Índice de conteúdos
Procura ar puro? Ou dar um passeio pelo Porto? As opções de caminhadas no Porto são realmente surpreendentes porque oferecem atividades para desfrutar sozinho, com a família e amigos ou em grupos organizados.
Os passeios pedestres, também chamados de trekking, são um desporto de natureza que pode ser feito em qualquer idade e sem equipamentos sofisticados, para além de bom calçado e muita força de vontade.
As caminhadas no Porto ajudam-nos a manter a mente mais calma e desperta, ao mesmo tempo que nos ajudam a diminuir os níveis de stress e tensão.
Descubra agora os melhores percursos no Porto e escolha o seu passeio preferido! Prepare-se para desfrutar de áreas naturais e espaços rurais e urbanos com diferentes níveis de exigência física.
Os melhores trilhos para caminhadas no Porto
Quais são os melhores trilhos para caminhadas no Porto? Neste distrito, e como no resto de Portugal, as Câmaras Municipais gerem a maioria dos Percursos Pedonais.
Encontrará também muitos grupos de caminhadas no Porto que, por conta própria, organizam roteiros dentro da cidade ou perto dela.
Estes são alguns dos passeios e caminhadas no Porto mais populares:
Passeios no Porto
Os percursos pela cidade do Porto são alguns dos passeios mais requisitados. A partir da Estação de Metro da Trindade, pode seguir um roteiro de 12,3 km por pontos de interesse como a Igreja da Trindade, o Mercado do Bolhão, o Relógio do Palladium e Santa Catarina.
O passeio continua pela Praça da Batalha e Teatro Nacional de S. João, a Muralha Fernandina e o Convento de Santa Clara, até outros locais como a Ponte de D. Luís, o Mosteiro e Miradouro da Serra do Pilar, o Teleférico, a ribeira de Gaia e o Palácio da Bolsa.
Trilhos e cascatas em Peneda-Gerês
Entre as caminhadas perto do Porto encontra-se o Parque Nacional da Peneda-Gerês. São cerca de dez trilhos que levam a cascatas, rios, serras, praias fluviais, miradouros e pequenas aldeias de grande interesse cultural.
O Trilho das Sete Lagoas (Xertelo) é o mais visitado do parque. A 5,5 quilómetros do ponto de partida, chega-se ao Foxo do Lobo, com água cor de esmeralda. Se seguir o caminho, observará as outras lagoas formadas pelo rio Cávado.
Entre os trilhos estão Geira, Couto de Souto e São Bento, só para citar alguns.
Passadiços do Paiva (Geopark Arouca)
Muito perto do Porto estão os passadiços do Paiva, que percorrem as margens do Rio Paiva. São 8 quilómetros que oferecem uma vista fantástica da natureza. Inclui sítios de interesse natural, arqueológico e geológico.
Perfeito para fazer caminhadas perto do Porto com um piquenique nas montanhas!
Trilho do Rio Febros (Vila Nova de Gaia)
Este percurso inicia-se junto ao Parque Biológico de Gaia até à margem do Rio Douro. Permite a observação do património biológico e natural das freguesias de Avintes, Vilar de Andorinho e Oliveira do Douro.
No caminho pode ver moinhos, pontes de cimento e outros monumentos antigos, além de fauna e flora. Existem variantes que permitem percursos de 12 km e outras mais curtas. Todos são fáceis de executar.
Mapa: Os melhores caminhadas no Porto
Onde encontrar grupos de caminhada no Porto?
Entre as caminhadas do Porto contam-se iniciativas municipais como o “Porto Saudável” e programas organizados por vários grupos de cidadãos. Tudo isto para promover experiências de turismo ecológico, cultural, rural e gastronómico.
Incluem passeios por alguns dos locais mais emblemáticos dentro e fora da cidade, com circuitos de 5 km ou mais de distância.
Para encontrar grupos de caminhada no Porto, consulte os sítios web ou aplicações das câmaras municipais do Distrito e das associações e clubes de montanhismo e pedestrianismo.
Caminhadas perto do Porto
Entre as caminhadas no Porto existem centenas de opções para explorar paisagens serranas e campestres, rios e praias. Estas são uma amostra das caminhadas perto do Porto.
Menos de 5 km
Passadiço de Arcozelo: é um caminho de 4 km para o campo e praia (ida e volta). Pode ser efetuado em pouco mais de uma hora. É um caminho linear entre Arcozelo e a Praia do Sr. da Pedra. Ideal para famílias com crianças.
Trilho Pedestre Torre do Castelo de Aguiar de Sousa: com uma distância de 3,06 km, este percurso circular faz parte da Rota do Românico. Apesar de não estar sinalizado, não é difícil e permite descobrir o castelo que remonta ao século X.
Entre 5 e 10 km
Trilho Rio Tinto – Douro: com 9,7 km de extensão, é um passeio que pode ser realizado em família. É fácil, tanto no percurso pedonal como de bicicleta.
Passadiço Canidelo-Miramar: depois do Passadiço de Arcozelo, chega-se a uma dezena de praias desde a Praia do Senhor da Pedra até à Praia de Salgueiros. São 9 km.
Foz do Sousa – Moinhos de Jancido: outra opção com uma distância de 7,72 km.
Mais de 10 km
Corredor Ecológico de Valongo: é um percurso para uma caminhada circular de 13,57 km. Permite desfrutar de paisagens de riqueza geológica, ecológica e cultural, como o Rio Ferreira, as Fragas do Castelo e a Aldeia de Couce. É de dificuldade média.
Parque das Serras do Porto: Oferece trilhas de dificuldade moderada, ao longo de quase 14 km. Este parque de 6.000 hectares é composto por seis serras: Santa Justa, Santa Iria, Pias, Castiçal, Flores e Banjas. Permite desfrutar do Sítio Rede Natura de Valongo e do Parque Paleozóico de Valongo.
Chegamos ao fim deste post!
Lembre-se de usar camadas de roupa e capa de chuva para as suas caminhadas no Porto. Não se esqueça de levar roupas limpas e secas para trocar de ser necessário!