Skip to main content
Ciclismo: as melhores rotas

Que tipos de bicicletas existem e como escolher a bicicleta certa?

Há muitos tipos de bicicleta que colaboram para uma mesma proposta: o exercício físico!

É claro que cada pessoa tem as suas preferências e a sua forma de realizar este exercício físico, pelo que os diferentes tipos de bicicletas que existem devem possuir características que colaborem para a modalidade de exercício em questão.

Neste artigo apresentamos os principais tipos de bicicletas que existem e o que deve ter em consideração ao escolher o modelo que pretende adquirir.

Quais são os tipos de bicicletas?

Com as novas tecnologias que surgem, é natural que haja cada vez mais diferentes tipos de bicicletas.

Há algumas décadas, por exemplo, poderia parecer impossível conceber alguns tipos de bicicletas estáticas, como as que são utilizadas nos ginásios.

Também as bicicletas elétricas, que realizam uma parte ou todo o trabalho físico por si, são modelos que há alguns anos seria difícil de imaginar que pudessem existir.

Nesse sentido, abaixo apresentamos os principais tipos de bicicletas que existem, uma vez que são estes os mais vendidos no mercado atualmente.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Bicicleta urbana e de passeio

Este modelo de bicicleta é ideal para utilizar no dia a dia da cidade, como para ir para o trabalho, para a universidade, para passear com os amigos, etc. Trata-se do modelo mais vendido nos supermercados, lojas de departamento e lojas especializadas. 

São bicicletas com rodas grandes e pneus finos, que as tornam adequadas para circular confortavelmente nos asfaltos. Permitem também levar um cesto ou bolsa para transportar pertences. 

É também indicada para circular em vias urbanas, como calçadas e ciclovias.

Bicicleta de mountain bike

Entre os tipos de bicicletas que existem mais apropriados para quem gosta de pedalar pela natureza, a mountain bike é a mais tradicional.

Trata-se de um modelo multifuncional e que pode ser utilizado em diferentes terrenos, pois a sua estrutura garante estabilidade e segurança para ultrapassar obstáculos.

Bicicleta BMX

A bicicleta BMX é indicada para quem pratica acrobacias free style. São menores e compactas, possuem aro 20, pneus grossos e travões na dianteira para travar durante as manobras.

A sigla BMX significa Bicycle (B) Moto (M) Cross (X), tendo sido este modelo inventado ainda na década de 1970, nos Estados Unidos.

Bicicleta Speed

Entre os diferentes tipos de bicicletas que existem, destacamos ainda a bicicleta speed, ideal para pedalar em ruas com asfalto ou superfícies lisas. 

É também chamada de bicicleta de ciclismo, sendo facilmente identificável por ser um modelo fino e que alcança altas velocidades, ou seja, tem uma excelente eficiência aerodinâmica.

Dicas para escolher o melhor tipo de bicicleta

Não é possível dizer se há um tipo de bicicleta melhor do que o outro. O que podemos dizer é que existem diferentes propostas e objetivos que se pretende atingir ao circular com a bicicleta que quiser. 

Antes de escolher uma bicicleta, reflita bem sobre onde pretende circular com ela, se o tamanho da bicicleta se ajusta ao do seu corpo, se a sua postura está ereta, se o valor da bicicleta se encaixa no seu orçamento, entre outros fatores.

Se possível, converse com um profissional antes de tomar a sua decisão, e nunca se esqueça: um capacete é fundamental para a sua segurança!

Agora que já conhece os principais tipos de bicicletas que existem, prepare-se para se exercitar e fazer deste desporto uma fonte de prazer e bem-estar.

E para mais dicas de passeios ao ar livre, continue a acompanhar o nosso blog.

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta