Índice de conteúdos
Se a natação é uma atividade que pratica apenas no verão, não conhece os benefícios da natação que está a desperdiçar.
Os benefícios da natação para o corpo são inegáveis. É um dos melhores exercícios que as pessoas, de qualquer idade, podem fazer, sem arriscar ou sofrer lesões.
Quer conhecer os benefícios da natação para a saúde? Preparamos um resumo com 10 das suas vantagens mais surpreendentes.
Que efeitos tem a natação no corpo?
A natação e os seus benefícios para o corpo oferecem impactos positivos e até terapêuticos em crianças, adolescentes e adultos. Os efeitos no sistema cardiovascular e respiratório são imbatíveis.
O International Journal of Cardiology e a Harvard Medical School descreveram os efeitos fisiológicos favoráveis das “forças de compressão” que o ambiente aquático exerce sobre o corpo.
Em geral, a natação:
-
- Ajuda a controlar a pressão arterial
- Aumenta a resistência, energia e humor
- Promove um sono reparador
- Melhora a saúde das articulações e reduz a dor
- Ajuda a liberar o stress
- Fortalece os músculos
- Ajuda a reduzir o peso corporal
Porquê escolher a natação?
Os benefícios da natação atingem os grupos musculares e o coração. Aumenta o fluxo sanguíneo, ajuda a criar vasos sanguíneos e a liberar endorfinas, o que pode reduzir naturalmente a dor. É uma disciplina de baixo impacto que não prejudica as articulações.
Que benefícios da natação deve conhecer para agregar essa prática à sua vida? Confira a seguir!
-
Trabalha todo o corpo
A natação é um exercício abrangente. Fortalece, alonga grupos musculares e proporciona condicionamento aeróbico completo.
Ajuda a obter flexibilidade e a fortalecer áreas específicas. Por exemplo:
- O estilo mariposa trabalha o trapézio e os deltoides.
- Nadar de costas ativa o grande dorsal e diferentes grupos musculares.
-
Trabalha também o seu interior
Os benefícios psicológicos da natação vão desde o controlo do stress e da ansiedade até a melhoria do sono e do humor.
-
Lesões, artrite e outras condições
Como a água atua como uma almofada para as articulações e ossos, este efeito protetor reduz o choque ou impacto durante o exercício.
- A capacidade de flutuabilidade, quando mergulha até o pescoço, pode chegar a 90%.
- De acordo com a Arthritis Foundation, isto evita a tensão nos joelhos e calcanhares, sendo altamente recomendada para pessoas com artrite e lesões.
-
Pessoas com asma
A natação aumenta a capacidade pulmonar. Fortalece a função do diafragma e aumenta o desempenho respiratório. Conter a respiração debaixo de água aumenta o seu controlo.
-
Esclerose múltipla
Idosos e pessoas com esclerose múltipla podem obter na natação benefícios para o corpo e mente: vantagens terapêuticas, a nível cognitivo, melhora o humor, maior velocidade e acuidade mental.
-
Queima calorias
Nadar sem fazer muito esforço queima cerca de 500 calorias por hora. E no modo vigoroso, pode queimar cerca de 700 calorias por hora.
- Nadar apenas 10 minutos no estilo crawl consome 100 calorias; 60 calorias em bruços; 80 calorias de costas e até 180 calorias no estilo mariposa.
- Em comparação, pode queimar 100 calorias em 10 minutos de corrida (1,5 km).
-
Melhora o sono
Entre os benefícios da natação, para uma melhor qualidade do sono, temos:
- Promove o relaxamento.
- Ajuda a equilibrar os padrões de sono.
- Os movimentos repetitivos da natação estimulam as endorfinas, que fazem bem e acalmam a mente e o corpo.
-
Bebés
Em bebés e crianças pequenas, a natação pode estimular o desenvolvimento muscular e psicomotor e melhorar a capacidade do sistema cardiorrespiratório. Além disso, a água promove relaxamento e socialização.
- A partir dos 6 meses, os bebés podem começar a nadar em ambientes seguros e controlados que não afetem a sua pele delicada.
- A temperatura da água deve ser superior a 28 graus Celsius.
-
Ajuda a gerir o stress
A Academia Americana de Médicos de Família (AAFP) recomenda a natação como um dos melhores exercícios físicos aeróbicos para reduzir o stress, a depressão e a ansiedade.
Aconselha fazer exercícios 5 ou 6 vezes por semana, durante 30 minutos por dia (como caminhar, nadar, correr, andar de bicicleta, etc.) para liberar neurotransmissores que dão boa disposição e energia.
-
Segurança durante a gravidez
Entre os benefícios da natação na gravidez estão:
- Maior mobilidade para fazer exercícios.
- Menos stress nos joelhos, calcanhares e articulações.
- A flutuabilidade na água funciona como uma massagem muscular.
Não é recomendado nadar durante a gravidez após o oitavo mês (devido ao risco de vazamento do tampão mucoso). Antes e depois de nadar, recomenda-se tomar banho e nunca saltar na piscina.
Entre os estilos que mais ajudam as grávidas estão:
Crawl: como exercício cardiorrespiratório.
Costas: ideal para aprender a nadar.
Bruços: para fortalecer os glúteos, períneo e músculos abdutores.
Não faça a braçada de mariposa, pois a água atinge a sua barriga.
Quantos dias por semana deve nadar?
Depois de conhecer todos os benefícios da natação para todas as idades e condições, com certeza vai querer trocar o ginásio pelos desportos aquáticos. E não o vamos culpar!
- O ideal — para um adulto — é nadar uma ou duas vezes por semana.
- Uma sessão de natação de 30 a 45 minutos é suficiente para obter as vantagens no fortalecimento muscular e tonificação do corpo.
Antes de saltar para a água e praticar desportos, recomendamos sempre que consulte o seu médico caso tenha alguma contraindicação ou lesão.