Skip to main content
Excursões

Melhores percursos pedestres do Algarve

Percorrer os percursos pedestres do Algarve é um excelente plano para conhecer de perto a rica biodiversidade que caracteriza a região mais meridional de Portugal continental.

Segundo o guia de percursos pedestres do Algarve, publicado pelo Turismo do Algarve, nesta região existem 51 percursos à espera de caminhantes de todos os níveis.

Estes 51 caminhos estão divididos em:

  • 47 percursos de curta distância (PR), inferiores a 30 km;
  • e quatro percursos de longo curso (GR), com mais de 30 km.

Não se diga que não há onde escolher!

Em suma, caminhar estes trilhos levá-lo-á por diversos ecossistemas que albergam mais de 250 espécies de aves e insetos emblemáticos, como as borboletas de mil cores.

Para lhe facilitar esta viagem, propomos-lhe seis caminhadas no Algarve que certamente tornarão as suas férias mais emocionantes.

Conheça estes percursos pedestres do Algarve e prepare a mochila para se juntar a nós nesta aventura.

Junte-se às mais de 250.000 almas livres, eletricidade 100% sustentável

Top 6 percursos pedestres do Algarve

Sabia que dois terços do território algarvio são zonas naturais ou áreas protegidas? Os percursos pedestres do Algarve são uma oportunidade para explorar diversas paisagens ao longo de:

  • As suas cinco zonas: Costa Vicentina, Litoral Sul, Barrocal, Serra e Guadiana.
  • As suas quatro Grandes Rotas: Via Algarviana, Rota Vicentina, Grande Rota do Guadiana e Percurso Descoberta.

Do guia percursos pedestres Algarve extraímos estes 6 melhores trilhos que lhe darão uma ideia da diversidade desta região.

Passeio Praia Grande (Litoral Sul)

Este percurso pedestre e, em parte, ciclável irá levá-lo até à Lagoa dos Salgados, classificada pela BirdLife International como Importante Área de Preservação de Aves (IBA).

Situado em Pera / Praia Grande, concelho de Silves, é um caminho de 5,2 km (com terra, areia e passadiço de madeira). O percurso tem uma duração média de dois horas a pé.

Outros trilhos pedestres do Algarve a não perder no Litoral Sul são o Percurso dos Sete Vales Suspensos e o Caminho dos Promontórios, ambos no concelho de Lagoa.

Não deixe os seus binóculos em casa!

Ilha da Culatra (Litoral Sul)

Este é um dos percursos pedestres algarvios situado no concelho de Faro e ao qual só se chega de barco (a partir do cais de embarque de Olhão).

É um percurso linear de 5,6 km (ida e volta). Faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. É rica em aves aquáticas, habitats lagunares e oferece 1,5 km de praia.

Percurso da Tôr (Barrocal)

No concelho de Loulé encontrará percursos pedestres de grande interesse como a Rocha da Pena, a Fonte da Benémola e esta caminhada que tem início na antiga vila da Tôr.

Este percurso pelo barrocal algarvio condensa paisagens rurais, tradições de outros tempos e estruturas medievais como a ponte da Tôr. Poderá deliciar-se com a fauna e a flora entre exuberantes florestas, campos, pomares e vinhas.

Pode fazer este percurso circular de 5,2 km a pé ou de bicicleta.

Cerros da Carrapateira (Costa Vicentina)

Este percurso circular de 13,2 km e cerca de quatro horas de caminhada situa-se no concelho de Aljezur.

É um agradável passeio que o levará por vales, barrancos, cerros e pelas aldeias da Carrapateira e Vilarinha. Irá avistar a serra de Monchique (o ponto mais alto do Algarve) e a faixa costeira.

Este é um dos circuitos icónicos da Costa Vicentina, a par de rotas famosas como a Endiabrada e os Lagos Escondidos (na Bordeira) e a rota cultural e ambiental de Aljezur.

Trilho das Cascatas (Serra)

Este percurso de 17,6 km, com uma duração média de cinco horas a pé, situa-se em Monchique.

É um percurso de grande beleza paisagística. Começa na Fóia e segue até às Cascatas do Penedo do Buraco, do Chilrão e do Barbelote. Esta última, a mais impressionante do percurso.

Outros trilhos nesta área que deve visitar são:

  • O Percurso dos Montes Serranos, com vistas que o deixarão sem fôlego até à serra do Caldeirão (casa da rara Águia-de-Bonelli).
  • Circuito Arqueológico da Vilarinha — Vale Fuzeiros
  • Trilho dos Moinhos, com a sua vegetação e fauna particular.

Terras da Ordem (Guadiana)

Esta caminhada circular de 12 km e cerca de quatro horas de duração irá levá-lo pelas florestas nativas da Mata Nacional das Terras da Ordem e por zonas ribeirinhas de grande interesse ecológico em Castro Marim.

Visitará as ribeiras de Odeleite e da Foupana, as aldeias de Pernadas, Odeleite e Tenência e o recuperado Molino das Pernadas.

Existem muitos outros percursos pedestres do Algarve que incentivamos a visitar. Entre as rotas mais longas estão:

  • Rota Vicentina: com quase 450 km de percursos marcados entre as regiões do Alentejo e Algarve.
  • Via Algarviana: tem 300 km de extensão e atravessa 11 concelhos algarvios em 14 sectores.

O que acha destas opções? Sem dúvida que o Algarve é um destino obrigatório para os amantes do pedestrianismo.

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta