Índice de conteúdos
A escalada para iniciante tem alguns segredos que talvez não conheça. Neste desporto, que mistura aventura e muita diversão, é importante aprender a gerir o seu centro de gravidade.
Então, para um melhor treino de escalada para iniciantes, o mais importante é entender o que pode fazer com o seu corpo e que músculos precisa de trabalhar mais.
Esta será a base para avançar com sucesso em rochas naturais ou paredes artificiais e chegar ao topo, da forma mais segura possível.
Se começa a escalar, continue a ler! Daremos dicas úteis para escalar indoor e outdoor. Também lhe diremos quais são os pontos de Portugal mais indicados na escalada para iniciantes e onde estão localizados.
Segue-nos?
Escalada para iniciantes: como começar?
Como escalador, precisa de alcançar uma boa capacidade física e mental para analisar melhor as suas estratégias e concentrar-se nos movimentos ao escalar.
Uma das chaves para a escalada de iniciantes é aprender a regra dos três pontos:
- Consiste em utilizar pelo menos três pontos de apoio permanentemente durante a subida.
- Os três pontos de apoio podem ser os dois pés e uma mão ou as duas mãos e um pé.
- Como escalador deve ficar no centro dos suportes e o mais próximo possível da rocha. Isto vai ajudar a manter o seu centro de gravidade.
Agora, deve saber que escalar é praticamente um jogo de equilíbrio, de segurar e sair de posição. Isto significa que deve aprender a avançar na rocha, administrando o seu centro de gravidade num espaço vertical.
A regra dos três pontos é o que ajuda iniciantes e avançados a manterem o domínio. Durante a subida, os pés ajudarão a alcançar progressão e equilíbrio ao pressionar as áreas ou relevos na rocha, seja por aderência ou por tração.
Outro facto em toda escalada iniciante é aprender a economizar o esforço das mãos e dos braços e aproveitar mais a força dos músculos das pernas, já que são mais resistentes.
Não se esqueça de que os seus pés, calcanhares e pernas são fundamentais para suportar o seu peso durante a escalada.
Os melhores lugares para começar a escalar como iniciante
Quais são os melhores lugares para o treino de escalada iniciante? Em Portugal e Espanha existem mais de 200 pontos para praticar esta modalidade com todos os graus de dificuldade.
Especificamente, em Portugal, há vários locais adequados para crianças, jovens e adultos praticarem escaladas indoor ou outdoor como iniciantes, em total segurança. Alguns destes lugares são:
Região Sul
- Vertical Escalada. Núcleo de escalada ADR. Estombar
Região de Lisboa e Vale do Tejo
- Vertigo Rocódromo Lisboa
- Muro de escalada ATV. Torres Vedras
- Rocódromo do Areeiro
- Vertical Wall. Olival do Basto
- Climb UP. Carnaxide
- Crux Climbing Center. São Domingos de Rana
Região Centro
- Núcleo de Escalada e Montanhismo de Fermentelos. Aveiro
- Núcleo de Escalada de Soure
- Clube de Montanhismo da Guarda
- Clube Montanha da Figueira da Foz
Região Norte
- Clube de Escalada de Braga
- Rocódromo da Associação Desportiva de Escaladores de Braga
- São Rock Climbing. Porto
- The North Wall (A Muralha Norte). Matosinhos
- Rocódromo de Vila Real. Grupo de Montanhismo de Vila Real
- Núcleo de Montanha de Espinho
- Murus. Gaia
- One Soul Climbing. Vila de Conde
Mapa: Os melhores pontos de escalada para iniciantes em Portugal
Há também lugares ao ar livre, como os parques temáticos. Entre eles, o Parque dos Monges (Quinta das Freiras, em Alcobaça) e pontos de escalada com vários graus de dificuldade nos Açores, Algarve e outras cidades.
Quantos dias por semana para treino de escalada?
A escalada como desporto requer treino contínuo, pois trabalha com três funções musculares ou sistemas de energia. Eles são:
- Força
- Explosão
- Resistência
Para melhorar o desenvolvimento muscular desde a escalada iniciante, várias séries de treino são recomendadas para aumentar a capacidade aeróbica e a técnica.
Para suportar pelo menos 20 minutos de exercício contínuo de escalada, o melhor é praticar três a quatro vezes por semana.
Dicas básicas de escalada para iniciantes
Se decidir praticar este desporto, tenha em mente cinco dicas básicas:
- Nunca se esqueça de que é um desporto arriscado. Faça um curso desde o início, com profissionais certificados.
- Aprenda técnicas e movimentos de pegada e cumpra as metas de treino físico e potência dos exercícios.
- Todo o treino deve ajudá-lo a reduzir quedas e danos no corpo. Use equipamentos e travões que facilitem e controlem as suas descidas.
- Aprenda a usar os equipamentos básicos como: capacetes, mosquetões, pés de gato (calçado de escalada), arnês, cordas, fitas expresso, presas, dispositivos de segurança, saco de magnésio, colchão de queda. Leve roupa apropriada.
- Pode praticar este desporto em rochas naturais de calcário, arenito, granito, rochas vulcânicas, etc. Ou, também, em rocódromos ou salas de escalada artificiais que permitem praticar durante todo o ano.
Chegamos ao fim!
Siga estas recomendações e visite os melhores lugares para realizar escalada iniciante em Portugal.
Boa escalada!