Índice de conteúdos
Quando ao longe olhamos para a serra de Sintra e vemos densas nuvens cinzentas a pairarem, percebemos que esta não é uma cidade como as outras.
Cheia de mistérios que aguçam a curiosidade dos turistas, as caminhadas em Sintra pelas suas densas matas e montanhas são um excelente programa para descobrir a sua história e as suas belezas.
Não é por acaso que se pode fazer diversos tipos de caminhadas pela serra de Sintra, já que há agências de turismo e profissionais como historiadores que organizam passeios.
Por isso, durante todo o ano consegue unir-se a grupos de caminhadas em Sintra ou mesmo participar em algumas das muitas caminhadas noturnas em Sintra.
Neste artigo, apresentamos algumas sugestões de caminhadas em Sintra que pode fazer sempre que as condições meteorológicas forem favoráveis.
Caminhadas na Serra de Sintra
A serra de Sintra é famosa pelos seus castelos, palácios e, sobretudo, pela sua diversidade natural, com milhares de espécies de árvores, frutos e fetos.
Devido às suas muitas montanhas, as caminhadas em Sintra desafiam a nossa preparação física e despertam a curiosidade sobre a história desta cidade.
Para quem quer presenciar a atmosfera de mistério, nada melhor do que participar numa das muitas caminhadas noturnas em Sintra.
Há profissionais independentes e agências de turismo especializadas nesta modalidade de passeios e é aconselhado estar acompanhado por um profissional nesta aventura, uma vez que pela noite é preciso estar mais seguro.
Já para quem pretende fazer caminhadas na serra de Sintra ainda durante o dia, é possível percorrer alguns trilhos mais simples e de dificuldade leve e moderada.
Quer descobrir quais são? Fizemos um apanhado de três percursos imperdíveis. Prepare-se para desbravar Sintra através de caminhadas inesquecíveis!
Palácio Nacional de Sintra ao Palácio da Pena
Este é um dos percursos de caminhadas em Sintra que passam por dois dos seus mais emblemáticos pontos turísticos.
A caminhada deve começar no Palácio Nacional de Sintra, localizado na parte baixa da vila e famoso pelos seus altos fornos. De lá, deverá subir a serra de Sintra em direção ao Palácio da Pena, que se destaca no topo da montanha com os seus tons vibrantes de amarelo e vermelho.
Quando chegar ao Palácio da Pena, aproveite para o conhecer e para descobrir as belezas do seu jardim, o Parque da Pena.
Extensão: 10 km (ida e volta)
Dificuldade: Moderada
Início e Fim: Palácio Nacional de Sintra
Capela da Peninha à Praia do Guincho
Este percurso passa pela parte mais próxima da costa de Sintra, de onde tem vistas espetaculares sobre o Atlântico.
Trata-se de um percurso vertical, com subidas e descidas feitas sobre a estrada de terra batida, pelo que exige algum esforço. Mas chegar à Praia do Guincho e descansar à beira-mar por algumas horas faz tudo valer a pena.
Extensão: 14 km (ida e volta)
Dificuldade: Moderada
Início e Fim: Capela de Nossa Senhora da Peninha
Barragem do Rio de Mula à Capela da Peninha
Esta caminhada em Sintra permite que os turistas desfrutem do melhor dos dois mundos: umas vistas espetaculares para o Atlântico, a partir da Capela da Peninha, e a calmaria do entorno da Barragem do Rio de Mula.
Por ser um trilho feito dentro da mata de Sintra, exige alguma preparação física dos caminhantes e casacos reforçados, sobretudo para aqueles que se querem aventurar nesta caminhada durante o inverno.
Distância: 14 km (ida e volta)
Dificuldade: Moderada
Início e Fim: Barragem do Rio de Mula
–
Já alguma vez fez uma caminhada em Sintra por algum destes percursos que recomendamos?
As caminhadas na serra de Sintra são uma excelente forma de conhecer este lugar e aventurar-se pelas suas belezas naturais e históricas.
E já sabe: para mais dicas de caminhadas e atividades ao ar livre, continue a acompanhar o nosso blog.