Skip to main content
Caminhadas

Descubra quais são as melhores caminhadas a fazer no Gerês

Fazer caminhadas no Gerês, na zona do Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma das melhores programações ao ar livre que se pode fazer em Portugal. 

Que tal arriscar-se a descobrir as belas montanhas e as cascatas de águas cristalinas? Este é o lugar perfeito para quem gosta de explorar a natureza, seja durante o festival de caminhadas no Gerês, ou em qualquer altura do ano.

Se gosta de fazer trilhos em plena natureza, sugerimos neste texto as melhores caminhadas para fazer, além de caminhadas aquáticas no Gerês, que serão inesquecíveis.

E já sabe, neste blog encontra tudo relacionado com atividades ao ar livre. Boa leitura!

5 Melhores caminhadas no Gerês

Mapa: As melhores caminhadas a fazer no Gerês


Trilho da Cascata do Arado

Esta é uma das caminhadas do Gerês com um nível de dificuldade elevada, devido às muitas subidas e descidas íngremes.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Com uma distância de aproximadamente 10 km, tem início na Portela do Homem e segue ao longo do Rio Arado, levando os caminhantes até à Cascata do Arado, um dos locais mais belos da região.

 

Durante o percurso, os caminhantes devem atravessar várias pontes de madeira, passar por uma antiga ponte romana e apreciar as belas paisagens da serra do Gerês

 

Destaque para a Cascata do Arado, com uma queda de água de mais de 20 metros, formando um grande lago de águas cristalinas.

Trilho da Geira Romana e dos Arrieiros

Com cerca de 17 km de distância, este trilho de caminhadas no Gerês apresenta um nível de dificuldade intermédio e segue a antiga estrada romana que ligava Braga a Astorga, passando por aldeias tradicionais.

Durante o percurso, os caminhantes podem admirar as ruínas romanas, como os marcos miliários, as pontes e os aquedutos. 

Este trilho também passa por moinhos de água, fontes e cascatas, permitindo-nos desfrutar da beleza natural da região, como numa caminhada aquática pelo Gerês. 

Destaque para as aldeias do Campo de Gerês, Vilarinho das Furnas e EntreAmbosos-Rios. 

Trilho dos Miradouros

Este trilho de caminhadas no Gerês é considerado curto e fácil, com poucas subidas e um terreno levemente acidentado. São 7km de caminhada, começando pelo Miradouro da Pedra.

 

Os caminhantes podem admirar as paisagens deslumbrantes do Gerês, como os vales profundos, os picos imponentes e os lagos cristalinos. Os miradouros ao longo do caminho oferecem vistas panorâmicas espetaculares.

 

Além das vistas panorâmicas, o Trilho dos Miradouros também oferece uma oportunidade para os caminhantes explorarem a flora e a fauna da região, passando por bosques de carvalhos, castanheiros e pinheiros, além de poder observar a vida selvagem local.

Trilho do Poço Azul

Com uma distância de cerca de 5 km, este trilho começa na aldeia de Vilar da Veiga e segue por uma trilha sinuosa, passando por uma série de poços e cascatas, culminando no espetacular Poço Azul.

 

De facto, o Poço Azul é uma das principais atrações do trilho, com uma profundidade de cerca de 7 metros. É um bom lugar para uma caminhada aquática no Gerês, mas convém lembrar que a água pode estar muito fria mesmo no verão.

Trilho da Pedra Bela

No Gerês as caminhadas como a do Trilho da Pedra Bela atraem pessoas de níveis intermédio e avançado de prática.

 

Este trilho começa no centro da aldeia de Campo do Gerês e segue por um trilho íngreme, passando por paisagens montanhosas deslumbrantes e culminando no topo da Pedra Bela.

 

A subida até este topo é desafiante, mas as vistas panorâmicas fazem tudo valer a pena. Observe o Vale do Homem e a Serra do Gerês, são espetaculares!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta