Índice de conteúdos
As rotas de canoagem em Coimbra são uma das atividades imperdíveis e mais completas para todos os que procuram desfrutar da natureza e dos desportos ao ar livre.
Se quiser saber todos os detalhes, compartilharemos as melhores opções para realizar esses passeios.
E se não tem experiência, não há problema! Só deve procurar um clube de canoagem em Coimbra ou uma associação que lhe ofereça percursos guiados aos melhores lugares em Portugal.
Mapa: Os melhores lugares para canoagem em Coimbra
Canoagem em Coimbra: todos os detalhes da descida do rio Mondego
A descida do rio Mondego é especialmente muito procurada. A canoagem em Coimbra no Mondego é uma experiência ideal para iniciantes, famílias e grupos de todas as idades.
A melhor parte é que existem clubes e grupos que organizam rotas guiadas que incluem monitores experientes e equipamentos.
O que precisa de saber sobre esta rota:
- No rio Mondego, a Barragem da Aguieira (conhecida como Barragem da Foz do Dão) garante um passeio tranquilo de 18 km, entre Penacova e Torres de Mondego. É uma das descidas preferidas para a canoagem em Coimbra.
- Neste ponto, as águas não são canalizadas e o resultado é um percurso natural com rápidos pequenos que proporcionam emoção extra, sem se expor ao perigo.
O passeio de canoa ou kayak mais promovido na zona começa no açude da Carvoeira, a meio quilómetro da praia fluvial de Penacova.
É uma viagem de 3 a 4 horas que termina na Torres do Mondego, cerca de 3 km depois da praia fluvial do Casal da Misarela. São 18 km de pura diversão.
Irá desfrutar do vale natural do rio Mondego delimitado por bosques e praias fluviais onde pode fazer um piquenique, beber algo, dar um mergulho, e conhecer aldeias rurais (Louredo, Ronqueira, Rebordosa, Foz do Caneiro) que mais tarde poderá explorar.
Entre o açude da Carvoeira (Penacova) e a Praia Fluvial dos Palheiros/Zorro (Coimbra), a maioria dos iniciantes de canoagem costuma reunir-se na primavera e no verão. É um passeio perfeito para crianças e adultos!
Descida noturna do rio Mondego
Tem 8 km de extensão e só é efetuado em noites de lua cheia, com instrutores experientes que oferecem este circuito. Esta interessante viagem ocorre na primavera e no verão, entre junho e setembro.
Outras rotas de canoa em Coimbra
Na região centro do país é possível explorar rios, vales, praias fluviais e obter vistas espetaculares. Estes são outros percursos que não deve perder se já tem experiência neste desporto.
Rota descida do Rio Alva
Esta rota por um dos afluentes do Mondego tem 9 km. Exige habilidade e experiência em canoagem, ao incluir rápidos e açudes em diversos formatos (vertical, rampa, degrau).
Recomenda-se fazê-lo apenas entre outubro e maio. Localiza-se no concelho de Arganil, distrito de Coimbra, entre Vila Cova do Alva e Côja.
Rota Rio Alva — Moura Morta
Esta descida de canoagem em Coimbra pode ser fácil para quem já tem experiência. Se não, é melhor não fazer.
É um percurso de 6 km, entre a Barragem das Fronhas e a Praia Fluvial da Moura Morta (concelho de Vila Nova de Poiares).
Rota pelo Rio Alvoco
O Rio Alvoco nasce na Serra da Estrela e entra no distrito de Coimbra, no concelho de Oliveira do Hospital. Desagua no rio Alva, com um troço de 8 km onde se pode fazer canoagem (entre Alvoco das Várzeas e Avô).
É de dificuldade média, devido às suas passagens com rápidos estreitos, pedras e declives acentuados. A temporada recomendada? Entre outubro e maio.
Rota descida do Rio Ceira
Outra opção para andar de caiaque ou canoa é descer o Ceira, rio que também desagua no Mondego.
O percurso mais atrativo e acessível tem quase 7 km de extensão e a sua dificuldade é média, pelo que é necessária experiência. Situa-se entre Góis e Vila Nova do Ceira. Entre outubro e maio é a melhor época, mas tudo depende das chuvas e de outros fatores.
Existem muitos outros percursos com maior dificuldade técnica. Entre elas destaca-se a Rota Ribeira de Mortágua, a Foz do Mondego e a navegação à volta da ilha da Morraceira.
Estamos quase no fim!
Basta lembrar que para fazer canoagem em Coimbra precisa de trazer:
- Fato de banho
- Roupas secas
- Toalha
- Protetor solar
- Calçado adequado
- Água e comida
O colete salva-vidas e capacete são geralmente incluídos se contratar um operador turístico ou clube de canoagem. Se vai com crianças, informe-se sobre os percursos que pode fazer com elas.
Agora vamos com tudo e sempre a remar!