Skip to main content
Escalada

Onde escalar no Porto: os 5 melhores lugares

A escalada no Porto, bem como em diversos lugares do mundo, tem-se tornado cada vez mais comum entre aqueles que querem explorar uma nova modalidade desportiva, seja a céu aberto ou em espaços fechados (indoor).

A prática da escalada tem muitos benefícios para o corpo e para a mente. Os escaladores desenvolvem a motricidade fina, flexibilidade, coordenação e equilíbrio corporal. Por outro lado, também aprendem a desafiar-se a si próprios, a perseverar e a esforçar-se para obter os resultados pretendidos.

Que tal juntar-se aos escaladores e aprender um novo desporto? Neste artigo apresentamos os 5 melhores lugares para fazer escalada no Porto. 

Os 5 melhores lugares para escalar no Porto

Neste artigo centramo-nos sobretudo em lugares indoor para fazer escalada no Porto. Isto porque, durante o inverno, os dias chuvosos podem ser um impedimento à prática da escalada ao ar livre.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

No entanto, há sempre a possibilidade de desfrutar daqueles dias mais solarengos, mesmo os mais frios, para experimentar este desporto radical e que lhe o deixar (literalmente) nas alturas!

1. The North Wall

Localizado em São Mamede de Infesta, cidade no distrito do Porto, este espaço de escalada é considerado o maior de Portugal, com 900m2. 

Conta com uma área de Boulder (a parede artificial que imita as rochas de escalada) com aproximadamente 80 desafios para escaladores com diferentes níveis de prática, além de uma área de Boulder específica para crianças, com um escorrega.

Além disso, o espaço conta com uma zona com sistemas de “autobelay“, os cintos que permitem escalar paredes de cordas sem um cinturão humano. 

Entre outros espaços para escalada, o The North Wall possui uma área de cafetaria e lounge para relaxar e descansar entre as práticas.

2. São Rock Climbing Indoor

Este espaço de escalada situa-se na cidade do Porto e está aberto para escaladores de todas as idades, desde as crianças até aos adultos.

Os preços diferenciam-se entre os dias da semana, crianças e estudantes, além dos packs para a prática mensal, trimestral, semestral e anual. 

3. Porto Bridge Climb

Este é o único espaço a céu aberto da nossa lista de lugares para escalada no Porto. Construída em 1963, a Ponte da Arrábida já foi o maior arco de betão do mundo.

Desde 2016 é aberta a visitantes que podem fazer escalada na companhia de um guia e com todos os equipamentos de segurança que precisar.

​No topo dos seus 65 metros, tem vistas espetaculares para o rio, uma experiência única! Crianças a partir dos 12 anos e grupos de 1 a 13 pessoas são bem-vindas a esta inesquecível escalada no Porto.

4. Murus

Localizado em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio Douro, este espaço de escalada no Porto possui mais de 400 m² de espaço.

O espaço foi construído pela Walltopia, líder mundial no mercado de indoor climbing, e conta com uma ampla área de Boulder (265 m²), que possui uma grande variedade de ângulos e mais de 70 Boulders renovados semanalmente.

5. One Soul Climbing 

Este espaço de escalada no Porto está localizado mais especificamente em Vila do Conde, e conta com várias vias para escalada com graus de dificuldade diferentes.

Além de contar com facilidades de acesso e estacionamento para carrinhas, o One Soul fornece todo o material para a escalada, pelo que os atletas só precisam de levar o equipamento desportivo: fato de treino, alimento, água, etc.

Focado nas visitas escolares, o espaço oferece condições para pais e encarregados de educação assistirem à prática da modalidade.

 

Veja-o no mapa

Agora que já conhece 5 lugares para fazer escalada no Porto, em Portugal, é hora de se programar para poder tornar realidade esta aventura.

Conte com as nossas dicas para descobrir mais lugares para praticar desporto ao ar livre! 

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta