Índice de conteúdos
Já alguma vez ouviu falar do roteiro pela Estrada N2 em mota? Trata-se da mais longa estrada do país e uma das mais longas do mundo, com 738 km de extensão.
Mas mais do que uma longa extensão, a N2 permite criar roteiros ideais para aqueles que querem conhecer Portugal de norte a sul.
Neste artigo, apresentamos um roteiro pela Nacional 2 em mota com quatro etapas, para que possa planear uma longa e inesquecível viagem!
Os melhores lugares para visitar na N2 de mota
A Estrada N2 permite roteiros diversificados porque é uma das mais longas do mundo e porque Portugal possui belezas tão diversas que é difícil não se perder nas possibilidades!
A estrada começa em Chaves, no Norte, e termina em Faro, no Sul, e percorre 33 municípios de um canto ao outro do país.
São tantas as belezas deste roteiro que fica difícil escolher o melhor ou os melhores lugares para visitar!
No entanto, do nosso roteiro pela N2 em mota, damos especial destaque ao km 0 desta viagem: a cidade de Chaves, cuja ponte romana ainda é símbolo da ocupação desta civilização na Península Ibérica. As belezas do rio Tâmega e as águas termais tornam esta cidade ainda mais memorável.
Destaque também para a pousada Palácio de Estói, que fica em São Brás de Alportel, no Algarve. Para quem se quer sentir parte da realeza ao percorrer esta que é considerada a Estrada Real desde finais do século XIX, este é um lugar a não perder.
Etapas da rota N2 em mota
A seguir apresentamos as quatro etapas deste roteiro pela N2 em mota que deverá concluir para percorrer toda esta estrada que faz parte da história de Portugal.
Para isso, baseamo-nos nas dicas partilhadas pelo blog Quilómetro Infinito e o roteiro pela N2 proposto pelos viajantes. Continue a leitura!
Etapa 1: de Chaves a Viseu
Esta etapa inicia-se na cidade de Chaves (marco 0 da N2) e termina em Viseu, somando 180 km de extensão.
Entre uma e outra cidade, cobre também Vidago, Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Peso da Régua, Lamego e Castro Daire.
As vistas do Douro durante esta etapa do roteiro pela N2 em mota são de tirar o fôlego! Recomenda-se dormir em Viseu para estar de corpo e mente descansados para a etapa 2.
Etapa 2: de Viseu a Montargil
A segunda etapa inicia-se em Viseu, no centro-norte de Portugal, e termina em Montargil, no Alentejo, somando 280 km de extensão.
Entre uma e outra cidade, a N2 passa também por Santa Comba Dão, Vila Nova de Poiares, Góis, Pedrogão Grande, Sertã, Vila de Rei e Ponte de Sor.
Nesta etapa, a paisagem natural do roteiro pela N2 muda consideravelmente, dando espaço a eucaliptos, cerejeiras e muita água! Destaque para a Barragem do Cabril e para o visual primaveril de Ponte de Sor.
Ao final do dia, descanse em Montargil para cumprir a terceira etapa da viagem como deve ser!
Etapa 3: de Montargil a Almodôvar
A terceira etapa inicia em Montargil e termina em Almodôvar, ainda no Alentejo, somando 200 km de extensão.
Entre uma e outra cidade, este roteiro pela N2 passa também por Mora, Brotas, Montemor-o-Novo, Santiago do Escoural, Alcáçovas, Aljustrel e Castro Verde.
Nesta etapa, as belezas naturais do Alentejo ganham espaço: a vista desobstruída das planícies, a calmaria da vida do campo e as colinas de campos de cereais.
Recomenda-se o descanso em Almodôvar para recuperar para a quarta e última etapa deste roteiro de mota pela N2.
Etapa 4: de Almodôvar a Faro
A última etapa deste roteiro pela estrada N2 é a menor de todas, com apenas 75 km de extensão. No entanto, uma vez que estamos a falar de quatro dias de viagem seguidos, é a distância ideal.
Comece por Almodôvar e termine em Faro, no km 738 da Estrada N2. Entre uma cidade e outra, passe por Ameixial, São Brás de Alportel e Estói.
Nesta etapa, a paisagem do mar e da Ria Formosa ganham destaque e contrastam com o visual do começo deste roteiro pela N2 em mota.
São estas diferenças que fazem desta estrada um percurso imperdível!
Se gostou deste roteiro pela N2 em mota e quer mais dicas de passeios e programas outdoor, continue a acompanhar o nosso blog.