Skip to main content
Caminhadas

Caminhadas na gravidez: benefícios e dicas

Durante a gestação é altamente recomendável manter-se ativa. Nesse sentido, as caminhadas na gravidez estão entre as melhores rotinas que pode fazer. Os seus benefícios são inegáveis, tanto para a mãe quanto para o bebé.

Caminhar durante a gravidez é uma atividade muito saudável que pode fazer diariamente, no seu próprio ritmo, mesmo que não faça exercícios regularmente.

sol, vento e água os nossos aliados para gerar eletricidade 100% verde

Desde que não haja contraindicações médicas, pode complementar as suas caminhadas longas na gravidez com outros exercícios benéficos de baixo impacto, como yoga para grávidas e natação.

Benefícios de caminhar durante a gravidez

Posso fazer caminhadas durante a gravidez? Antes de responder a esta pergunta é importante esclarecer que:

  • Qualquer treino de caminhada para grávidas deve garantir que o nível de atividade física seja o mais adequado para a mãe e o seu bebé.
  • Antes de começar a treinar, converse seriamente com o seu ginecologista e obstetra sobre as atividades físicas em cada trimestre da gravidez.
  • A mãe necessita de um acompanhamento personalizado para que o treino se ajuste à sua condição física e médica.

Dito isto, conheça agora os benefícios da caminhada na gravidez

Para a mãe

A maioria das diretrizes internacionais de saúde recomendam atividade física durante a gravidez. Caminhar pode ajudar a:

  • Manter um peso corporal adequado neste período, com um exercício aeróbico de baixo impacto.
  • Promover melhor massa muscular, resistência e força.
  • Evitar dores nas costas.
  • Melhorar a circulação sanguínea e prevenir o inchaço e cãibras nas pernas.
  • Prevenir problemas como constipação e hemorróidas.
  • Reduzir os riscos de desenvolver diabete na gravidez (diabete gestacional).
  • Minimizar o inchaço do abdómen devido ao gás (distensão abdominal).
  • Melhorar o humor e a qualidade do sono.

Existem estudos que garantem que a atividade física pode reduzir os riscos de depressão pós-parto e pressão alta durante a gravidez (pré-eclâmpsia).

Para o bebé

  • O balanço pélvico produzido pela caminhada pode otimizar o tempo do trabalho de parto e a recuperação da mãe, o que também favorece o bebé.
  • Pode ajudar a mãe a descansar melhor, o que tem impacto na saúde do bebé.
  • Na fase final da gravidez, caminhar pode melhorar o parto vaginal e a posição do bebé.

Como caminhar durante a gravidez de acordo com o trimestre

Para mulheres saudáveis, um plano básico de treino de caminhada para grávidas recomenda caminhar de 15 a 40 minutos por dia, três a cinco vezes por semana, a menos que o obstetra indique o oposto.

Por trimestre, pode seguir as seguintes diretrizes:

No primeiro trimestre da gravidez

Como regra geral, a grávida deve fazer caminhadas curtas e leves no início da gravidez, sem exercícios vigorosos. Nos primeiros meses, os vómitos e as náuseas são muito frequentes, existindo também maiores riscos de perda.

  • Recomenda-se seguir num ritmo lento, fazendo caminhadas de 15 a 30 minutos por dia, pelo menos duas a três vezes por semana.
  • De preferência, devem ser feitas ao ar livre, sem subir ou descer.

No segundo trimestre da gravidez

A partir do 4º mês (13ª semana), e se tudo correr bem e não se cansar, pode fazer caminhadas longas na gravidez da seguinte forma:

  • Aumente gradativamente (a cada duas semanas) o tempo que passa a caminhar.
  • Ou, ainda, aumentando as caminhadas de três para cinco vezes por semana.

Um treino básico pode incluir inicialmente: 5 minutos de caminhada leve (para aquecer o corpo), seguidos de 10 minutos de caminhada moderada (mais rápida) e depois, mais 5 minutos de caminhada leve (para voltar ao normal).

A partir da 17ª a 18ª semana, pode-se aumentar a atividade física para 25 minutos (com 15 minutos de caminhada moderada) até atingir 30 minutos no final do segundo semestre (23ª a 24ª semana).

No terceiro trimestre da gravidez

A partir da 25ª semana, deve reduzir o tempo de caminhada durante a gravidez. O aumento da barriga pode causar mais desconforto nas costas ou na cintura.

Assim, à medida que a gravidez avança, pode diminuir a caminhada de 30 minutos para 15 minutos no total, três a quatro vezes por semana.

Já na 36ª a 40ª semana, o seu plano de treino pode ser:

  1. Comece com 3 minutos de caminhada leve.
  2. Siga com 9 minutos de caminhada moderada.
  3. Termine com 3 minutos de passos leves. 

Lembre-se de evitar temperaturas extremas. Leve calçados e roupas confortáveis, de preferência com tecidos de fibras naturais ou que permitam a transpiração.

Não se exija demais! É importante que cada mulher se sinta confortável com o seu ritmo. As caminhadas na gravidez não devem causar desconforto, cansaço excessivo, fadiga ou sensação de falta de ar.

Portanto, consulte sempre o seu médico antes de começar!

Tiago Dourado

Eu sou o Tiago Dourado: apaixonado por desportos em geral, sobretudo pelos desportos de aventura. Espero que achem úteis e interessantes as informações que vão encontrar neste site.

Deixe uma resposta