Skip to main content
Caminhadas

Tudo sobre o Caminho Português de Santiago

A cidade espanhola de Santiago de Compostela recebe milhares de peregrinos todos os anos, que concluem os seus dias (por vezes, meses!) de longas caminhadas e reflexões.

Quem já fez este caminho diz ser uma experiência inesquecível.

Assim como cada pessoa tem o seu propósito em fazer o caminho português de Santiago, há diversas variações desse percurso.

Há quem prefira fazer o caminho de Santiago pela costa portuguesa ou mesmo concluir as etapas do caminho interior português de Santiago.

Nesse sentido, convém esclarecer que neste artigo vamos partilhar algumas dicas de etapas da caminhada e locais a partir dos quais pode pode começar.

Portanto, continue a leitura para descobrir as melhores etapas do caminho português de Santiago.

Por onde começa o Caminho Português de Santiago?

Há alguns pontos de partida mais famosos entre os peregrinos que pretendem trilhar o caminho português de Santiago de Compostela.

Em Lisboa está marcado o início do caminho, mais precisamente na Igreja de Santiago e na Sé Catedral. Este é considerado o caminho português de Santiago central e está assinalado desde Lisboa com setas amarelas e, por vezes, com uma vieira amarela sobre fundo azul, o símbolo oficial do percurso.

No entanto, há ainda poucos Albergues de Peregrinos Municipais entre Lisboa e Porto, pelo que a maioria dos peregrinos preferem começar pelo Porto. Naturalmente, soma-se a isso o facto de o caminho português de Santiago ser mais curto, podendo ser executado em 10 a 15 dias de peregrinação a pé.

Outros locais de início do caminho português de Santiago de Compostela são a cidade de Valença do Minho e a cidade espanhola de Tui. 

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Quantos quilómetros são?

A distância a ser percorrida no caminho português de Santiago poderá variar de acordo com a cidade da qual parte o peregrino.

Se partir de Lisboa, a distância será de aproximadamente 630 km. Se partir do Porto, será à volta dos 240 km. Quem parte de Valença do Minho, deverá caminhar cerca de 120 km, enquanto quem parte de Tui deve caminhar um pouco menos, 110 km.

A quantidade de kms percorridos por dia, naturalmente, irá variar em função da condição física de cada peregrino. O comum é percorrer 20 kms diários, com 6 horas de caminhada. Mas também há quem caminhe de 30 a 40 km por dia, encurtando assim o período da peregrinação.

Etapas do Caminho Português de Santiago

Abaixo partilhamos algumas etapas do caminho português de Santiago pela costa e pelo interior do país. 

No entanto, convém mencionar que estas etapas poderão variar segundo a escolha do peregrino e, naturalmente, a disponibilidade de albergues vinculados à rede oficial de albergues.

  1. Porto a Vilarinho: aproximadamente 27 km de caminhada, com desvio por Vairão;
  2. Vilarinho a Barcelos: aproximadamente 29 km de caminhada, com desvio depois de Vilarinho;
  3. Barcelos a Ponte de Lima: aproximadamente 33 km;
  4. Ponte de Lima a Valença: aproximadamente 34 km;
  5. Valença a Redondela: aproximadamente 35 km de caminhada, pelo desvio à reta de Porriño;
  6. Redondela a Pontevedra: aproximadamente 20 km;
  7. Pontevedra a Caldas de Reis: aproximadamente 21 km;
  8. Caldas de Reis a Padrón: aproximadamente 18 km;
  9. Padrón a Santiago de Compostela: aproximadamente 23 km.

Todas estas etapas estão descritas no site da Câmara Municipal de Barcelos, onde também poderá encontrar um exemplo do mapa do caminho português de Santiago.

Antes de se aventurar pelo caminho português de Santiago, no entanto, convém preparar-se por alguns meses com caminhadas diárias de pelo menos uma hora de duração.

Converse com outros peregrinos para descobrir algumas dicas preciosas para manter a saúde física e mental mesmo durante as etapas mais desafiantes deste percurso.

E já sabe: para as melhores dicas de passeios e percursos, continue a acompanhar o nosso blog!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta