Skip to main content
Excursões

Dicas para visitar o Pico da Vara

Procura caminhadas incríveis nos Açores? O Pico da Vara é um dos melhores percursos que pode fazer na Ilha de São Miguel. É o ponto mais alto da chamada “Ilha Verde” e um sítio excecional para obter vistas deslumbrantes.

O trilho do Pico da Vara é um percurso pedestre de 7 km com elevada exigência física, sendo uma aventura ótima para os amantes do trekking avançado.

Prepare-se para aprender tudo sobre esta rota desafiante!

Localização do Pico da Vara

O Pico da Vara, nos Açores, situa-se na zona oriental da Ilha de São Miguel, na Serra da Tronqueira, a qual é a maior floresta do arquipélago (786 hectares).

Com os seus 1.103 metros de altitude, o Pico da Vara é um ecossistema com paisagens vulcânicas e florestas endémicas. Faz parte da rede Natura 2000, sendo um importante paraíso para as aves e catalogado pela BirdLife International.

Como percurso pedestre, o trilho PRC07SMI oferece a oportunidade de mergulhar na Reserva Natural do Pico da Vara. Este refúgio de vida selvagem é conhecido por ser o lar do Dom-Fafe dos Açores (Pyrrhula murina) ou priolo, uma ave rara, pequena (17 cm) e símbolo de conservação.

Como chegar ao Pico da Vara?

De Lisboa e do Porto pode apanhar um voo direto para o Aeroporto de Ponta Delgada, na capital da Ilha de São Miguel.

Uma vez em Ponta Delgada, alugue um carro, peça um táxi ou contrate um serviço de excursão que o leve até Santo António Nordestinho, ponto de partida da sua caminhada ao Pico da Vara.

O início do trilho (Pico da Vara trail start) situa-se a cerca de 53 quilómetros de Ponta Delgada. Dependendo das condições da estrada e do trânsito, pode demorar cerca de uma hora para chegar.

O percurso de automóvel, detalhadamente, é o seguinte:

  • A partir de Ponta Delgada deverá seguir pela Via Rápida Lagoa-Ribeira Grande (EN1-1A).
  • Continue em direção ao concelho do Nordeste.
  • A estrada irá levá-lo por pequenas localidades e paisagens muito coloridas até Santo António Nordestinho.
  • Nesta aldeia localiza-se a Casa da Guarda Florestal da Reserva da Atalhada (o início do trilho Pico da Vara). Aqui pode estacionar o veículo.
sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Quando é melhor visitar o Pico da Vara

A melhor altura para fazer a caminhada no Pico da Vara é nas épocas com menos chuva (de maio a setembro). Assim, pisará terreno mais estável e menos lamacento e escorregadio.

Embora o trilho do Pico da Vara ou PRC07SMI tenha uma extensão de 12 km, por questões de segurança existe apenas um percurso pedestre acessível de 7 km lineares.

São cerca de três horas de subida e descida (6 horas ida e volta) no trajeto aberto Santo António Nordestinho — Pico da Vara.

Para realizar este percurso terá de preencher (dias antes da viagem) o formulário de autorização online concedida pelo Governo dos Açores para circular nesta reserva natural.

Tenha estas dicas em mente:

  • Escolha as primeiras horas da manhã para fazer a caminhada. Desta forma evitará a forte exposição solar do meio-dia e poderá aproveitar melhor as vistas, com menos probabilidades de as nuvens cobrirem o pico.
  • O equipamento recomendado é bom calçado para caminhada, chapéu, impermeável, protetor solar, lanche e água.
  • Os pedestrianistas experientes recomendam levar várias camadas de roupa, pois o clima pode mudar repentinamente na ilha.

Etapas do percurso

Após atravessar a mata da Atalhada, chegará ao miradouro com vistas panorâmicas sobre Santo António Nordestinho e Algarvia.

A seguir, percorrerá o caminho das criptomérias (Cryptomeria japonica). Esta rota muito antiga foi utilizada na produção de carvão e na pecuária, para além de servir de ligação entre os concelhos do Nordeste e da Povoação.

Seguindo em direção ao Pico da Vara terá vistas impressionantes da Caldeira da Povoação, do Planalto dos Graminhais e da Caldeira do Vulcão das Furnas (com a lagoa). Poderá apreciar de longe os complexos vulcânicos do Fogo e da Sete Cidades.

O que fazer nos arredores do Pico da Vara

Aproveite a sua viagem ao Pico da Vara para conhecer outros locais imperdíveis:

  • Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões: é um espaço relaxante com cascatas e moinhos de água antigos.
  • Vila do Nordeste: esta pequena cidade é uma das mais floridas da ilha. A sua Ponte dos Sete Arcos, construída no século XIX, é uma das mais famosas do arquipélago.
  • Miradouros da Ponta do Sossego e da Ponta da Madrugada: situados na Vila do Nordeste, são ideais para fazer piqueniques, desfrutar dos seus jardins e ver o nascer do sol em São Miguel.
  • Jardim Botânico da Ribeira do Guilherme: um passeio encantador com várias plantas endémicas dos Açores.

Apesar de exigente (é de “dificuldade difícil”), o Pico da Vara é um percurso que vale bem o esforço. É uma experiência por paisagens vulcânicas e florestas que parecem retiradas de lendas antigas.

Chegar ao topo desta ilha paradisíaca no Atlântico é uma aventura que nunca mais esquecerá!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta