Skip to main content
Caminhadas

Percurso dos Sete Vales Suspensos

O Percurso dos Sete Vales Suspensos é um dos trilhos mais impressionantes do Algarve. Muitos amantes das caminhadas e da vida ao ar livre descrevem a rota como um verdadeiro parque de diversões no mundo natural.
É um percurso que sobe e desce ao longo de falésias calcárias durante quase 6 km (12 km ida e volta no percurso linear clássico).
Escolhido em 2019 como o melhor percurso pedestre da Europa (‘ranking’ promovido pela European Best Destinations), o Percurso dos 7 Vales Suspensos tem tudo para ser considerado uma das mais belas joias escondidas da costa portuguesa.
Quer conhecer os principais locais que compõem este percurso e que não pode perder?
Siga-nos e descubra este passeio único!

Onde está o Percurso dos Sete Vales Suspensos?

O Percurso dos 7 Vales Suspensos estende-se ao longo da costa entre a Praia de Vale de Centeanes (Carvoeiro) e a Praia da Marinha. Situa-se no concelho de Lagoa, distrito de Faro.
Nesta rota, os caminhantes têm a oportunidade de ver diversos espetáculos naturais. Entre eles:

  • os Arcos de Marinha, formação de duplo arco marítimo de grande beleza;
  • e a Gruta de Benagil ou Benagil Caves, acessível apenas por barco, embora também seja visível de cima, através de uma abertura no teto da gruta.

O percurso oferece vistas panorâmicas sobre as águas azul-turquesa do Oceano Atlântico e formações rochosas de tirar o fôlego.
Pode fazer este passeio em cerca de 2 a 5 horas a pé, embora tudo dependa do nosso ritmo de caminhada, ponto de partida e as paradas para descansar, tirar fotos e descer às praias.
E qual é a origem do nome dos Sete Vales Suspensos?
Segundo o sítio ‘web’ oficial Visit Algarve, há milhões de anos, cada um dos sete vales estava ligado à foz de uma ribeira.
Com o tempo, as águas salgadas e doces deram lugar a geoformas únicas como algares, grutas e arcos gigantes que caracterizam o percurso.

Junte-se às mais de 250.000 almas livres, eletricidade 100% sustentável

Principais locais do Percurso dos Sete Vales Suspensos

Os principais pontos do percurso incluem:

Praia do Vale de Centeanes

Situado no coração do Carvoeiro, é um refúgio sereno de águas límpidas e calmas, perfto para um mergulho revigorante.
Rodeada por falésias douradas com intrigantes formações rochosas e grutas escondidas, o acesso a esta praia é feito mediante uma escadaria extensa. Serve como ponto de encontro preferido para explorar as famosas cavernas marítimas da zona.

Farol de Alfanzina

Este farol histórico, do início do século XX, situa-se num promontório da região de Carvoeiro, marcando a paisagem algarvia.
Com a sua estrutura quadrangular e alva, coroada por uma distintiva lanterna vermelha, é um guia fiável para os marinheiros.

Praia do Carvalho

Esta pitoresca praia é conhecida pelo seu acesso por meio de um túnel nas falésias. Uma praia intimista de águas cristalinas e areia dourada, ideal para o snorkeling.
A nossa recomendação é alugar um caiaque ou paddleboard e explorar grutas próximas.

Praia de Benagil

A Praia de Benagil é famosa pela sua proximidade com o impressionante Algar de Benagil. É uma praia localizada numa bela vila piscatória.
Caracteriza-se pelas suas águas cristalinas, areia dourada e vistas maravilhosas. Ideal para apanhar sol, nadar e desfrutar de atividades aquáticas e da requintada cozinha portuguesa e mediterrânica.

Gruta de Benagil

Sem dúvida, uma experiência única no Algarve! Trata-se de uma formação geológica com um grande buraco no telhado que ilumina o areal de uma pequena praia escondida, banhada por águas azul-turquesa.
Não é recomendável nadar, pois as correntes são fortes. Poderá fazer passeios de barco organizados até ao algar, avistar golfinhos e ver outras grutas e formações geológicas como os Arcos de Marinha.

Arcos da Marinha

É uma das imagens mais fotografadas e icónicas do Algarve. Estão localizados na Praia da Marinha.
Do miradouro obtém-se uma perspetiva única dos arcos, que formam uma silhueta em forma de coração a partir de determinados ângulos. Daí o nome “Coração do Algarve”.
Além das caminhadas e snorkeling, neste ponto do Percurso dos Sete Vales Suspensos, estrada da marinha Lagoa Portugal, há passeios de caiaque ou SUP que oferecem experiências e aventuras inesquecíveis.

Praia da Marinha

A Praia da Marinha foi premiada internacionalmente, sendo famosa pelas suas impressionantes falésias calcárias, águas cristalinas e a rica vida marinha da zona. Constitui o início ou chegada do percurso.
Outros pontos de interesse do percurso pedestre são a praia do Carvoeiro e a formação rochosa do Algar Seco, de visita obrigatória.

Prepare a sua mochila e siga as nossas dicas!

Antes de visitar no Algarve o Percurso dos Sete Vales Suspensos deve saber:

  • Pode desfrutar do percurso tudo o ano, mas na primavera as temperaturas serão mais agradáveis ​​para a sua caminhada.
  • No verão, faça o passeio pela manhã ou no final do dia para não se expor ao calor intenso.
  • Aplique protetor solar, use chapéu e leve água suficiente para se manter hidratado.
  • Use calçado adequado, nunca chinelos. Esta trilha é acidentada e rochosa.
  • Mantenha-se nos trilhos assinalados e longe da beira das falésias.
  • Tenha cuidado ao caminhar, especialmente após chuva forte.
  • Não é permitido fazer este passeio de bicicleta.

Em suma, o Percurso dos Sete Vales Suspensos não é apenas uma caminhada. É uma viagem por uma das paisagens mais emblemáticas de Portugal, repleta de belezas naturais que ficarão gravadas na memória de quem a visita.

Joana Pereira

Olá! O meu nome é Joana Pereira, adoro viajar e sou fascinada por assuntos relacionados com bem-estar físico e mental. Neste site encontrará dicas e posts sobre tudo o que eu tenho aprendido e sobre a minha própria experiência. Espero que gostem!

Deixe uma resposta