Índice de conteúdos
Como correr mais rápido é uma pergunta que muitos corredores fazem se querem aumentar o ritmo e reduzir os tempos numa competição como uma 5K ou meia maratona.
Neste post partilhamos dicas para correr mais rápido e alcançar melhores metas de desempenho físico no atletismo.
Vamos ao que interessa!
Como correr mais rápido e cansar-se menos
Correr mais rápido e cansar-se menos requer foco num conjunto de prioridades que incluem fatores como:
- um plano de treino pontual;
- uma nutrição mais otimizada;
- concentração e hábitos que devem ser cuidados e mantidos;
- combinação de exercícios e técnicas que o vão ajudar a elevar o nível competitivo.
Aprenda cinco dicas importantes sobre como correr mais rápido em atletismo e que, gradualmente, o vão ajudar a cansar-se menos durante os treinos e competições com distâncias maiores.
Trabalhe a sua respiração
Aprender a respirar é essencial para correr mais rápido e levar mais oxigénio aos músculos. O problema é que nem sempre há uma maneira confortável de respirar durante a corrida se é iniciante.
Antes de correr, pratique exercícios respiratórios. Evite inalar e exalar com respiração toráxica superficial.
É mais apropriado aprender a encher totalmente os pulmões através da respiração abdominal. Isto vai ajudar a ter mais ar entrando no seu corpo e, portanto, nos seus músculos.
Perca peso
Para correr mais rápido e ficar menos cansado, precisa de definir uma meta de perda de peso. Caso se sinta mais pesado ou menos ágil, alguns quilos a menos podem fazer a diferença e ajudá-lo a movimentar-se com mais facilidade.
Uma regra básica é que, para cada quilo perdido, pode aumentar a sua velocidade de corrida em 1%. Pode não ser muito quando visto desta forma, mas certamente é um bom motivo para emagrecer e otimizar a sua dieta de corredor.
Melhore o core
Se quer ir mais rápido, melhorar o seu núcleo pode ajudá-lo a ganhar velocidade. Um melhor core (núcleo) ajuda a estabilizar a coluna e evitar rotações que causam mais fadiga ou aumentam a carga nos quadris.
Concentre-se em exercitar os músculos abdominais, os músculos profundos da coluna, as nádegas e a região lombar e pélvica. Com um core mais desenvolvido conseguirá um desempenho mais rápido e uma maior economia no running.
Ajuste a sua dieta e hidratação
Qualquer corredor tem dias em que se sente mais enérgico e outros onde pode sentir o oposto. Rever o seu plano de nutrição e hidratação antes, durante e depois da corrida é vital para se sentir com mais energia e com um corpo mais saudável.
- O que precisa de verificar na sua alimentação? Realize o seguinte:
- Incorpore mais refeições com alimentos frescos e variados, com mais frutas e legumes em cada prato.
- Verifique a qualidade dos antioxidantes, vitaminas e minerais que consome diariamente.
- Planeie a sua dieta com base nos seus objetivos e requisitos metabólicos.
- Adicione mais fibras e ingestão de hidratos de carbono integrais.
- Consuma proteínas de origem animal ou vegetal de qualidade.
- Procure o conselho de um especialista em nutrição desportiva.
Tire algum tempo para aquecer o seu corpo
Se procura respostas sobre como correr mais rápido e cansar-se menos, corrija o plano de aquecimento que segue. Antes de iniciar esforços intensos, como tentar correr mais rápido, deixe o seu corpo aquecer melhor.
Se aquecer por 10 a 15 minutos, os seus músculos vão estar mais dispostos a tentar uma corrida mais rápida. Se precisar de mais tempo para se sentir confortável e relaxado para correr mais rápido, gaste bastante tempo a trabalhar na sua forma física antes de se esforçar.
Aquecer bem e reservar um tempo para o fazer vai ajudar a adotar esse hábito e a desenvolver uma melhor atitude e força mental antes de correr.
Já que agora conhece algumas dicas de como correr mais rápido, lembre-se que aprender a ser mais rápido requer força mental e paciência. Encontre o que funciona para se manter motivado e com energia.