Skip to main content
Desportos aquáticos

Tipos de embarcações: as que existem e são mais comuns

Se começa a navegar e quer conhecer os tipos de embarcações para desportos aquáticos, a primeira coisa que vai descobrir é que a variedade de nomes de lanchas é extremamente grande.

Para o ajudar a simplificar a sua pesquisa, preparámos este guia prático sobre os tipos de embarcações que se podem adaptar às suas necessidades de atividade desportiva e entretenimento.

Tipos de barcos

Existem muitas classificações e tipos de barcos. Em termos gerais, os nomes de barcos podem ser divididos em categorias que incluem elementos como:
A maneira como se movem, seja com força humana, propulsão a vela ou motor.

  • O tipo de atividade desportiva ou nível de competição.
  • Se forem usados como um simples passatempo ou distração.
  • Para este guia rápido, mostramos os nomes de barcos mais usados.

Prancha de surf

Embora pareça estranho visualizá-las como embarcações, a verdade é que as pranchas de surf são consideradas um tipo de barco. E nesta família, a lista é extensa.

Para obter o máximo proveito das pranchas precisa aprender técnicas para melhorar a remada no surf e ganhar equilíbrio. Dependendo do tipo de surf, a prancha permite manobras em pé, ajoelhado, sentado ou deitado.

Entre as pranchas de surf, estas são as mais utilizadas:

  • Shortboard: adapta-se a vários tipos de ondas.
  • Longboard: é uma prancha grande e pioneira neste desporto.
  • Stand Paddle Board e Stand Up Paddle Surf (SUP): com remo flexível.
  • Gun: tem ponta e rabeta afiadas, perfeitas para surfar ondas grandes.
  • Mini longboard (Malibu): muito utilizada em ondas pequenas ou para surfistas iniciantes.
  • Evolutiva: é mais grossa e maior do que as shortboards.
  • ​Retro: inspiradas nos anos 70, possuem cauda de andorinha e até quatro quilhas.
  • Fish: permite surfar ondas com pouca força.
  • Tow-in: pequena e estreita, permite pegar ondas com a ajuda de um jet ski.
sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Canoas

Com diferentes desenhos, pesos e tamanhos, adaptam-se às categorias de canoagem e ao número de pessoas que levam. Podem ser canoas de velocidade, lazer, freestyle, mar aberto, competitivo, entre outras categorias.

Terminam numa ponta e são mais longos e estreitos do que os barcos de remo, pesca ou passeio. O remo não precisa de ser segurado.

Caiaque

Este tipo de canoa é mais utilizado para fins desportivos e recreativos e pode transportar de uma a quatro pessoas. Usa um remo de lâmina dupla que não precisa de apoio no barco.
Existem kayak rígidos, insufláveis, dobráveis, modulares, com pedais e até com motor elétrico.

Pedal boats

São os favoritos para desfrutar com a família e amigos no verão. Podem ter vários estilos, tamanhos e acessórios, tobogãs, espreguiçadeiras fixas ou cobertura.

Prancha à vela (windsurf)

É um tipo de prancha de surf com vela incluída para aproveitar a direção do vento. Pode ser muito veloz e oferecer todos os tipos de recursos para competição ou atividade de lazer.

Barco de vela ligeira

São barcos pequenos onde cabem até quatro pessoas, sendo fáceis de transportar. São usados para praticar e obter o título de patrão de barco.

Veleiro

É um dos tipos de embarcação para uso desportivo ou atividades de lazer. Existem muitos tipos de veleiros e incluem aqueles usados em regatas e cruzeiros.

Catamarã à vela

Maior e mais estável do que um veleiro, possui um esqueleto que une dois cascos. Permite mais espaço e podem ter uma vela ou motor.

Motas aquáticas e jet ski

Estes barcos compactos e leves são especialmente projetados para atividades recreativas e desportivas.
Oferecem diferentes modelos conforme o número de ocupantes, tipo de motor e modo de condução. Servem também de reboque para outras embarcações.

Lancha

Podem ser motorizadas, a remo ou à vela. São utilizadas para viagens curtas, para transporte de pessoas ou para atividades de entretenimento e turismo. Existem estruturas semirrígidas, com cabine e abertas.

Barcos de pesca, iates e super iates

Existem muitos tipos de embarcações para a pesca, mas todos têm em comum o facto de serem mais estáveis e espaçosos do que as lanchas.
Quanto aos iates, são classificados como tal se tiverem mais de 10 metros de comprimento e super iates se tiverem mais de 40 metris de comprimento.

Não perca ainda estas dicas:

  • Em Portugal, qualquer embarcação com mais de 6 metros de comprimento e potência instalada acima de 22,5 kW necessita de autorização para ser conduzida.
  • Barcos a remo ou pequenas embarcações à vela, ou com motor inferior a 22,5 kW, até 3 milhas (4,83 km) da costa, podem ser conduzidos sem autorização especial.

Vamos navegar?

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta