Skip to main content
Excursões

Dicas para visitar os Passadiços do Paiva

Os Passadiços do Paiva são um percurso pedestre no santuário natural do Rio Paiva. Faz parte das atrações do Geopark Arouca e está localizado no distrito de Aveiro, a uma hora e 30 minutos do Porto.

É uma das caminhadas preferidas dos amantes do trekking e da aventura. No seu passeio terá a oportunidade de fazer uma imersão total num paraíso geológico único.

Possui cascatas, fauna e flora diversificadas, praias fluviais, uma impressionante ponte suspensa com 516 metros de comprimento e muito mais.

Que cuidados deve ter ao fazer o percurso do Paiva? É uma caminhada exigente? Junte-se a nós para conhecer os Passadiços do Paiva e descubra as dicas mais úteis para tirar o máximo partido desta experiência.

Qual é a extensão dos Passadiços do Paiva?

Os passadiços do Paiva são impressionantes estruturas de madeira que se erguem na margem esquerda do Rio Paiva. A extensão do percurso é de 8,7 km (17,4 km ida e volta) e junta às praias fluviais do Areinho e da Espiunca.

A caminhada pode durar entre 2h30 e 4 horas, mas tudo dependerá do ritmo e das paragens que fizer para apreciar a paisagem, descansar, explorar e tirar fotografias.

É uma rota premiada várias vezes no World Travel Awards, incluindo em 2024 como a Principal Atração de Turismo de Aventura da Europa.

Junte-se às mais de 250.000 almas livres, eletricidade 100% sustentável

Como chegar aos Passadiços do Paiva?

O mapa dos Passadiços do Paiva mostra que é fácil chegar a este destino a partir de qualquer cidade de Portugal. Especialmente, das cidades do Porto e de Aveiro.

  • Do Porto, a distância até aos passadiços do Paiva é de 70 km. Se for de carro, pode apanhar a A32 e depois a N224.
  • De Aveiro são cerca de 80 km. Siga pela A25 em direção a Albergaria-a-Velha e depois pela N326 até Arouca.

Outras opções são os transportes públicos para o concelho de Arouca ou os passeios e excursões privadas.

Onde começar os Passadiços do Paiva

Muitos visitantes perguntam-se muitas vezes por onde começar os Passadiços do Paiva: se na Praia Fluvial do Areinho ou na Praia Fluvial de Espiunca. A resposta é que depende.

Areinho e Espiunca são bons pontos de partida. Dispõem de parques de estacionamento, cafés, casas de banho e zonas de táxis.

Se estiver preocupado com a distância dos Passadiços do Paiva, pode fazer a caminhada só de ida (8,7 km). Ao chegar ao outro extremo (seja Areinho ou Espiunca), pode apanhar um táxi e voltar ao ponto de partida.

Se começar pelo Areinho, encontrará uma subida exigente no início, ao longo de cerca de 500 metros de escadas. Depois o caminho é descendente e mais tranquilo. Poderá recuperar energias para chegar ao fim.

Se não estiver em boa forma física, a partir da Praia Fluvial da Espiunca pode fazer o percurso mais curto (4 km) até à Praia Fluvial do Vau.

As nossas recomendações?:

  • Aproveite este local ao máximo e faça a caminhada completa sempre que puder. Assim descobrirá melhor todos os segredos deste tesouro natural.
  • Consulte sempre a página da Câmara Municipal de Arouca para saber se existem percursos do Paiva com passagem condicionada.

Descrição do percurso dos Passadiços do Paiva

O percurso pedestre dos Passadiços do Paiva inclui caminhos de madeira, escadas, rotas de terra batida e troços com pedras.

Pode desfrutar de atrações como as seguintes:

Areinho: uma praia fluvial muito movimentada que dispõe de todos os serviços para banhistas.

Garganta do Paiva: a parte mais estreita do rio Paiva oferece vistas impressionantes sobre a ponte romana de Alvarenga. É o início dos 310 degraus da passagem.

Miradouro em direção à cascata: uma das paragens obrigatórias do percurso pedestre com vistas incríveis sobre a Cascata das Aguieiras e o Castelo de Carvalhais.

Praia do Vau: ideal para se refrescar a meio caminho.

Gola do Salto: é a parte mais selvagem do rio e pode ser avistada a partir do miradouro. É um local para rafting radical e canoagem em Portugal.

Espiunca: de águas pouco profundas e perfeita para crianças. Tem todos os serviços.

Ponte suspensa: uma joia da coroa deste percurso. A famosa ponte suspensa dos Passadiços do Paiva é uma impressionante estrutura pedonal, com 516 metros de comprimento. Eleva-se acima do rio a uma altura vertiginosa de 175 metros. Se tem medo de alturas, será um grande desafio!

Até 2022, era a ponte pedonal suspensa mais longa do mundo. Hoje é o segundo, depois da Sky Bridge 721 na República Checa, mas ainda é muito mais alto.

Dicas úteis para visitar os Passadiços do Paiva

Para visitar os Passadiços do Paiva lembre-se:

  1. Deve adquirir os bilhetes para as passagens e a ponte suspensa no sítio web oficial.
  2. A entrada na Ponte Suspensa 516 Arouca é limitada e os bilhetes não são vendidos no local.
  3. Supervisione as crianças e respeite os trilhos marcados.
  4. Use roupa e calçado desportivos e confortáveis
  5. Proteja a sua pele do sol e leve água potável, snacks e sacos de lixo.

Siga as regras e desfrute do ambiente sem perturbar o ecossistema ou as pessoas!

Junte-se às mais de 250.000 almas livres, eletricidade 100% sustentável
Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta