Índice de conteúdos
Sabe o que é o pilates? Este método de exercício tem conquistado cada vez mais popularidade entre praticantes de todas as idades devido aos seus muitos benefícios.
Se já sabe o que é pilates e pratica, provavelmente já beneficiou destas melhorias. Mas se não sabe o que é pilates, explicamos tudo o que precisa de saber sobre a sua história e como iniciar a sua prática.
Origem e princípio do Pilates
Antes de explicarmos o que é pilates, convém falarmos um pouco da história do criador do Método Pilates.
Joseph Pilates nasceu em 1880, na Alemanha. Na infância sofria de asma e febre reumática, mas à medida que cresceu, determinou-se a melhorar a sua condição física.
Nesse sentido, dedicou-se ao estudo e à construção de um corpo forte e saudável, praticando uma variedade de desportos como ginástica, esqui, mergulho e boxe.
Estudou yoga, acrobacias, movimento e condicionamento físico, combinando as filosofias de saúde do Oriente e do Ocidente. Em 1912, foi para a Inglaterra, onde ensinou autodefesa aos detetives da Scotland Yard.
Quando iniciou a Primeira Guerra Mundial, as autoridades britânicas confinaram-no por ser alemão. Assim, Joseph aproveitou e ensinou aos seus colegas as técnicas que estava a desenvolver.
Futuramente, Pilates foi transferido para outro campo de concentração, onde se tornou enfermeiro e vigia. Com as molas das camas do campo, Pilates desenvolveu equipamentos para reabilitar os soldados e tonificar os seus músculos.
Estes equipamentos têm nomes como Chair, Cadillac e Reformer e representam os fundamentos do que é o pilates, mesmo nos dias de hoje.
Como iniciar o Pilates
Agora que já tem alguma noção do que é pilates, e se assim como nós simpatizou com a determinação de Joseph Pilates, veja a seguir algumas dicas para se iniciar na prática.
Pode começar com um pilates na parede, ou recorrer a aulas com um instrutor formado no método Pilates. O importante é começar por algum lado!
Prepare-se para trabalhar todo o corpo
O controlo, a precisão e a concentração, tanto da mente como do corpo estão em foco. Portanto, os movimentos não devem ser executados rápida ou exageradamente.
O pilates preza pela qualidade, com movimentos lentos e centralizados nos músculos abdominais, das costas, glúteos e períneo. Assim o resto do corpo pode mover-se com segurança e precisão.
Não se esqueça dos princípios da técnica
O que é pilates? Exercícios de qualidade praticados com uma respiração consciente! Portanto, não salte etapas e aprenda a desenvolver os exercícios no seu tempo.
Embora haja exercícios aéreos, em que os praticantes devem ficar de cabeça para baixo, é preciso tempo e prática para chegar a este ponto.
Ao praticar pilates, lembre-se sempre de respeitar os limites do seu corpo. Concentre-se e ative apenas os músculos necessários para executar o movimento, mantendo os outros relaxados.
Mantenha o foco em si próprio
Ao descobrir o que é pilates na sua essência, muitas pessoas preferem praticá-lo sozinhas ou em pequenos grupos. Assim fica mais fácil manter o foco em si próprio e não se comparar com os colegas.
Esteja sempre atento à sua postura, mantendo a pélvis em posição neutra e o pescoço alongado. Procure observar o seu corpo e os seus pensamentos, recorrendo à orientação do seu instrutor, se necessário.
Quem pode beneficiar do Pilates?
Na própria essência do que é o pilates reside a resposta para esta pergunta: pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, podem beneficiar da prática do pilates.
Apresentamos os principais benefícios do Pilates a seguir:
- Aumento da resistência física e mental;
- Melhora a postura e a resistência muscular;
- Ajuda no controlo de peso;
- Corrige problemas posturais;
- Melhora a coordenação motora;
- Promove menor atrito nas articulações;
- Elimina toxinas e facilita a drenagem linfática.
Agora que já sabe o que é pilates, conhece os seus benefícios e as melhores dicas para iniciar a sua prática, continue a acompanhar o nosso blog para descobrir mais opções de atividades!