Skip to main content
Caminhadas

Levada das 25 fontes

Já alguma vez ouviu falar na Levada das 25 Fontes? Localizada na Calheta, município da Ilha da Madeira, esta levada é repleta de nascentes e paisagens naturais de tirar o fôlego.

De facto, a Levada das 25 Fontes e a Levada do Risco são praticamente paralelas e estão localizadas na Calheta. Por isso mesmo, pode aproveitar o mesmo dia para conhecer ambas as levadas. 

Neste artigo explicamos como lá chegar e algumas dicas para um percurso seguro. Continue a leitura!

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Como chegar à Levada das 25 Fontes

Para chegar à Levada das 25 Fontes, tendo partido de Funchal, deve-se fazer o seguinte caminho:

  • Seguir na Via Rápida (VR1) em direção à Ribeira Brava;
  • Na Ribeira Brava, seguir pela Via Expresso (VE3) em direção à Ponta do Sol e Calheta;
  • Ao chegar à vila do Arco da Calheta, na rotunda, seguir pela 1ª saída em direção à Estrada Regional (E.R.222);
  • No sítio do Loreto seguir a sinalização até ao Rabaçal;
  • O percurso da Levada das 25 fontes encontra-se logo à direita.

Segundo a Câmara da Calheta Viva, este é o percurso indicado visto que a Estrada Regional (E.R.105), entre a Encumeada e o Rabaçal, encontra-se de momento fechada ao trânsito.

Dicas para fazer a rota da Levada das 25 Fontes

Assim como quaisquer trilhos em plena natureza, a Levada das 25 fontes tem riscos que deve ter em atenção antes de iniciar a sua caminhada.

  • A Levada das 25 Fontes, na Madeira, é uma das mais frequentadas pelos locais e turistas. Há partes do percurso que são mais estreitas e onde deverá ceder lugar às pessoas que estão em posição desfavorável. Tenha paciência e seja gentil!

 

  • Os varandins posicionados nos locais menos seguros podem não suportar todo o peso do seu corpo. Por isso, não se apoie nos mesmos quando for dar passagem a outras pessoas.

 

  • Existem muitos atalhos ao longo do percurso da Levada das 25 fontes. No entanto, não tente se aventurar pelos caminhos que não estiverem sinalizados, pois corre um grande risco de se perder.

Mapa: Levada das 25 fontes

Tendo em conta todas essas recomendações, apresentamos algumas dicas para um percurso agradável na Levada das 25 Fontes:

  • Pode iniciar o percurso pela zona do Rabaçal na E.R. 105 (Antiga E.R. 110) ou pela Zona de Lazer da Caldeira (a “Garagem”), na Estrada Dr. Roberto Monteiro (Antiga E.R. 211).
  • Se começar o percurso pela zona do Rabaçal, pode contar com o serviço de transporte do Município da Calheta que o leva até ao ponto referencial de partida: o Posto Florestal do Rabaçal. 
  • O percurso encontra-se bem sinalizado e tem como destino a Central Hidroelétrica da Calheta. Desfrute das vistas das quedas de água e das paisagens.
  • Existe uma ponte que lhe permitirá atravessar sobre a Ribeira Grande, sendo que de seguida irá encontrar uma escadaria em pedra emparelhada. 
  • Passe pelos belos túneis de urzes com a garantia de estar protegido por varandins em todo o percurso.
  • Até ao final do percurso da Levada das 25 fontes seguirá por um cenário natural agradável e repleto de nascentes: no total, 25 que duram todo o ano e que desaguam na lagoa. 
  • Retorne pelo mesmo caminho da ida.

A rota da Levada das 25 Fontes tem aproximadamente 9km de extensão, ida e volta, e pode fazê-la em aproximadamente 4 horas.

Trata-se de uma rota leve, pelo que não precisa de ter um preparo físico excecional para se beneficiar deste lugar espetacular! 

Agora que já conhece as dicas para um percurso seguro na Levada das 25 Fontes, é hora de programar a sua viagem para este paraíso.

Se quer mais ideias de programas ao ar livre para fazer sozinho, em família ou com os amigos, continue a acompanhar o nosso blog.

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta