Índice de conteúdos
Os desportos para jovens têm efeitos benéficos importantes que vão além da saúde física. Manter-se ativo e praticar desporto tem um impacto abrangente e positivo na saúde mental, emocional e nas relações sociais de meninos e meninas.
Agora, quais são os melhores desportos para jovens? Quantas vezes por semana a prática desportiva é recomendada para crianças e adolescentes?
Veja as sugestões de atividades desportivas mais adequadas para os jovens e os seus excelentes benefícios.
Benefícios do desporto para os jovens
A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a prática de algum desporto ajuda a reduzir os riscos do sedentarismo.
Jogos de vídeo, televisão, internet e telefones inteligentes podem consumir muitas horas por dia e ser muito prejudiciais à saúde dos jovens, que podem desenvolver:
- Ansiedade
- Irritabilidade
- Obesidade
- Problemas de postura
- Falta de socialização, entre outros problemas.
Nesse sentido, o desporto é benéfico em todas as idades.
Promove o crescimento e aprendizagem abrangentes
Os desportos para jovens potencializam a aprendizagem e o desenvolvimento, essenciais para uma vida mais saudável.
Ajudam a consolidar a autoestima e a aprender valores como a empatia, a cooperação e a competição saudável.
Melhora corpo, mente e coração
A OMS e o Programa Nacional de Promoção da Atividade Física (PNPAF) destacam a importância do desporto na prevenção e controlo, desde a juventude, das doenças cardíacas, diabete, depressão, ansiedade, problemas de sono, etc.
Nos mais novos, qualquer atividade física é melhor que nenhuma. Isso inclui praticar várias atividades como diversão, tarefa ou em equipa.
Corrida, ciclismo, caminhada, patinagem, natação, passeios em família e muitas outras atividades devem ser incentivadas desde cedo em crianças e adolescentes.
Desta forma:
- A OMS recomenda uma média de 60 minutos por dia de atividade física aeróbica de intensidade moderada para crianças e jovens.
- Para adultos, a recomendação é de pelo menos 150 a 300 minutos ao longo da semana.
Ajuda a desenvolver músculos, coordenação, equilíbrio
As atividades desportivas para jovens desenvolvem habilidades como coordenação, equilíbrio, força, localização espacial, autoconhecimento e compreensão corporal, entre outros elementos.
É fundamental para interiorizar o auto cuidado
Ao praticar desporto, as crianças e os jovens podem tornar-se mais conscientes de uma alimentação mais saudável e equilibrada.
Promove também uma melhor qualidade de sono e ajuda a liberar tensões e endorfinas. Proporciona uma sensação de bem-estar, ânimo e vitalidade.
Valores que os jovens aprendem através do desporto
A prática desportiva, promovida desde a infância e adolescência, permite a fundamentação de valores como:
Disciplina, comprometimento e responsabilidade: todos os desportos têm regras que devem ser seguidas e cumpridas.
Esforço individual e trabalho em equipa: cada objetivo requer um trabalho pessoal e conjunto.
Aceitar as diferenças e conquistas dos outros: as disciplinas desportivas ajudam a estimular princípios como a competição saudável e o respeito.
Atingir metas e superar derrotas: ensinam a administrar as emoções e aprender com as conquistas e fracassos.
Empatia e socialização: ajuda os jovens a compartilhar interesses, socializar e fortalecer as habilidades de comunicação.
Os melhores desportos para os jovens
Entre os melhores desportos para jovens temos:
-
Futebol
É um dos mais exigentes fisicamente e ajuda a seguir padrões. Também a fortalecer ossos, músculos e função respiratória. Permite estabelecer metas e objetivos alcançáveis e próximos, além de exigir muito trabalho, individual e em equipa.
-
Atletismo
De acordo com um estudo publicado na revista The Journal of Pediatrics, o atletismo é um dos melhores desportos para os jovens, pois ajuda a reduzir o risco de reprovação escolar. Também melhora o sistema imunológico e a frequência cardíaca.
-
Ténis
Este desporto requer um grande gasto calórico e, em simultâneo, ajuda a desenvolver músculos, ossos, coordenação e flexibilidade. Ensina a trabalhar sob pressão e a manter o foco nas conquistas pessoais.
-
Artes marciais
Judo, karaté, taekwondo e muitos outros ajudam a ensinar conceitos como disciplina, respeito, cortesia. Acalmam a mente, aumentam a concentração e corrigem más posturas. É muito benéfico para crianças e adolescentes muito inquietos ou inseguros.
-
Natação
É um dos mais completos e benéficos porque envolve um grande gasto calórico, sem afetar as articulações. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias, ajuda a drenar a energia e o stress e favorece o trabalho pessoal.
-
Basquetebol / Voleibol
Promovem massa muscular e desenvolvimento ósseo, favorecendo o crescimento. São excelentes disciplinas para compreender o valor do trabalho em equipa, o domínio da técnica, a disciplina, o desenvolvimento dos reflexos e o autocontrole.
-
Ciclismo
Ajuda a reduzir a obesidade infantil, melhora o sistema cardiovascular, promove o controlo da ansiedade e acalma a mente, diminuindo a sensação de cansaço.
Com que idade se pode começar a praticar um desporto? Tudo depende da disciplina. Normalmente, a partir dos 4 ou 5 anos já se pode começar a incentivar o treino.
É importante que nos desportos para jovens as atividades sejam divertidas e produzam bem-estar. Isso reduzirá as oportunidades de ser abandonado ou gerar sentimentos de frustração ou fracasso.