Índice de conteúdos
Saber como respirar na corrida é uma das coisas que deve dominar antes de começar no running. Antes mesmo de escolher a roupa ou o calçado correto, precisa de se perguntar como deve respirar na corrida.
Continue a ler e aprenda alguns truques sobre como respirar certo na corrida e ficar menos cansado. Daremos várias dicas para evitar a falta de ar e como evitar dores incómodas num lado do corpo durante o exercício.
Saiba tudo neste post!
Importância de respirar corretamente quando se corre
Respirar corretamente na corrida começa com manter sempre uma respiração confortável e natural.
Se sente muito stress no seu dia a dia, se respira rapidamente, entrecortado ou não enche os pulmões com oxigénio suficiente, então, com certeza, se decidir começar a correr, vai cansar-se rapidamente alguns minutos após o início.
Respirar bem é um dos elementos que o vão ajudar a melhorar os seus treinos e atingir todo o seu potencial na corrida. Portanto, uma das chaves para evitar a falta de ar é sintonizar a sua respiração.
Estes são os benefícios de saber como respirar melhor na corrida:
- Respirar bem durante a corrida ajudará a reduzir a dor latejante nas costas que atormenta muitos corredores iniciantes e os obriga a parar.
- Saber respirar durante o treino ajuda a relaxar a tensão acumulada no peito, ombros e pescoço; sem esquecer que ajuda a melhorar a sua postura de corrida.
- Aprender técnicas de respiração antes, durante e depois da corrida pode aumentar o seu nível de conforto para enfrentar períodos ou jornadas mais longas.
- Uma boa respiração ajuda a descomprimir os vasos sanguíneos, manter a pressão arterial estável e aumentar a circulação sanguínea em todo o corpo.
Ao respirar corretamente, simplesmente ajuda o seu corpo a relaxar. Então vale a pena começar a prestar mais atenção em como respira.
Deve respirar pelo nariz ou pela boca?
É melhor respirar pelo nariz ou pela boca durante a corrida? Uma das dicas de como respirar na corrida tem a ver com a maneira como inspira e expira.
Em princípio, se decidir correr num ritmo lento, poderá sentir-se mais confortável respirando pelo nariz.
Além disso, pode fazer inspirações profundas pelo nariz e depois expirar pela boca, da maneira mais rítmica possível.
Mas se acha difícil manter uma conversa enquanto corre, ou se estiver sem fôlego, talvez deva respirar apenas pela boca.
Durante um sprint ou uma corrida de alta intensidade, deve respirar pela boca. Isso tornará o seu desempenho mais eficiente. Inspirar e expirar pela boca facilita a entrada de mais oxigénio no corpo e a chegada mais rápida aos músculos.
Outro ponto a favor é que respirar pela boca permite que libere a tensão mais rapidamente e relaxe a mandíbula, o que o ajudará a liberar mais stress ou tensão no rosto e no corpo.
Há quem enquanto corre acabe hiperventilando. A solução pode ser respirar ao mesmo tempo pelo nariz e pela boca para aumentar a capacidade de oxigénio e a libertação rápida de dióxido de carbono.
Pode ser difícil no início. Mas com a prática pode dominá-lo!
Como respirar corretamente na corrida
Respirar ritmicamente pode ajudar a obter uma respiração adequada durante a corrida. Consiste em controlar a inspiração e a expiração durante um certo número de passos, o que pode ser muito útil para evitar ou aliviar a dor abdominal durante o exercício.
Pratique a respiração rítmica desta forma, conforme a situação:
Jogging – ritmo suave
Em níveis de corrida fácil, uma boa técnica é inspirar ao dar três passos e expirar nos três passos seguintes. Neste caso, o ritmo é 3:3.
Assim conseguirá realizar cerca de 30 respirações a cada 60 segundos. Este é um bom ritmo para obter o oxigénio necessário para um minuto de corrida fácil.
Ritmo médio
Em corridas moderadas pode aplicar um ritmo 2:2. Significa que dá dois passos ao inspirar e outros dois passos para expirar.
É uma forma de respiração muito utilizada para treino de maratonas e pode ser mantida em distâncias significativas.
Ritmo elevado e corrida
Para as corridas mais rápidas ou mesmo de competição, precisará acelerar o ritmo para 2:1 ou 1:2. Pode dar dois passos ou um só ao inspirar e um ou dois passos ao expirar. Nesse ritmo, garantirá cerca de 60 respirações a cada minuto.
Respirar mais rápido do que esse ritmo levará apenas a uma inspiração ou expiração insuficiente ou muito superficial, o que pode fazer com que perca o fôlego ou se canse mais rapidamente.