Skip to main content
Excursões

Rota Dos Castelos de Portugal: O que são eles?

Quer fazer uma viagem de norte a sul pela rota dos castelos de Portugal? Quer conhecer a rota dos 5 castelos? Nesse caso, só precisa guiar a sua bússola e preparar a sua mochila para visitar a região da sua preferência.

Em todo o território português, encontrará milhares de motivos para mergulhar e deixar-se fascinar pelas antigas histórias de castelos, fortalezas, reinos e guerreiros.

Continue a ler e descubra as incríveis histórias detrás da rota dos castelos Portugal!

Rota dos Castelos de Portugal, quais são eles?


Quantos castelos portugueses existem? Em quase todos os distritos existem castelos e fortificações que pode explorar. De facto, estima-se que há cerca de 500 estruturas arquitetónicas deste tipo em todo o país.

Cada rota dos castelos vai levá-lo por uma rica e vibrante história medieval. Também, pelos tempos da demarcação das fronteiras mais antigas da Europa e pelas origens de Portugal.

Continue a ler!

Rota dos 5 castelos da Guarda

No distrito da Guarda encontra-se um dos passeios mais famosos. Esta é a rota dos cinco castelos medievais. Estas cinco estruturas fazem parte da rota dos castelos do centro de Portugal.

Conheça-os!

Castelo do Sabugal

Construída em 1297, o seu maior destaque foi durante as invasões napoleónicas. Tem uma torre de menagem com cinco quinas muito características.

Castelo de Sortelha

A sua construção foi ordenada por Don Dinis, após o Tratado de Alcanizes (1297). Foi fundamental durante as guerras contra Castela. Há registos de que esta área foi habitada desde 5.000 anos antes de Cristo.

Castelo de Vila do Touro

Existem registos de que esta vila, ocupada desde a Idade do Bronze (3750 a.C.), pertenceu aos Templários no final do século XII. Presume-se que o castelo começou a ser construído no início do século XIII.

Junte-se às mais de 250.000 almas livres, eletricidade 100% sustentável

Castelo de Vila Maior

A sua construção remonta ao século XI, enquanto a sua reconstrução foi ordenada por Afonso IX em 1280. Fazia parte de Castela e 17 anos após o Tratado de Alcanizes, passou para as mãos de Portugal.

Castelo de Alfaiates

Foi um quartel-general militar estratégico durante a Guerra da Restauração e também durante as batalhas com os franceses.

Rota dos castelos de Lisboa

Na região de Lisboa encontra vários percursos de torres e castelos icónicos. Entre eles mencionamos:

Castelo de São Jorge

Este Monumento Nacional tem uma cidadela medieval (Alcazaba), terraços, jardins, miradouros, museu, escavações e as ruínas do palácio real. Foi construído no século XI.

Possui um impressionante periscópio criado por Leonardo Da Vinci!

Castelo dos Mouros (Sintra)

No interior dos Parques de Sintra pode desfrutar de escavações arqueológicas, silos, campos, vistas impressionantes e o Castelo dos Mouros, que remonta ao século VIII.

Suba ao topo das escadas para apreciar as vistas mais encantadoras de Sintra!

Torre de Belém

Este é o monumento mais conhecido de Lisboa e é mesmo o símbolo de Portugal. Ela remonta ao século XVI. As suas torres de vigia mouras, que se erguem sobre o rio Tejo, defendiam o porto de Lisboa dos piratas.

Rota dos castelos no Alentejo

No Alentejo, no centro-sul, há histórias seculares abrigadas entre as muralhas da rota dos castelos de Portugal. Recomendamos que visite os seus incríveis castelos, entre os quais temos:

  • Castelo de Arraiolos: situa-se em Évora, no alto do Monte de San Pedro. Data de 1305.
  • Castelo de Amieira: construído em 1350, é um exemplo do desenho militar do século XIV.
  • Castelo de Beja: possui uma torre de menagem com 40 metros de altura, única no seu estilo.
  • Castelo de Elvas: está classificado como Património Mundial da UNESCO, devido à sua imponente arquitetura militar.
  • Castelo de Estremoz: construído no século XII. Está associado à lenda do milagre das rosas, que envolveu a Don Dinis e a Rainha Santa Isabel.

Mapa: Rota dos Castelos de Portugal

É possível passear pelos castelos de Portugal? Ou de bicicleta?

Se gosta de caminhar ou pedalar até às fortificações medievais, a Rota dos Castelos de Portugal tem opções a cada passo.

Uma das alternativas é a Grande Rota da Bicicleta na rede de Aldeias Históricas de Portugal. São cerca de 700 km (dois circuitos) que o levarão por 12 aldeias de importância histórica como Almeida, Belmonte, Castelo Novo, Sortelha e muito mais.

Na rota dos castelos e do vinho no Alentejo, para citar um exemplo, pode pedalar até à cidade velha de Évora e visitar os povoados fortificados.

No norte de Portugal, pode facilmente chegar à Torre de Menagem em Braga a pé e de bicicleta, aos castelos de Bragança, Caminha, Chaves e ao imponente Castelo de Guimarães, para citar alguns.

Agora, sabe tudo ou o que precisa saber sobre a rota dos castelos de Portugal.

O que espera para descobrir as histórias fantásticas abrigadas dentro dessas muralhas e castelos?

Joana Pereira

Olá! O meu nome é Joana Pereira, adoro viajar e sou fascinada por assuntos relacionados com bem-estar físico e mental. Neste site encontrará dicas e posts sobre tudo o que eu tenho aprendido e sobre a minha própria experiência. Espero que gostem!

Deixe uma resposta