Skip to main content
Ciclismo: as melhores rotas

Descubra a rota do Porto para Santiago de Compostela de bicicleta em 3 dias

Quer fazer o Caminho de Santiago e sair do Porto? Que tal seguir de bicicleta numa viagem de 3 dias? Se ainda não tinha pensado nisso, está na altura de aprender a preparar um roteiro do Porto a Santiago de Compostela em bicicleta em 3 dias.

Com as seguintes indicações poderá planear as etapas ao longo do Caminho da Costa Portuguesa, um dos mais recomendados para fazer de bicicleta em qualquer altura do ano.

Prepare-se para desfrutar desta experiência inesquecível!

Palcos do Porto a Santiago em bicicleta

Pedalar até Santiago de Compostela pelo Caminho Português é uma experiência de ecoturismo, aventura e desporto que ganha cada vez mais popularidade. Constate as razões:

• É uma viagem por palcos que oferece formas incríveis de viver esta peregrinação, começando em Portugal e terminando em Espanha.
  • Diferentes variantes podem ser tomadas. São cerca de 300 quilómetros de pedalada, nos quais se pode conhecer os distritos portugueses do Porto, Braga e Viana do Castelo. Em Espanha, entra-se pela Galiza, pela província de Pontevedra, pelas Caldas de Reis e Padrón até terminar em Santiago de Compostela, na província da Corunha.
  • No Caminho Português ao longo da Costa do Oceano Atlântico Norte encontrará um clima confortável. A temperatura média anual é de 16 °C e terá dias ensolarados na maior parte do tempo, principalmente entre abril e outubro.
  • Porto – Santiago de Compostela em bicicleta (3 dias de caminho) é uma rota com muitas opções de hospedagem e paisagens litorais e rurais deslumbrantes.

Terá ao longo do caminho uma variedade de ciclovias, trilhos e estradas pavimentadas. Os percursos oferecem a oportunidade de visitar cidades e vilas ricas em história, lendas e cultura, além de desfrutar de uma culinária mundialmente famosa.

Se é um ciclista experiente, pode fazer o caminho em 3 dias. Mas se quiser viver uma experiência mais imersiva, são aconselháveis 5 a 7 dias de pedalada.

Descubra abaixo o que incluem as etapas Porto – Santiago de Compostela em bicicleta durante 3 dias e o que precisa de fazer.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Dia do Itinerário 1

1. Saindo do Porto, siga pelas ciclovias localizadas ao longo do Rio Douro até Leça da Palmeira. Siga o caminho das setas amarelas que indica o norte da costa portuguesa.
  2. A partir daqui, uma mistura de estradas pavimentadas e ciclovias esperam por si até Vila do Conde e as praias de Póvoa de Varzim.
  3. Continue até às aldeias piscatórias, ao pinhal de Ofir e prepare-se para o próximo troço até Caminha.
  4. Terá de atravessar o rio para chegar a Esposende. Siga os trilhos ao longo dos rios Cávado e Neiva, até Viana do Castelo. A partir daqui, trilhas urbanas e autoestradas esperam por si até Vila Praia de Âncora. Siga o eco-caminho até Caminha.

Rota aproximada do dia 1: 106 km

Pedalada: 5 horas e 30 minutos

Dia do Itinerário 2

1. Em Caminha deverá apanhar o ferry boat para entrar em Espanha pela estação da Guarda (20 minutos de navegação).
  2. Siga o caminho para Baiona (2 horas de trajeto), onde poderá observar as aldeias medievais da costa da Galiza.
  3. Apanhe a estrada para Vigo, localizada a 25 km. Uma subida exigente e paisagens espetaculares sobre a Ria de Vigo esperam por si.
  4. Siga os 12 km de estradas de asfalto e desça em direção a Redondela. A partir deste ponto, o Caminho Central e o Caminho da Costa unem-se para continuar até Pontevedra, também com altos e baixos.
  5. Em Pontevedra pode restabelecer as suas energias para o dia seguinte.

Rota aproximada do dia 2: 92 km

Pedalada: 5 horas e 15 minutos.

Itinerário do dia 3

1. O itinerário leva-o longe da costa para entrar nos bosques e florestas da Galiza. Siga em direção a Padrón, com o seu jardim botânico, a igreja e ponte de Santiago e o miradouro de Santiaguiño do Monte. Pode visitá-los se não tiver o tempo contado.
  2. Esta última etapa do percurso Porto – Santiago de Compostela em bicicleta em 3 dias é exigente. Vai ver aldeias medievais e igrejas que indicam que o seu destino está próximo.
  3. Ao chegar a Santiago de Compostela, aproveite pelo menos um dia nesta cidade milenar e espiritual, com ruas estreitas, muros e mercados. Visite a Sé Catedral e no Centro de Acolhimento ao Peregrino obtém o seu diploma.

Rota aproximada do dia 3: 91 km

Pedalada: 5 horas e 25 minutos.

Mapa: Rota do Porto para Santiago de Compostela de bicicleta em 3 dias

Chegamos ao fim!

Finalmente, tenha em mente que do Porto a Santiago de Compostela as duas melhores estradas são o Caminho pelo Litoral e o Caminho Central. Ambos têm indicações de setas amarelas ou conchas de vieiras. Estes sinais indicam o caminho para os peregrinos.

Se seguir a rota central, pode entrar na região do Minho e conhecer cidades românicas como Barcelos, Ponte de Lima e Valença. Outro roteiro é o Caminho do Interior, que começa em Viseu, atravessa Trás-os-Montes e a parte interna da Galiza.

Para fazer o Caminho Porto Santiago de Compostela em bicicleta em 3 dias e viver uma experiência memorável é importante preparar-se fisicamente. Faça treinos de várias semanas para este desafio!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.