Índice de conteúdos
Se procura descanso e imersão total na natureza, tem que conhecer os melhores lugares para fazer campismo selvagem no Alqueva.
O Alqueva é um dos maiores lagos artificiais da Europa e um dos segredos mais bem guardados de Portugal para acampar em liberdade e passear em família no Alentejo.
Quer saber tudo sobre o Alqueva e campismo selvagem, e que atividades pode fazer? Depois de conhecer o que o Alqueva lhe oferece, não temos dúvidas de que quererá entrar na sua caravana e viajar até esta região do centro-sul de Portugal.
Campismo selvagem em Portugal: tudo o que precisa de saber
Antes de planear a sua próxima aventura de campismo selvagem no Alqueva é importante que saiba que este tipo de campismo livre, fora dos parques de autocaravanas, é restrito em Portugal.
Desde julho de 2021 pode praticar campismo com algumas exceções. Após a alteração dos artigos 48º e 50º-A do Código da Estrada de Portugal, estabelecem-se pontos como os seguintes:
- Artigo 50º-A: “são proibidos a pernoita e o aparcamento de autocaravanas ou similares fora dos locais expressamente autorizados para o efeito”.
- As autocaravanas homologadas pelo Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) podem permanecer até 48 horas no mesmo concelho.
Relativamente ao acampamento selvagem, lembre-se que é uma atividade proibida em:
- Terrenos integrados na rede de reservas Natura 2000;
- Em áreas protegidas;
- Em áreas abrangidas pelos Planos de Desenvolvimento Costeiro.
Significa que não podemos fazer campismo selvagem em Portugal? Não. O campismo selvagem é bastante tolerado em muitos municípios. Acima de tudo, na baixa temporada e longe das praias ou áreas turísticas movimentadas.
No Alqueva, por exemplo, podemos percorrer caminhos de terra e encontrar sítios remotos e sossegados para acampar livremente e desfrutar das maravilhas naturais do Alentejo.
Claro, como todos os wildcampers responsáveis, deve comprometer-se com:
- Preservar as áreas naturais que visita.
- Evitar qualquer tipo de degradação do meio ambiente e aglomeração massiva de campistas.
- Não agrida ou incomode a fauna, a flora, nem os moradores ou outros campistas.
Além disso, no interior de Portugal, tal como no Alentejo, é normal encontrar proprietários privados que permitem acampar por uma noite.
A hospitalidade das suas gentes é algo que as caracteriza e que faz com que o visitante se sinta em casa!
Onde fazer campismo selvagem no Alqueva
No Grande Lago em que se transformou a albufeira do Alqueva, pode desfrutar de atividades desportivas, de lazer e de turismo ecológico.
Construído sobre o rio Guadiana, o Grande Lago é um destino turístico e de aventura com muita tranquilidade e encanto. Aqui encontrará um dos céus mais limpos e perfeitos para observar as estrelas a olho nu.
A albufeira ocupa uma área de 250 km² e apresenta-nos cinco concelhos alentejanos com uma longa lista de sítios de interesse.
Situadas nas margens do Alqueva encontram-se as 16 Aldeias Ribeirinhas (ou Terras do Grande Lago), que fazem parte de um percurso de campismo imperdíveis.
Mapa: atividades que pode fazer no Alqueva
Entre as atividades que pode fazer nesta região estão:
Desportos aquáticos: como ski, canoagem, caiaque, wakeboard, paddle, windsurf, vela. O Grande Lago de Alqueva oferece águas calmas e quentes.
Caminhadas e passeios em bicicleta de montanha: existem percursos bem sinalizados que ligam locais de interesse como os castelos de Juromenha, Alandroal, Terena, Monsaraz e Portel.
Observação astronómica: acampando ficará encantado com a chuva de estrelas. Pode ainda visitar o OLA, ou Observatório do Lago Alqueva (em Monsaraz), e o Observatório DarkSky (na Cumeada).
Expedições guiadas: junto à muralha da Barragem do Alqueva, no Centro Náutico de Monsaraz ou na praia fluvial de Mourão organizam caminhadas, passeios de bicicleta, pesca, observação de aves, passeios a cavalo e muito mais.
Passeios de barco e à vela: existem cruzeiros ao longo da albufeira, alguns com paragem nas aldeias ribeirinhas do Alqueva.
Voos de balão: é uma experiência inesquecível sobrevoar o Grande Lago de Alqueva e as planícies do Alentejo.
O que mais recomendamos?
— Se planeia ter vistas privilegiadas sobre a albufeira do Alqueva, em Mourão e Moura encontram-se os miradouros para as melhores vistas panorâmicas.
— Na nova Aldeia da Luz pode visitar o seu museu que alberga o passado da vila velha submersa pelas águas da barragem.
— Em Monsaraz, espera por si a vila-museu com as suas muralhas medievais e ruas de xisto.
Finalmente, lembre-se que há muitos lugares para fazer campismo selvagem no Alqueva. Se prefere parques de campismo e parques de autocaravana, no Alqueva tem as seguintes opções:
- Camping Rosário (Alandroal)
- Alqueva Rural Eco Camping (Pedrógão — Vidigueira)
- Parque de Campismo Municipal de Serpa (Serpa)
- Parque de Caravanas da Aldeia da Luz (Mourão). Grátis.
- Parque de Autocaravana do Campinho (Reguengos de Monsaraz). Grátis.
Depois de descobrir tudo o que Alqueva tem para oferecer, não perca a oportunidade e visite esta zona do Alentejo!