escalada do sul de Portugal.

Situa-se nas Freguesias de Salir e Benafim, a menos de uma hora de Faro (de carro). É uma Paisagem Protegida Local que marca a transição entre o barrocal e a serra algarvia.

No sítio existem 143 rotas onde é possível praticar diversos tipos de escalada, incluindo escalada livre. Distribuem-se numa extensão de 2 km de paredes de pedra calcária.

Caso pretenda realizar atividades de escalada ou caminhadas, deverá preencher o formulário da Câmara Municipal de Loulé. Tenha em consideração que, de janeiro a junho, as aves nidificam, pelo que várias áreas de escalada podem estar encerradas.

Rota 2: Praia Fluvial de Fragas de São Simão (Leiria)

A Praia Fluvial de Fragas de São Simão, no centro de Portugal, é muito procurada por famílias para passar um dia divertido. Os amantes da escalada e do rapel são atraídos pelas duas grandes formações rochosas com mais de 50 metros de altura.

Situa-se no concelho de Figueiró dos Vinhos, nas margens da Ribeira de Alge (distrito de Leiria), a apenas 40 km de Coimbra, 180 km de Lisboa e 160 km do Porto.

As fragas e a praia estão rodeadas pelas aldeias de Casal de São Simão e Ponte de São Simão. É um excelente destino para desfrutar da natureza, fazer um piquenique e tomar um refrescante banho, depois da escalada ou caminhada.

Rota 3: Penhas de Marmeleiro — Pisão / Lomba dos Pianos (Sintra-Cascais)

Sintra-Cascais é um grande parque da Área Metropolitana de Lisboa com vários pontos para praticar escalada. O parque urbano das Penhas de Marmeleiro é um deles.

Localizado perto de Alcabideche, tem uma rota circular (Penhas de Marmeleiro — Pisão) de 7,4 km. É um dos percursos mais procurados para caminhadas, escaladas e bicicleta de montanha (MTB), sendo de exercício moderado.

Outra opção é a rota circular de 1,4 km no geomonumento da Lomba dos Pianos. Localizado perto de São João das Lampas, oferece uma caminhada muito fácil de 30 minutos até às zonas de escalada.

Poderá observar a veta composta por traquita e basalto, que se estende ao longo de 3 km na costa. Descendo a falésia, encontra-se a paradisíaca praia de Samarra, um tesouro escondido.

Rota 4: Senhora do Salto — Parque das Serras do Porto

O Parque da Senhora do Salto é um dos locais mais procurados do Distrito do Porto para  escalada, caminhadas e MTB.

A partir da rota circular de 5,3 km, muito próxima de Aguiar de Sousa, poderá avistar as impressionantes falésias desta serra, deliciar-se com o Rio Sousa e explorar a torre do Castelo de Aguiar de Sousa.

Rota 5: Manteigas via Trilho do Carvão (Serra da Estrela)

No Parque Natural da Serra da Estrela existe este percurso circular de 22,2 km de caminhada, próximo da vila de Manteigas (Guarda), onde pode fazer escaladas e caminhadas longas.

Embora seja uma rota muito popular para escaladores e caminhantes, chegar aos locais de escalada pode ser difícil. No entanto, o esforço valerá a pena.

Precisará de quase 8 horas se quiser concluir o passeio a pé para conhecer esta parte do parque natural. No final, desfrutará deste refúgio com muita paz.

Para finalizar, não se esqueça das previsões:

  • Saia de casa cedo.
  • Leve lanches e hidratação.
  • Coloque na mochila o equipamento básico de escalada, mapas, GPS e o que achar necessário.

E agora, toca a planear!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta