Se gosta de se aventurar nas alturas, provavelmente já ouviu falar sobre o parapente. Este desporto radical é muito popular em diversas partes do mundo.
Trata-se não apenas de um lazer, mas de uma modalidade desportiva que contempla competições em diversos países. A variação de parapente com motor, por exemplo, é uma das vertentes para as quais há muitos campeonatos.
Mas como funciona exatamente a prática deste desporto aéreo? Quais são os equipamentos necessários? A resposta a estas e outras perguntas podem ser encontradas ao longo deste artigo.
O parapente é um desporto radical de voo livre. Durante a prática, o atleta deve fazer uma espécie de descolagem a correr para adquirir impulso, a partir de uma base alta fixa, como uma montanha.
O desportista deve manter-se sentado durante o voo e pode controlar a direção do seu percurso através do equipamento principal – o parapente. Este instrumento é feito com tecidos e linhas especiais para criar o formato de asa.
Durante o voo de parapente, o praticante pode subir, descer ou planar nos ares por várias horas seguidas, principalmente em dias de pouco vento.
Para praticar este desporto aéreo, é necessário pagar por um salto duplo, quando um instrutor o acompanha para controlar o equipamento, ou realizar cursos em escolas de parapente, para realizar voos a solo.
O parapente surgiu despretensiosamente em França, quando um grupo de alpinistas decidiu escalar uma montanha e percebeu que a melhor maneira de descer era através da utilização de uma espécie de paraquedas. Foi então que o parapente começou a ser desenvolvido até se tornar no que é hoje.
Atualmente existem competições mundiais deste desporto aéreo, como o Campeonato Mundial de Parapente e o Mundial de Paramotor, modalidade em que um motor é utilizado para impelir o condutor.
A título de curiosidade, existem duas modalidades de parapente nas competições: acrobacia e cross country. Na primeira, são avaliadas as manobras realizadas pelos competidores. Já na segunda, o objetivo é atingir a maior distância no menor intervalo de tempo.
Mas agora que já percebe mais ou menos como voar de parapente, podem ficar algumas dúvidas relativamente aos equipamentos que devem ser utilizados. Explicamos abaixo quais são:
Agora que já tem conhecimento sobre estas informações, já pode ingressar no parapente em Portugal e juntar-se aos milhares de fãs deste desporto.
Não deixe de procurar as melhores escolas e instrutores, seja para fazer voos duplo ou a solo. Afinal, esta é a melhor forma de garantir a sua segurança!
Continue a acompanhar os nossos artigos e mantenha-se atualizado sobre todas as novidades do parapente e de outros desportos aéreos!
Sabe o que é parasailing? Trata-se de uma atividade aquática ideal para os amantes de altura e aventuras! Neste artigo explicamos o que é o parasailing, sugerimos alguns locais para…
O passeio em paramotor em Portugal é uma prática cada vez mais popular, tanto para quem quer fazer aulas de voo como para quem quer apenas passear com o acompanhamento…
Tem em vista desconectar-se das preocupações diárias? Um voo de parapente em Portugal é uma forma divertida de distrair a sua mente e de viver uma experiência com muita emoção…