Índice de conteúdos
O boogie board, entre outras modalidades de desportos aquáticos, sempre cativou a atenção de entusiastas que procuram emoção e diversão no mar.
Mas conhece, por exemplo, a diferença entre boogie board e body board? Embora os nomes possam ser diferentes, é um facto que se trata do mesmo desporto, que proporciona experiências diferentes aos seus praticantes.
Mas afinal, porque é que existem estes dois nomes: boogie board e bodyboard? Neste artigo vamos explicar o motivo da diferença de nomes, fazendo um rápido regresso às origens deste desporto aquático, para além de explicar o que é a modalidade boogie board.
Assim, os amantes dos desportos aquáticos podem fazer uma escolha mais informada sobre a modalidade que se adequa melhor às suas preferências e habilidades.
Boa leitura!
Diferença entre boogie board e body board
Na prática, a diferença entre boogie board e body board é inexistente. Trata-se apenas de dois nomes diferentes para um mesmo desporto, como explicamos a seguir.
Tanto o bodyboard como o boogie board são uma modalidade de desporto aquático praticado com uma prancha pequena e flexível para deslizar sobre as ondas.
O boogie board é uma opção popular para crianças, iniciantes e adultos que procuram uma atividade recreativa e divertida no mar. Não requer um nível avançado de habilidades, tornando-o acessível a pessoas de todas as idades que desejam sentir a emoção de surfar.
Mas afinal, de onde surgiu o nome boogie board? É o que vamos ver a seguir.
O que é o boogie board
O termo boogie board foi criado pelo homem que criou as pranchas de body board, ainda em 1971: Tom Morey.
Morey era um baterista de jazz e adorava o estilo de blues “boogie woogie”, criado e popularizado pela cultura negra americana das décadas de 1930 e 1940.
Para Morey, surfar com a prancha de body board era como dançar sobre as águas. E foi ele que criou o primeiro protótipo da prancha, com espuma cortada com faca e jornal passado a ferro.
Morey queria um nome que correspondesse às partes do corpo tocadas pela prancha e, inicialmente, quis chamá-la “SNAKE”, abreviando as palavras Side, Navel, Arm, Knee, and Elbow.
Em português, as palavras referem-se às partes da prancha e as suas correspondências com o corpo, como o Lado, Umbigo, Braço, Joelho e Cotovelo.
Mas o nome “SNAKE” não parecia muito convidativo, enquanto o nome do seu ritmo favorito podia ser facilmente combinado com a palavra prancha. Daí o nome “boogie board” ter surgido como uma alternativa para se referir às pranchas que atualmente conhecemos melhor como “body board”.
O que é o body board
Portanto, já sabemos que boogie board e body board se referem ao mesmo desporto.
O body board consiste em deslizar nas ondas do mar utilizando uma prancha também chamada de “bodyboard”.
O bodyboarder deita-se de barriga para baixo na prancha, com o peito apoiado e as mãos nas laterais para direcionar o movimento. Com os pés e as pernas livres, é possível executar manobras e manter o equilíbrio ao deslizar sobre as ondas.
O bodyboard é uma modalidade muito apreciada por surfistas de todas as idades, oferecendo uma abordagem única para aproveitar as ondas.
Devido à sua prancha especial e à forma como é praticado, o bodyboard permite um maior controlo do corpo e maior facilidade em realizar manobras mais técnicas.
Agora que conhece a história do nome boogie board, gostava de ouvir boogie woogie e aventurar-se no boogie board?
Se sim, continue a acompanhar o nosso blog para descobrir mais curiosidades sobre os desportos aquáticos!