Índice de conteúdos
Gosta de desportos radicais? Se a sua resposta for sim, precisa de conhecer o base jumping. É uma variação do paraquedismo com maior grau de intensidade, pois literalmente “voa”. Vamos ver do que se trata!
No também conhecido base jump os praticantes saltam de objetos fixos como prédios, pontes, falésias, montanhas, entre outros. Portanto, é uma altura menor do que saltar de paraquedas, onde salta de um avião.
A adrenalina é que só abre o paraquedas a poucos metros do chão.
O seu nome “Base” é a sigla das palavras em inglês Building (edifícios), Antenna (antena), Span (pontes ou viadutos) e Earth (neste caso, falésias), os quatro tipos de estrutura a partir dos quais pode lançar.
O base jumping é praticado desde 1978, sendo atribuído a Carl Boenish, um americano apaixonado pelo paraquedismo e a fotografia em queda livre.
No famoso Parque Nacional de Yosemite, nos Estados Unidos, Boenish registou saltos na Muralha do Capitão e desde então, mais pessoas aderiram ao seu feito.
O que é o base jumping
É considerado o desporto radical mais perigoso do mundo. Trata-se de lançar-se de um ponto fixo e deslizar em queda livre até ficar alguns metros acima do solo para abrir o paraquedas.
Esta particularidade faz com que não haja tempo de resposta para qualquer margem de erro. Portanto, disciplina e preparação são necessárias para o praticar. Então, se quer entrar neste desporto, é preciso fazer um curso de treino exaustivo.
Aqueles que o praticam são chamados de “homens-pássaros”, por usarem um fato preso ao corpo que, ao abrir os braços no ar, parece ter asas.
Equipamento necessário
Para praticar base jumping precisa de um equipamento especial que consiste em:
Wingsuit
O modelo deste fato especial desafia as leis da natureza. Graças ao seu design reduz o deslocamento vertical e promove o deslocamento horizontal.
Há uma grande variedade de wingsuits, mas todos têm os mesmos princípios:
- São feitos de nylon ou qualquer outro tecido resistente.
- Têm três asas. Dois conectam os braços ao tronco e o terceiro conecta as pernas entre si.
Capacete
É um capacete leve com capacidade de resistir a impactos em alta velocidade. A maioria é feito de polímero de nylon, possui almofada de espuma amortecedora para proteger adequadamente a cabeça e, ao mesmo tempo, ser confortável e leve.
Além disso, tem cordão com tensão ajustável e pode suportar alta tração.
Paraquedas
O paraquedas utilizado para base jumping é do tipo Ram Air. Tem formato retangular e possui apenas sete células de ar (os paraquedas tradicionais possuem nove células).
Diferenças com o paraquedismo
A principal diferença entre o base jumping e o paraquedismo? O primeiro é praticado numa altura mais baixa e o paraquedas abre apenas 6 segundos antes de chegar ao solo.
A distância de abertura do paraquedas na base jump é de 150 metros antes de chegar ao solo e no paraquedismo é de cerca de 600 metros.
Além disso, na base jumping salta de um local fixo e no paraquedismo de uma aeronave. No paraquedismo a velocidade adquirida é muito maior.
Onde fazer bungee jumping em Portugal?
Como o base jump é considerado muito perigoso e ilegal, se não for feito sob rígidos controles de segurança. Uma forma recreativa de salto é o bungee jumping, que permite saltar de pontes, com cordas de segurança.
Portanto, não encontra ofertas de base jumping em Portugal, mas encontra de bungee jumping nas modalidades pêndulo ou goming (com corda elástica).
Estes são os locais mais populares para bungee jump em Portugal:
Póvoa de Lanhoso, Braga
Aqui tem a oportunidade de saltar de 25 metros de altura e, se tiver coragem, também pode praticar saltos de pêndulo para trás e saltos de pêndulo invertido.
Aqueduto dos Pegões, Santarém
Neste local voará a 30 metros de altura a partir dos 58 arcos da ponte com cerca de 6 quilómetros de largura. O ponto de salto situa-se no concelho de Tomar.
Ponte fronteiriça do Arbo
Este é um dos locais preferidos dos amantes da adrenalina, que podem saltar sobre o rio Minho e observar do alto os concelhos portugueses e espanhóis desta região.
Marina de Albufeira, Algarve
É o primeiro local onde se pode fazer bungee jumping em Portugal e tocar a superfície da água. O salto tem 40 metros de altura.
Alguns países possuem medidas regulatórias para evitar acidentes graves relacionados com o base jumping, como a Espanha, que possui a Associação Espanhola de Base Jumping . É fundamental lembrar que o desporto deve ser praticado sempre sob supervisão de profissionais.