Índice de conteúdos
As Grutas Serra de Aire e Candeeiros são uma das atrações turísticas mais populares de Portugal, localizadas na região centro do país.
Com uma rica história geológica e belezas naturais surpreendentes, estas grutas oferecem uma experiência inesquecível para quem as visita.
Neste texto, apresentamos as Grutas Serra de Aire e Candeeiros que estão abertas para visitas guiadas, para além de explorarmos as suas principais características.
Se gosta de fazer atividades ao ar livre, está no sítio certo. Descubra tudo o que não pode perder na sua próxima visita às Grutas de Serra de Aire e Candeeiros.
Que grutas podem ser visitadas na Serra de Aire e Candeeiros?
Se quer desfrutar de um passeio inesquecível pelas Grutas da Serra de Aire e Candeeiros, apresentamos a seguir as grutas a não perder.
Grutas de Mira de Aire
As Grutas de Mira de Aire são um complexo de grutas calcárias localizado na região de Fátima e famosas pelas fantásticas formações rochosas, estalactites e estalagmites.
O interior destas grutas é iluminado por luzes coloridas, que criam uma atmosfera mágica.
Entre os vários caminhos que percorrem as grutas, destacamos o Caminho Verde, o Caminho Azul e o Caminho Vermelho. São interligados e levam os visitantes através de salões subterrâneos e túneis.
Destaque para as formações rochosas da Catedral, uma câmara com cerca de 30 metros de altura, e a Sala dos Cemitérios, que contém estalactites e estalagmites tão próximas entre si que se assemelham a lápides funerárias.
As Grutas de Mira de Aire também abrigam um pequeno museu, com exposições sobre a história das grutas e a sua formação geológica, para além de uma loja de souvenirs.
Não vai querer perder este passeio por uma das mais belas Grutas de Serra de Aire e Candeeiros!
Grutas de Alvados
As Grutas de Alvados também pertencem ao complexo das Grutas de Serra de Aire e Candeeiros.
Há vários percursos que os visitantes podem seguir através das grutas, tais como o Caminho do Lago, o Caminho dos Cântaros e o Caminho das Estalactites.
Destaque para as estalactites e estalagmites que se assemelham a objetos comuns, como cortinas, cornos de animais e cascatas.
Há ainda pequenos lagos subterrâneos, cascatas e piscinas cristalinas que, somados à iluminação das grutas, formam um cenário espetacular.
Assim como nas Grutas de Mira de Aire, do lado de fora das Grutas de Alvados há um pequeno museu e uma loja de souvenirs.
Grutas da Moeda
As Grutas da Moeda são uma atração turística popular para aqueles que visitam a região e que gostam de admirar as belezas da natureza.
O acesso é feito através de uma entrada que se abre para uma grande gruta, com uma iluminação suave que destaca as belezas das suas formações rochosas.
Através dos Caminhos do Lago, da Cascata e da Escuridão, é possível observar uma grande variedade de galerias, túneis e câmaras subterrâneas.
Destaque para a Catedral: uma enorme caverna cercada por paredes de calcário e com cerca de 40 metros de altura.
Sem dúvida, a visita às Grutas da Moeda é uma ótima forma de descobrir a rica história geológica de Portugal.
Grutas de Santo António
As Grutas de Santo António, situadas em Pedra do Altar, no concelho de Porto de Mós, em Leiria, pertencem ao complexo das Grutas de Serra de Aire e Candeeiros.
Foram descobertas em 1955 por dois homens que andavam à procura de um pássaro e acabaram por entrar por uma fenda aberta num rochedo, descobrindo por acaso estas grutas.
As Grutas de Santo António têm uma área total de 6000 metros quadrados, e a sua altura máxima é de 43 metros.
Destaque para as salas do Lago da Felicidade, a Sala Morcegos e a Cipreste. Para além das estalagmites que podem ser observadas em todo o percurso.
Agora que já conhece as principais Grutas da Serra de Aire e Candeeiros, está na altura de se preparar para a sua próxima viagem.
E para mais dicas de atividades ao ar livre, continue a acompanhar o nosso blog.