Índice de conteúdos
Dizer caminhadas no Algarve é falar de percursos impressionantes que podemos percorrer a pé num dos mais famosos destinos de sol, praia e natureza de Portugal.
Continue a ler para conhecer as melhores caminhadas organizadas no Algarve. Damos-lhe as pistas mais certas para planear uma escapadela de aventura pelos trilhos imperdíveis da região do Algarve, no sul de Portugal.
As 3 melhores rotas para caminhadas no Algarve
Mapa: 3 caminhadas no Algarve mais recomendadas
Os percursos para caminhadas no Algarve oferecem uma oportunidade extraordinária para chegar a praias paradisíacas, vilas e cidades encantadoras, onde a natureza e o lazer são vividos intensamente.
Rota 1: Rota dos Sete Vales Suspensos
Esta rota costeira situa-se no concelho de Lagoa (distrito de Faro). São 11,5 km de caminhada ida e volta, entre a Praia de Vale de Centeanes (Carvoeiro) e a Praia da Marinha (Caramujeira).
A rota oferece:
- Trilhos entre falésias, vistas de ilhéus e praias paradisíacas.
- Abismos causados pela erosão da rocha calcária.
- Algares (grutas) com praias escondidas.
Os seus miradouros no topo das falésias e a paisagem marítima fazem deste percurso um dos melhores da Europa para caminhadas, de acordo com o ranking do European Best Destination.
O que vai ver ao longo desta rota?
- A Praia de Benagil e o Benagil Caves (Algar de Benagil) cuja praia escondida se avista do alto. Pode conhecer depois o algar de perto se for de barco ou caiaque, e ainda outras galerias subterrâneas.
- A Praia do Pau, acessível apenas por mar ou pelas suas saliências.
- A Praia da Marinha, uma das 100 melhores do mundo.
- Pode caminhar na maré baixa até a Praia da Mesquita e deliciar-se entre falésias, arcos naturais e ilhotas.
Outros sítios encantadores são:
- Praia Da Corredoura, um paraíso de descanso para os amantes da canoagem.
- Praia do Carvalho. Acede-se por um túnel escavado na pedra.
- O Farol de Alfazina, o Algar Seco e a Gruta da Boneca, com a sua janela aberta na rocha que proporciona uma vista excecional sobre o mar.
No verão, as temperaturas de 30 °C tornam-se mais intensas nesta paisagem árida e com pouca sombra. Então vá preparado! Leve roupa fresca, calçado confortável, água e protetor solar.
Rota 2: Fonte da Benémola
Localizada perto da aldeia tradicional de Querença, a Fonte da Benémola é uma Paisagem Protegida Local que se insere numa extensão de 392 hectares. Situa-se no interior do concelho de Loulé, junto à ribeira da Benémola.
É um percurso pedestre único e curioso na paisagem algarvia.
O que vai encontrar?
- Uma das rotas menos conhecidas com o melhor exemplar da fauna e flora originária. Tem um circuito pedestre de 4,5 km, por trilhos assinalados.
- Poderá apreciar a transição natural entre a serra e a costa algarvia, e a beleza da ribeira da Menalva.
- Caminhará por solos avermelhados e saliências calcárias que o levarão por pontes, barragens, nascentes, moinhos, rodas de madeira (noras) e oficinas de artesanato.
- Vai avistar o lar de mais de 100 espécies de animais, como a lontra, o guarda-rios e a garça-real. Além disso, espécies aquáticas e anfíbias (tritões, sapos).
- Este local possui uma rica flora representada por mais de 300 espécies de plantas, entre orquídeas, alecrim, freixos e muito mais.
Rota 3: Via Algarviana
Se pretender um panorama diferente, deverá explorar qualquer uma das 14 etapas que compõem o antigo percurso pelo interior algarvio.
A Via Algarviana é um percurso assinalado de 300 km, dividido em pequenas rotas. Une dois pontos: o cais de Alcoutim — junto ao rio Guadiana — e o Cabo de São Vicente.
O percurso tem painéis interpretativos que nos guiam ao longo do caminho religioso que os peregrinos percorreram durante séculos para chegar às relíquias de São Vicente, no Promontório de Sagres.
O que vai encontrar neste percurso?
- Alojamento, restauração e tranquilidade total.
- Aldeias rurais e típicas que se mantêm entre moinhos de vento, agricultura e produtos de fabrico local como os seus famosos queijos, enchidos, licores e artesanato.
- Imersão no rico ecossistema do Rio Guadiana, Serra do Caldeirão e Serra de Monchique.
O percurso termina no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, o troço de costa mais bem preservado da Europa e integrado na rede Natura 2000.
Gostou destas três rotas de caminhadas no Algarve?
Nesta região existem muitos outros percursos pedestres na Ilha de Tavira, nas Salinas de Olhão e no Trilho Ambiental do Castelejo. Não vai ficar sem opções!
Para chegar ao Algarve lembre-se de que o pode fazer através de:
- Aeroporto de Faro
- De comboio
- Pela autoestrada A22
- Pela estrada N125
E agora? Atreve-se?