Skip to main content
Desportos terrestres

O skate em todas as suas formas: Um guia completo para os tipos de skate

Se não conhece a diversidade que o skate pode representar é porque provavelmente ainda não conhece os tipos de skate que existem.

De facto, além do skate tradicional, existem outras modalidades de skate que requerem a utilização de diferentes tipos de skateboard.

Se quer saber mais sobre o skate e, quem sabe, encontrar na prática deste desporto uma forma de gastar as energias e aventurar-se, continue a leitura deste artigo.

Apresentamos a seguir os tipos de skate que existem e as principais diferenças entre eles.

Boa leitura!

Que tipos de skate existem?

Os tipos de skate variam conforme os shapes do board, isto é, do skate em si.

Com base no tamanho, na forma e nas várias características, os skates podem ser divididos em 4 tipos:

  • Shortboard;
  • Longboard;
  • Waveboard;
  • Skate Cruiser.

Apresentamos a seguir as características dos principais tipos de skate. Veja com qual se identifica mais, caso pretenda aventurar-se neste desporto!

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Shortboard

Entre todos os tipos de skate, este é o modelo mais popular. A sua estrutura possui um shape mais fino, um truck mais baixo e rodas mais pequenas e mais duras. Trata-se de um formato compacto e versátil para manobras ágeis.

É o principal modelo para a modalidade street, pois é ideal para truques e acrobacias complexas em superfícies lisas e em rampas.

Entre os shortboards, é possível encontrar variações em termos de rodas, eixos e formatos, pelo que os skaters podem personalizar o equipamento de acordo com as suas preferências.

Com o shortboard, é possível executar flips, slides, grinds e uma variedade de truques que exploram a criatividade e habilidade dos praticantes.

Longboard

Este é um dos tipos de skate com os maiores equipamentos. Isto é, contam com rodas superiores a 70mm, motivo pelo qual alcançam velocidades sem perder a estabilidade.

É possível deslocar-se com o longboard como meio de transporte, pois além de tudo é fácil de controlar e tem um valor acessível.

Destaque para a tendência de se fazer danças sobre o longboard. Nas redes sociais, como o Instagram e o TikTok, é possível ver vídeos de jovens que fazem algumas danças sobre este skate.

Skate Cruiser

Este é o tipo de skate tradicional, que remete para as origens do desporto, na Califórnia. Como pode ver no nosso artigo sobre a história do surf, naquela altura, o skate era um recurso similar ao surf, mas possível de ser praticado em terra firme.

Nesse sentido, o longboard é o tipo de skate mais comum, ou seja, o que vemos mais facilmente nas ruas.

Possuem um eixo grande e rodas grandes e suaves, que chegam até aos 66 mm. Por isso, não são indicados para executar manobras em pistas ou na rua.

Waveboard

O waveboard é, entre todos os tipos de skate disponíveis no mercado, considerado o mais desafiante. Isto porque é mais difícil de andar e controlar.

O seu formato é mais largo nas pontas e fino no meio, como uma ampulheta, e conta com apenas duas rodas. Para se mover com este skate, é preciso fazer movimentos em direções opostas, que levam o skater para a frente.

Não é o tipo mais indicado para iniciantes ou skaters pouco experientes.

Então, já conhecia os diferentes tipos de skate? Qual deles acha que é o mais apropriado para si? Continue a acompanhar o nosso blog para mais dicas!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta