Índice de conteúdos
A Serra do Açor é daquelas regiões do interior de Portugal que deixa os turistas encantados pelas suas belezas naturais, riqueza gastronómica e simpatia da gente local.
Mas sabe onde fica a Serra do Açor? Ou o que visitar nesta região? Explicamos tudo!
Serra do Açor: onde fica?
Muitos conhecem ou já ouviram falar da Serra da Estrela e da sua Torre, que atrai os amantes do inverno e da neve. No entanto, poucos descobriram ainda a Serra do Açor e, portanto, a atividade turística neste local é ainda tímida quando comparada com outros pontos de Portugal.
Para quem quer saber onde fica a Serra do Açor, respondemos: está localizada no centro de Portugal, junto à Serra da Estrela e à Serra da Lousã. Juntas, as três serras compõem a Cordilheira Central, um conjunto montanhoso que atravessa uma grande parte da Península Ibérica.
O ponto mais alto da Serra do Açor, no entanto, está mesmo localizado em Portugal. Trata-se do Pico da Cebola, com 1418 metros, e que está próximo do concelho da Covilhã. Este é o 9º ponto mais alto de Portugal, incluindo Continente e arquipélagos.
É uma paisagem protegida?
Uma paisagem protegida resulta da interação harmoniosa entre o ser humano e a natureza. Esta classificação serve para proteger os valores naturais e culturais, realçando a identidade local.
A Paisagem Protegida da Serra do Açor possui 382 hectares e é formada por uma diversidade de elementos naturais, como o xisto que compõe as casas de algumas aldeias, e as praias fluviais da Serra do Açor, que ainda atraem poucos turistas se comparadas com outras praias. Descubra o que visitar na Serra do Açor.
O que visitar na Serra do Açor durante o fim de semana?
Quando falamos de uma área de 382 hectares, sabemos que não é possível ver tudo. Talvez nem os próprios locais conheçam toda a serra!
Portanto, o que sugerimos são apenas alguns dos lugares a não perder quando escapar para a Serra do Açor. Veja o que visitar!
Aldeias do Xisto
As Aldeias do Xisto ficam localizadas na Serra do Açor e são formadas por um conjunto de 27 aldeias. Como o próprio nome sugere, a maioria das casas destas vilas é construída com o xisto, um mineral abundante nesta região.
Passear por estas aldeias é como regressar ao passado, nomeadamente a Portugal medieval. Destaque para a aldeia de Mosteiro, com a sua praia fluvial no centro da vila, e para a Aldeia das Dez, que se difere das demais pela vista para a região do rio Alvoco.
Convém mencionar que a Serra do Açor é repleta de praias fluviais que tornam o seu cenário ainda mais bucólico e interessante para o turismo no verão.
Fraga da Pena
A Cascata da Fraga da Pena é considerada uma das praias fluviais mais fantásticas da Serra do Açor! Tudo isto porque é formada por um conjunto de quedas de água sucessivas e paralelas, que tornam os seus 19 metros de altura repletos de uma vegetação diversa que cresce entre pedras que compõem um belo cenário natural.
A ponte de madeira que atravessa a cascata é o ponto mais fotogénico da Fraga da Pena. Sinta-se como se estivesse na aldeia dos Hobbit, da trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis.
O interior de Portugal tem belezas muito diversas do que se espera das suas capitais ou das suas praias. E é mesmo por isso que vale a pena conhecer!
E para mais dicas de viagens, continue a acompanhar o nosso blog!