Índice de conteúdos
Os Passadiços do Paiva são um percurso pedestre no santuário natural do Rio Paiva. Faz parte das atrações do Geopark Arouca e está localizado no distrito de Aveiro, a uma hora e 30 minutos do Porto.
É uma das caminhadas preferidas dos amantes do trekking e da aventura. No seu passeio terá a oportunidade de fazer uma imersão total num paraíso geológico único.
Possui cascatas, fauna e flora diversificadas, praias fluviais, uma impressionante ponte suspensa com 516 metros de comprimento e muito mais.
Que cuidados deve ter ao fazer o percurso do Paiva? É uma caminhada exigente? Junte-se a nós para conhecer os Passadiços do Paiva e descubra as dicas mais úteis para tirar o máximo partido desta experiência.
Qual é a extensão dos Passadiços do Paiva?
Os passadiços do Paiva são impressionantes estruturas de madeira que se erguem na margem esquerda do Rio Paiva. A extensão do percurso é de 8,7 km (17,4 km ida e volta) e junta às praias fluviais do Areinho e da Espiunca.
A caminhada pode durar entre 2h30 e 4 horas, mas tudo dependerá do ritmo e das paragens que fizer para apreciar a paisagem, descansar, explorar e tirar fotografias.
É uma rota premiada várias vezes no World Travel Awards, incluindo em 2024 como a Principal Atração de Turismo de Aventura da Europa.
Como chegar aos Passadiços do Paiva?
O mapa dos Passadiços do Paiva mostra que é fácil chegar a este destino a partir de qualquer cidade de Portugal. Especialmente, das cidades do Porto e de Aveiro.
- Do Porto, a distância até aos passadiços do Paiva é de 70 km. Se for de carro, pode apanhar a A32 e depois a N224.
- De Aveiro são cerca de 80 km. Siga pela A25 em direção a Albergaria-a-Velha e depois pela N326 até Arouca.
Outras opções são os transportes públicos para o concelho de Arouca ou os passeios e excursões privadas.
Onde começar os Passadiços do Paiva
Muitos visitantes perguntam-se muitas vezes por onde começar os Passadiços do Paiva: se na Praia Fluvial do Areinho ou na Praia Fluvial de Espiunca. A resposta é que depende.
Areinho e Espiunca são bons pontos de partida. Dispõem de parques de estacionamento, cafés, casas de banho e zonas de táxis.
Se estiver preocupado com a distância dos Passadiços do Paiva, pode fazer a caminhada só de ida (8,7 km). Ao chegar ao outro extremo (seja Areinho ou Espiunca), pode apanhar um táxi e voltar ao ponto de partida.
Se começar pelo Areinho, encontrará uma subida exigente no início, ao longo de cerca de 500 metros de escadas. Depois o caminho é descendente e mais tranquilo. Poderá recuperar energias para chegar ao fim.
Se não estiver em boa forma física, a partir da Praia Fluvial da Espiunca pode fazer o percurso mais curto (4 km) até à Praia Fluvial do Vau.
As nossas recomendações?:
- Aproveite este local ao máximo e faça a caminhada completa sempre que puder. Assim descobrirá melhor todos os segredos deste tesouro natural.
- Consulte sempre a página da Câmara Municipal de Arouca para saber se existem percursos do Paiva com passagem condicionada.
Descrição do percurso dos Passadiços do Paiva
O percurso pedestre dos Passadiços do Paiva inclui caminhos de madeira, escadas, rotas de terra batida e troços com pedras.
Pode desfrutar de atrações como as seguintes:
Areinho: uma praia fluvial muito movimentada que dispõe de todos os serviços para banhistas.
Garganta do Paiva: a parte mais estreita do rio Paiva oferece vistas impressionantes sobre a ponte romana de Alvarenga. É o início dos 310 degraus da passagem.
Miradouro em direção à cascata: uma das paragens obrigatórias do percurso pedestre com vistas incríveis sobre a Cascata das Aguieiras e o Castelo de Carvalhais.
Praia do Vau: ideal para se refrescar a meio caminho.
Gola do Salto: é a parte mais selvagem do rio e pode ser avistada a partir do miradouro. É um local para rafting radical e canoagem em Portugal.
Espiunca: de águas pouco profundas e perfeita para crianças. Tem todos os serviços.
Ponte suspensa: uma joia da coroa deste percurso. A famosa ponte suspensa dos Passadiços do Paiva é uma impressionante estrutura pedonal, com 516 metros de comprimento. Eleva-se acima do rio a uma altura vertiginosa de 175 metros. Se tem medo de alturas, será um grande desafio!
Até 2022, era a ponte pedonal suspensa mais longa do mundo. Hoje é o segundo, depois da Sky Bridge 721 na República Checa, mas ainda é muito mais alto.
Dicas úteis para visitar os Passadiços do Paiva
Para visitar os Passadiços do Paiva lembre-se:
- Deve adquirir os bilhetes para as passagens e a ponte suspensa no sítio web oficial.
- A entrada na Ponte Suspensa 516 Arouca é limitada e os bilhetes não são vendidos no local.
- Supervisione as crianças e respeite os trilhos marcados.
- Use roupa e calçado desportivos e confortáveis
- Proteja a sua pele do sol e leve água potável, snacks e sacos de lixo.
Siga as regras e desfrute do ambiente sem perturbar o ecossistema ou as pessoas!