Índice de conteúdos
Cada pessoa tem necessidades e formas diferentes de se conectar consigo mesma. Por esta razão, se procura um melhor equilíbrio físico e emocional, é importante que primeiro conheça os tipos de meditação que existem.
Um maior conhecimento dessas técnicas e os seus métodos facilitará a escolha dos exemplos de meditação que se adequam a si e às suas expectativas.
Neste post, abordaremos quais os tipos de meditação que existem e quais são suas características. Também lhe diremos o que considerar se deseja iniciar a prática meditativa e fazê-la regularmente.
Quais os tipos de meditação que existem?
A meditação pode ser definida como um conjunto de técnicas que geram benefícios como:
- Ajuda a ter maior atenção plena, tranquilidade e pensamentos positivos.
- Pode induzir relaxamento, redução do estresse e melhor qualidade do sono.
- Com hábitos saudáveis, pode melhorar a saúde física e mental, além de diminuir a dor.
- É uma ferramenta terapêutica disponível 24 horas, sem gasto financeiro.
Se você se pergunta quantos tipos de meditação existem e como escolher, deve saber que existem centenas de técnicas.
Com os olhos fechados ou abertos, com foco nos mantras ou nos tipos de respiração meditação; sentado numa flor de lótus ou apenas andando… Existem muitas maneiras de meditar e aprender a fazê-lo.
Tudo dependerá da complexidade dos exercícios, dos objetivos perseguidos e das formas de meditação escolhida pelo praticante.
Agora, vamos nos aprofundar em quais são os tipos de meditação e tipos de meditação guiada que podem ajudá-lo a alcançar estados profundos de relaxamento e consciência.
Vipassana
Conhecida como meditação do insight, busca uma perceção clara das coisas e situações. Começa com o foco num único ponto (samatha) e com a ajuda da respiração e dos sentidos, visa atingir o subconsciente para mudar crenças profundas.
Zen ou Zazen
É outro tipo de meditação budista onde é importante manter uma postura corporal (birmanesa, seiza, lótus ou meio lótus), perceber a respiração e as sensações na barriga.
Pode incluir o kinhin, que é caminhar com plena consciência dos passos e das sensações.
Meditação dos chakras
Concentra-se na energia da coluna e os seus sete pontos ou chakras. Cada um dos chakras tem uma cor, características próprias e tipos de mantras para meditação.
É um dos tipos de meditação guiada mais procurados.
Mindfulness ou atenção plena
É um dos tipos de meditação do Ocidente que se baseia em técnicas do budismo, mas sem o componente religioso. Um dos seus exercícios, o scanner corporal, é um dos mais praticados.
Inclui técnicas formais com meditações deitadas ou sentadas e exercícios efetuados com as atividades diárias, como caminhar ou limpar a casa.
Transcendental
Tornou-se muito popular na década de 1960. Caracteriza-se por técnicas e rotinas controladas para relaxar a mente e alcançar níveis profundos de consciência.
Baseia-se na repetição de um mantra personalizado, com palavras selecionadas que geram uma vibração única em cada participante. Inclui ciclos de 20 minutos, duas vezes por dia.
Yoga e kundalini
O yoga inclui posturas (asanas), técnicas de respiração (pranayama) e também práticas meditativas como samadhi, dhyana e kundalini.
Kundalini é uma série de cânticos, mantras, mudras e respirações especiais que despertam a energia e a conexão com os chakras. O seu objetivo é a iluminação.
Metta
É uma categoria de meditação que se concentra no desenvolvimento da compaixão e “bondade amorosa”.
Tonglen
De bases budistas e influências tibetanas, é um dos exemplos de meditação onde o praticante deve se conectar com a raiz do seu sofrimento interno. A ideia é aprender a reconhecer emoções e superar situações complexas.
Como escolher o tipo de meditação mais adequado?
Existem muitas outras formas de meditação como o dzogchen (praticado pelo Dalai Lama) onde meditar é um ato natural que se efetua com os olhos abertos. Ou a kabbalah, derivada do judaísmo.
Como saber qual desses tipos de meditação é mais adequado? Siga estas dicas:
- Lembre-se que não há maneira certa ou errada de meditar.
- Melhor se você não procura nada da meditação. Mantê-la constante ajudará sem pressão ou estresse.
- Vá a um centro especial ou aprenda por conta própria, guiado por vídeos ou livros. Quanto mais praticar, melhor!
Exemplos de meditação para iniciantes
Há muitas maneiras de começar a meditar. Siga este passo a passo:
- Encontre uma posição confortável, deitado ou sentado.
- Concentre a sua atenção em algo específico, como uma imagem ou a sua própria respiração.
- Mantenha o foco nesse objetivo.
- Inspire e expire pelo nariz até que a sua respiração desacelere.
- Sempre que a mente divagar, volte para a imagem ou objetivo.
- Continue assim até conseguir acalmar a respiração e a mente.
Outros exemplos são os passeios em silêncio por zonas sossegadas, apenas reparando nos passos, na respiração e na paisagem natural.
Chegamos ao fim!
Pratique os seus exercícios diariamente. A consistência é o que o ajudará a dominar as técnicas e os tipos de meditação que melhor se adequam ao seu estilo de vida.