Índice de conteúdos
Quer descobrir as melhores caminhadas na Madeira e desbravar a ilha com um espírito aventureiro?
Sabemos que a Madeira é marcada por várias levadas onde o cenário natural deslumbra os turistas e mesmo os locais.
Por isso, apresentamos algumas opções de caminhadas fáceis na Madeira, além de opções medianas e avançadas.
Para que nível de dificuldade está preparado?
Melhores caminhadas na ilha da Madeira
As caminhadas na Madeira são uma das melhores formas de explorar as belezas desta região e fazer uma programação saudável e surpreendente.
No entanto, antes de se programar para fazer esta viagem, é importante lembrar-se de que as caminhadas exigem algum preparo físico e roupas e acessórios adequados.
Portanto, é bom fazer exercício regularmente e levar consigo na bagagem fato de treino, sapatilhas desportivas, bastões (se quiser se apoiar durante o trajeto) e alimentos saudáveis.
Também é recomendável estar acompanhado durante as caminhadas, visto que um suporte físico e emocional é sempre necessário, sobretudo em casos de acidente ou outros imprevistos.
Dito isso, veja abaixo as nossas sugestões de caminhadas na ilha da Madeira.
Para principiantes
Levada do Alecrim e Lagoa do Vento
Esta é uma das caminhadas na Madeira mais curtas entre as mais populares da ilha, com aproximadamente 7km de extensão entre ida e volta.
Durante as suas 3h30min de duração, os caminhantes vão da zona do Rabaçal até à floresta densa e os seus belos túneis de urzes.
O percurso termina na lagoa Dona Beja, junto a uma bela cascata ideal para um mergulho nos dias mais quentes.
Se quiser prolongar o seu percurso, e se estiver disposto a descer muitas escadas, pode ir até à Lagoa do Vento. Ao percorrer menos de 1km a mais, poderá encontrar outra cascata marcada por uma vegetação natural diversa e bela.
Levada dos Cedros
Com aproximadamente 6km de extensão, este percurso pode ser percorrido em cerca de 3 horas.
Localizado na área florestal indígena da Madeira, que se tornou Património Mundial Natural em 1999, este percurso permite observar uma grande diversidade de plantas nativas e árvores raras de 30 a 40m de altura.
Destaque para os fetos que, em contraste com os tons escuros das rochas, formam paisagens naturais de tirar o fôlego.
Dificuldade média
Levada do Rabaçal 25 Fontes e Levada do Risco
Com um percurso de aproximadamente 9km, entre ida e volta, os caminhantes podem percorrer por 4 horas uma das mais belas e populares caminhadas na Madeira.
O ponto de partida é a Estrada Regional 110, que parte da zona do Rabaçal e passa por túneis de urzes e pela floresta Laurissilva, considerada Património Mundial da Humanidade.
Na lagoa da Levada das 25 Fontes é possível observar um espetáculo natural: são mais de 25 fios de água a escorrer por pedras com fetos gigantescos.
Estas levadas são as mais concorridas da ilha e é preciso ter cuidado em todo o caminho, porque este é muito estreito e torna-se difícil ultrapassar ou cruzar-se com outras pessoas.
Dificuldade avançada
Pico do Areeiro e Pico Ruivo
Este percurso é um dos mais extensos de todos, com 7km só de ida que são concluídos em aproximadamente 3h30.
A caminhada inicia-se no Miradouro do Pico do Areeiro e termina no Pico Ruivo, sendo realizada em grandes altitudes, com mínimas de 1542m e máximas de 1862m.
Toda a caminhada é marcada por cenários cobertos de nuvens e uma grande diversidade de vegetação. Além disso, é preciso passar por túneis e corredores posicionados nas paredes de rochas.
Se não quiser fazer todo o percurso, pode percorrer apenas uma parte do trilho e voltar para trás. As fotografias espetaculares estão garantidas na mesma!
Agora que já conhece três trilhos para fazer caminhadas na Madeira, é hora de se programar e arriscar-se.
E se já fez outras caminhadas melhores na Madeira, partilhe connosco as suas sugestões.