Índice de conteúdos
Conhece os tipos de escalada que existem? Procura algumas ideias de locais de escalada em Portugal?
A escalada é um desporto que engloba diferentes disciplinas e modalidades que nos podem confundir. Se somos iniciantes é importante saber que tipos de escalada podemos escolher.
Como existem muitas formas de os classificar, vamos concentrar-nos nas suas modalidades mais gerais e como são divididas.
Quais são os principais tipos de escalada?
Que tipos de escaladas pode praticar? Podemos começar com a classificação mais geral: escalada livre e escalada artificial.
Escalada livre
Caracteriza-se pelo facto de que quem faz escalada não utiliza ferramentas artificiais para avançar ou escalar uma parede, via ou rota.
Usa as suas mãos, pés, força física, destreza mental e pouquíssimos instrumentos de segurança (como capacete, corda, fitas exprés, magnésio) para chegar ao topo.
Escalada artificial
É qualquer tipo de subida por uma parede, trilha ou rota onde as ferramentas são usadas para progredir na rota. Podem ser estribos, ganchos e muitos outros complementos para uma escalada segura.
Temos outros tipos de escaladas que seguem práticas mais específicas e que se adaptam a locais e outras necessidades:
Escalada em rocha
É praticada em ambientes naturais, em paredes rochosas com composições minerais, qualidades e aderência que determinam a técnica de escalada.
É um dos tipos de escalada desportiva mais exigente e inclui outras modalidades como psicobloc (escalada em alcantilados) e top rope.
Também é chamada escalada tradicional quando não utiliza âncoras fixas e o alpinista aproveita as fissuras para embutir friends ou camalots, além de se ajudar com o corpo.
Escalada no gelo
É realizado em superfícies geladas, como paredes glaciares, cascatas e até mesmo em caminhos com encostas cobertas de gelo. Requer equipamentos especiais e roupas apropriadas.
Escalada mista
Existem rotas de escalada que exigem domínio de superfícies rochosas, neve e gelo. O escalador deve estar preparado para adaptar o seu progresso a estas exigências.
Escalada desportiva
É um tipo de escalada livre onde os movimentos são efetuados com técnica e grande eficiência para subir uma parede natural ou artificial. Ancoragens fixas (parafusos) com tração rápida são usadas para proteger o escalador de quedas.
Via Ferrata
São rotas seguradas com equipamentos metálicos. Ao subir pelas paredes rochosas, o alpinista avança com a ajuda de âncoras, cabos de aço, rampas, pontes suspensas ou degraus.
Escalada boulder
Esta forma de escalada em blocos é muito popular porque é realizada em rochas ou paredes baixas. Pode ser praticada em áreas naturais ou em rocódromos. Colchões são frequentemente usados para amortecer quedas.
Escalada urbana
Ocorre em estruturas outdoor nas cidades e faz parte do parkour. Pode ser efetuada em edifícios, pontes, muros, túneis, monumentos, em rocódromos ao ar livre ou em instalações especiais.
Escalada em rocódromos (indoor)
Trata-se de tipos de escalada desportiva e recreativa em instalações como ginásios ou parques. Facilita o treino com menor risco de lesão para crianças e adultos.
Escalada alpina
Se perguntar quais os tipos de escalada que são praticados nas altas montanhas, a escalada alpina é a resposta. Aqui é um grande desafio enfrentar intempéries, fissuras no gelo e avalanches.
Escalada Big Wall
As grandes escaladas de parede envolvem vários dias de trabalho de subida vertical. Para descansar, o alpinista instala redes e precisa de levar mantimentos para pernoitar em alturas vertiginosas.
Locais de escalada em Portugal para praticar
Procura locais de escalada em Portugal? Aqui estão algumas opções:
Pampilhosa da Serra
No território das Aldeias do Xisto (centro de Portugal), este percurso através de paredes rochosas oferece segurança aos montanhistas ao longo de cinco setores.
Unhais-O-Velho
Esta subida em rocha quartzítica situa-se também nas Aldeias do Xisto. É muito exigente, embora não exceda os 15 metros de altura.
Geopark Naturtejo
Dentro deste geopark que inclui vários concelhos como Castelo Branco, Idanha-a-Nova e Proença-a-Nova, encontra-se a Via das Talhadas. Possui 11 setores e mais de dois quilómetros de percurso circular. É a Via Ferrata mais longa de Portugal.
Casal Pianos
Perto de Sintra, esta área oferece escalada clássica em rochas basálticas, com fissuras contínuas.
Serra de São Macário
Junto à Aldeia da Pena, em Viseu, as escarpas e arestas desta serra permitem a prática de vários tipos de escalada.
Escalada na Senhora do Salto
Esta montanha situa-se nos arredores de Porto. Oferece características únicas para a prática das altas montanhas por onde corre o Rio Sousa.
Escalada indoor
Em muitas cidades de Portugal encontra ginásios e parques com paredes de escalada para crianças e adultos. Em Lisboa, Porto, Faro, Braga, Aveiro ou Maia, por exemplo, há várias opções.
Lembre-se que se viajar para os Açores, Madeira ou Algarve, a escalada em rocha e falésia é um desporto em expansão.
Mapa: Locais de escalada em Portugal para praticar
Após conhecer vários tipos de escalada, gostaria de se preparar para desafiar a vertigem?
Conte-nos nos comentários!